Quero saber a opinão de vcs quanto a IDE’s para se desenvolver com jfs…
Com o editor visual do netbeans, às vezes eu sinto como se tivesse que digitar com dois dedos amarrados, pois ele diminui muito a flexibilidade… e ao mesmo tempo não consigo deixar de pensar em quanto tempo economizo com o drag and drop…
O que vcs tem usado, e quais as vantagens e desvantagens que vêem??
Na minha opnião…o NetBeans te prende muito…e vc às vezes nem sabe o que acontece por de trás dos panos…(sem condições)
Enquanto que o eclipse + Amateras (plugin pra JSF) é simplesmente sofrível…(vantagens e desvantagens)
Recentemente baixei o IntelliJ para ver como ele funciona…não tem drag e drop…e o editor de códigos é inferior ao eclipse (mas pelo não trava nem deixa a IDE lenta como é o caso do Amateras)…(vantagens e desvantagens)
Infelizmente JSF ainda esta muito fraco…porém ele será usado no mercado por muitos eu acredito…no meu caso estou aprendendo a fazer nas mãos (sem drag drop) assim vc entende o que faz…e pode customizar conforme sua necessidade
[]'s
Jair_Rillo_Junior
Não pode ser a oitava maravilha do mundo, mas eu gosto do Eclipse Europa para trabalhar com JSF.
Na minha opinião o melhor (principalmente no ponto de vista de velocidade) é o plugin MyEclipseIDE.
A JBoss (Red Hat) está para lançar uma versão estável da sua IDE e ela promete um excelente suporte a JSF + RichFaces. Você pode puxar uma versão beta no site deles.
gleise
ManchesteR:
Não pode ser a oitava maravilha do mundo, mas eu gosto do Eclipse Europa para trabalhar com JSF.
Sou da turma do ManchesteR!
Uso o Eclipse desde seu lançamento e nunca mais troquei.
Na verdade, troquei o Fortè (pai do Netbeans, quem se lembra!!) pelo Eclipse e nunca mais deixei-o.
Como pra mim auto-complemento já basta, uso somente o Eudora com WTP.
Costumo indicar o Netbeans para os iniciantes, e quando ele começar a incomodar passar para o Eclipse.
Boa sorte na sua busca.
JavaSplinter
Acho que essa é um outro grande dilema para desenvolvedores…
O netBeans com seu plugin JSF é realmente muito vantajoso, sobretudo no ganho de tempo por possuir vários componentes bem legais onde vc arrasta e solta… no meu ponto e vista isso pode ser considerado muito bom levando-se em consideração o fato de que um campo de texto simples será sempre um campo de texto simples, isto é, se vc vai utilizar muitos deles ganha um tempo precioso. (o campo de texto foi só um exemplo já que neste plugin para o netBeans existem outros componentes muito mais interessantes)
No meu trabalho utilizamos o eclipse Europa. A grande diferença, no meu modo de ver, está na exposição maior dos detalhes que o eclipse te proporciona, vc vê mais o que realmente acontece por trás da bela interface que a Sun criou para JSF no seu IDE, mas vc perde um pouco na agilidade do desenvolvimento.
Acredito que tudo vá depender da sua necessidade. Eu gosto muito do netBeans, apesar de conhecer suas limitações.
Giulliano
Ontem eu assisti a uma aprsentação do plugin JComapny para eclipse…da Red Hat…
é uma IDE paga…e até cara…mas ela dá um suporte muito bom a JSF…embora promova o JBoss Seam…que segundo o apresentador da IDE esta muito melhor que o JSF que ainda é considerado fraco…
W
WilliamSilva
Na verdade, troquei o Fortè (pai do Netbeans, quem se lembra!!) pelo Eclipse e nunca mais deixei-o.
Poxa isso já faz um tempinho heim… :shock:
rodrigoallemand
gleise:
Saudoso Forte!!
Isso é pra galera que programou de Java 1.3 pra baixo!!!
Psycopata
Eu prefiro ir no código mesmo.
Eu faço assim, eu desenho a pagina em editors html comum, como o Dreamweaver e coloco os componetnees jsf na mão na hora de desenvolver
BooooH
Muito obrigada a todos!!
=D
Estarei fazendo novos testes em novas IDEs…
ehehe
=D
luiscesarinfo
Para trabalhar com JSF no Eclipse Europa, precisa de algum plugin ? qual vc indicam ?