Olá pessoal.
Estou iniciando meus estudos em J2ME e gostaria de saber se a JVM é a mesma para qualquer SO (Win CE, PalmOS ,…) ou se existem várias versões, cada uma desenvolvida por um fabricante???
Valew!
Existem várias, umas de graça e outras pagas. Para Windows CE, por exemplo, existe a JVM da IBM (que vem no WebSphere Device Developer), e outras.
O que você precisa se ligar:
“Profiles” ou “perfis” - para cada tipo de dispositivo existe uma lista de funcionalidades mínimas, ou “profiles”, que estão disponíveis.
Bibliotecas do dispositivo fornecidas pelo fabricante do dispositivo - se você vai desenvolver para celular Nokia existem algumas bibliotecas que só funcionam em alguns modelos do celular Nokia, por exemplo. Se você vai desenvolver para Palm OS, outras bibliotecas, e assim por diante.
É bastante importante saber o que dá e o que não dá para fazer no seu dispositivo.
É interessante ter um dispositivo (Palm, Windows CE, celular etc) e entender direitinho o que é possível fazer - por exemplo, não dá para fazer um editor de texto completo igual ao Word para um celular, que tem só doze ou quinze teclas; mas dá para fazer jogos ou agendas.
então cara, no meu caso vou programar para Windows CE e para pocket PC. Qual seria a melhor JVM para cada um? ou existe uma para as 2 plataformas? Uma jvm de preferencia gratuita…
ah, tenho os 2 handhelds aqui!!
ah, tenho um handheld com WinCe e outro com pocket PC
Na verdade eu não conheço muito bem as alternativas (é que mal e mal tinha baixado a cópia de avaliação do IBM WSDD no meu iPaq Pocket PC 3650 - presentinho da Microsoft no tempo que eu tinha paciência de fazer aquelas provas de MCSE para Windows 2000 - e tive de parar de mexer por falta de tempo).
Só estava me lembrando que “Pocket PC” é uma versão especial do Windows CE, então você provavelmente vai usar a mesma JVM para ambos os ambientes (bom, na verdade normalmente Pocket PC roda em processador Intel StrongARM, e Windows CE roda em processador SH ou outros processadores, portanto você vai ter de checar qual é o processador da suas maquininhas para ver qual a JVM que está disponível para seu processador).
Parece que existem umas três ou quatro alternativas para o Windows CE/Pocket PC, é só procurar.
blz thingol, valeu mesmo!!!