Qual interface gráfica devo utilizar?

7 respostas
reinaldo558

Olá, em minha vasta experiencia de quase 1 ano de programação java, nunca trabalhei com interface grafica, das telinhas do console, fui direto para web, agora estou estudando swing e awt por conta própria porém nao consigo fazer algo que seja apresentável.

Eu faço uma janela, JFrame, com varios objetos, quando quero trocar de assunto ou módulo, eu tenho que abrir outra janela, e assim vo levando com uma janela em cima da outra, só que eu achei isso muito feio, e nao gostaria de apresentar um programa desta forma.

Solicitação:
Alguem pode me indicar ao menos o nome do que eu devo utilizar para fazer uma interface parecida com um programa de verdade, onde tenho um JMenu com as opções e cada opção abre os módulos no proprio programa (janela), caso isso seja muito dificil ou inviável, o que devo utilizar para fazer algo como as abas do eclipse?

Obrigado!!

7 Respostas

danieldestro

Procure por JInternalFrame.

L

Uma dica rápida que voce poderia usar para nao ter de abrir sempre janelas independentes seria voce criar um JFrame e tambem JInternalFrame, aonde voce teria uma frame (mae) e poderias ter varias frames internas. o seja voce poderia ter varios botoes ou menus dentro da frame mae e cada menu chamar um Jinternalframe diferente controlados dentro do ambiente do frame mae.

Com relação aos menus voce pode sim ter Menus. Existe um construtor na api do java para criar uma barra de menu ( JMenuBar barraMenu = new JMenuBar():wink: , e depois teras de criar os menus, os submenus e dai em diante. e associa-los a barra.

Outra dica ainda é, que voce terá de seleccionar o Layout manager que voce irá usar para a sua frame.

De uma pesquisada no Google sobre Swing e os componntes dele, se vai ver que é facil e divertido de trabalhar…

Qualquer duvida voce não exite em postar .

Espero ter ajudado.

reinaldo558