Qual Linguagem escolher para começar a aprender?

Pessoal eu sei que esse forum e sobre java, mas eu gostaria que vocês me ajudassem! Tenho 27 anos, quero começar a programar em 2012, mas estou em duvida, JAVA, ou C#.net ASP.net? O que me dizem? Tenho bastante facilidade para aprender, atualmente trabalho como tecnico em Hardware mas tomei corajem para enfiar a cara e mudar de área. Por isso preciso da ajuda de vocês, não quero começar nada que não seja promissor ou que não tenha vagas no mercado de trabalho. Quando digo vagas e oportunidade pq algumas empresas não querem saber em aprendiz de certas linguagens. Conto com a ajuda de vocês…

se voce aprender java, sera capaz de aprender qualquer uma depois.

Eu posso te falar de Java. O mercado é bom e dá “muuuitos dinheiros” para quem se esforça.

Se conseguir Java, cai dentro maluco pq tu consegue tirar grana boa em pouco tempo. [=

Com qual linguagem você mais se identifica?
Se vor java, então cai dentro! :wink:

[quote=Marcio_Nogueira]Com qual linguagem você mais se identifica?
Se vor java, então cai dentro! :wink: [/quote]

Esse e o problemas vi umas aulas de .net gostei vi java tbm e gostei. Mas vi que java e multiplataforma? O .net tem algo que faz ele ser melhor do que o java? ou não.

Se você gostou tanto de Java como .Net, então vale apena aprender ambos, pois se prender a uma única plataforma de desenvolvimento seria um erro na minha opinião.
Eu por exemplo, desenvolvo em Java e .Net. :wink:

[quote=Marcio_Nogueira]Se você gostou tanto de Java como .Net, então vale apena aprender ambos, pois se prender a uma única plataforma de desenvolvimento seria um erro na minha opinião.
Eu por exemplo, desenvolvo em Java e .Net. :wink: [/quote]

Mas qual vc gosta mais? e pq?

Cada uma das plataformas se propõe a resolver problemas distintos, em particular prefiro o .Net por proporcionar um ambiente que facilita e agiliza o desenvolvimento de diferentes tipos de aplicações, tudo gerenciado pelo .Net Framework.
Sem falar no Visual Studio, que na minha opinião é o diferencial da plataforma .Net. :wink:

[quote=Marcio_Nogueira]Cada uma das plataformas se propõe a resolver problemas distintos, em particular prefiro o .Net por proporcionar um ambiente que facilita e agiliza o desenvolvimento de diferentes tipos de aplicações, tudo gerenciado pelo .Net Framework.
Sem falar no Visual Studio, que na minha opinião é o diferencial da plataforma .Net. :wink: [/quote]

Realmente eu tbm curto o .net mas agora ta se falando muito em java por isso minha duvida, baixei um cursinho de c# e curti. Mas o material parece sem bem escasso, os gratuitos, ja os pagos pelos videos demos parecem ser de otima qualidade.

Mas vc tem faculdade tbm, isso tbm conta mesmo não sendo muito ao seu apreendizado mas sempre pedem.

pois eu li seu cometário e não esta cometado nada.

Você encontra muito material sobre .Net no seguinte site: http://www.msdnbrasil.com.br
Se cadastre e passe a fazer parte da comunidade de desenvolvedores microsoft na plataforma .net e obtenha muito material gratuito sobre a plataforma. :wink:

[quote=UP.COM]Mas vc tem faculdade tbm, isso tbm conta mesmo não sendo muito ao seu apreendizado mas sempre pedem.

pois eu li seu cometário e não esta cometado nada.

[/quote]

Não, farei EAD agora em 2012.

Quer aprender direito e não pela metade?

Comece por lógica. Muita lógica.
Depois, vá de C ANSI.
Você verá o básico (estruturas condicionais, laços de repetição, etc, etc, etc), o intermediário (ponteiros) e o avançado (pilhas, filas, listas, árvores, grafos).
Aí então, você poderá partir para o mundo OO.

Daí, escolha C++, pois é baseada em C e possui suporte à orientação a objetos. Muita coisa das sintaxes de C/C++ são utilizadas em java.

Só então vá de java.
Java e C# (pois .NET é a plataforma que engloba C# e VB.NET) são bem parecidos em termos de sintaxe e estrutura.

Profissionalmente falando, muita lógica e, dependendo a tua região, java/C#/C ou C++/Ruby On alguma coisa (Rails ou outro framework).

Dinheiro, você só ganha depois de alguns anos, muito estudo, noites sem dormir, projetos com prazo apertado, dores de cabeça, cafés, etc…

Não se iluda, como diria o tio Bill Gates, “você só terá um cargo com carro fornecido pela empresa, depois que trabalhar duro até comprar o teu próprio” (salvo se você for o motorista da empresa…)

Quer aprender direito e não pela metade?

Comece por lógica. Muita lógica.
Depois, vá de C ANSI.
Você verá o básico (estruturas condicionais, laços de repetição, etc, etc, etc), o intermediário (ponteiros) e o avançado (pilhas, filas, listas, árvores, grafos).
Aí então, você poderá partir para o mundo OO.

Daí, escolha C++, pois é baseada em C e possui suporte à orientação a objetos. Muita coisa das sintaxes de C/C++ são utilizadas em java.

Só então vá de java.
Java e C# (pois .NET é a plataforma que engloba C# e VB.NET) são bem parecidos em termos de sintaxe e estrutura.

Profissionalmente falando, muita lógica e, dependendo a tua região, java/C#/C ou C++/Ruby On alguma coisa (Rails ou outro framework).

Dinheiro, você só ganha depois de alguns anos, muito estudo, noites sem dormir, projetos com prazo apertado, dores de cabeça, cafés, etc…

Não se iluda, como diria o tio Bill Gates, “você só terá um cargo com carro fornecido pela empresa, depois que trabalhar duro até comprar o teu próprio” (salvo se você for o motorista da empresa…)[/quote]

Sim sim, ja fiz logica agora falta escolher a linguagem, fiz logica em c++

Lógica é uma coisa, algoritmo é outra.
Lógica é o que te permite, independente da linguagem ou situação, determinar meios de atingir um objetivo. Como um MMORPG, como num jogo de tiro em 1ª pessoa, a lógica é que te permite interpretar algo, decodificar os sentidos e compreender.

Sinceramente, eu pesquisaria o mercado da região. Se for mais propenso a .NET, vá para o C#.
Se for mais java, não titubeie, escolha o café e boas.

concordo com o drsmachado. Se você aprender java primeiro, quando for usar linguagens que não gerenciam memória automaticamente vai passar o pão que o diabo amassou.
É bom aprender como gerenciamento de memória funciona. Para se ter idéia de como é importante, se você pesquisar nesse fórum vai encontrar tópicos de pessoas que conseguem gerar memory leaks até mesmo com um coletor de lixo os ajudando.

Concordo plenamente com o amigo pq passei por isso,
e complementando que o java vc já inicia aprendendo do jeito certo.

Concordo plenamente com o amigo pq passei por isso,
e complementando que o java vc já inicia aprendendo do jeito certo.[/quote]

porque?

Concordo plenamente com o amigo pq passei por isso,
e complementando que o java vc já inicia aprendendo do jeito certo.[/quote]

E quanto a tudo o que java faz automaticamente?
GarbageCollector pode ser até um vilão no java, mas, quantas vezes você se preocupou em destruir objetos?
E quando algo não está no lugar que deveria, o java lança aquela bela mensagem de exception.
Há várias linguagens que não fazem isso…

Então, é preciso, infelizmente, primeiro preparar o campo, para depois plantar e colher…

Concordo plenamente com o amigo pq passei por isso,
e complementando que o java vc já inicia aprendendo do jeito certo.[/quote]

porque?[/quote]

Devido a maioria dos tutorias forçar o OO.