Qual linguagem mais recomendada para desenvolver sistemas embarcados?

Bom dia Pessoal.

Sou programador Java e entrei no mercado faz um certo tempo, tenho interesse de entrar no mercado de trabalho para desenvolvimento de sistemas embarcados, o que me recomendaram para estudar foi Linguagem C e Python, porém foram opiniões.

Existem alguém aqui que é membro do grupo e está atualizado para saber qual é de fato a linguagem mais recomendada para trabalhar com desenvolvimento de sistemas embarcados?

Estou perguntando isso que pode ser que aparece um ponto de vista ou uma informação diferente, pode ser que exista uma tecnologia diferente e que eu não conheça, e poderei ter o privilegio de conhece se eu não postasse essa pergunta.

A principio irei fazer o curso especialização na Microgênios, é um curso muito bom, ele é extremamente recomendado por vários professores de robótica no Brasil, e não estou fazendo merchandising.

Cara, C ou C++.
Elas possuem compilador para praticamente todas as plataformas que você possa imaginar.

Tem também a linguagem de programação Rust, desenvolvida pela Mozilla Firefox. É muito mais segura, mais manutenível e fácil de se usar do que C e C++. O criador do NodeJS, Ryan Dahl, por exemplo, tá desenvolvendo o Deno (NodeJS melhorado) usando Rust em vez de C e C++. Recomendo muito.

Sempre é bom aprender linguagens diferentes, porém a base de aprendizado para qualquer linguagem é o C e C++. Dominando os conceitos básicos de C, as semelhanças e diferenças de outras linguagens tornam-se evidentes e mais fáceis de compreender. Para sistemas embarcados duas coisas são importantes com relação à linguagem a ser adotada: a primeira é a linguagem que seu empregador ou sua equipe usa (no meu curso de Ciência da Computação tive um professor que trabalhava com sistemas embarcados e programava em Ruby, que era a linguagem da equipe); a segunda coisa é se o core do sistema embarcado com o qual pretende trabalhar tem uma IDE recomendada. Por exemplo, o microcontrolador ATMEGA tem uma IDE que trabalha com uma linguagem semelhante ao C.
Eu diria que C sempre é a melhor escolha de aprendizado para tais sistemas, pois está disponível para praticamente todos eles, e serve de base para aprendizado de outra linguagem mais específica.

1 curtida

Existe um carinha chamado Qt que funciona super bem em embarcados, caso queira dar uma olhada a respeito.