Qual linguagem seguir para app android e acesso web
16 respostas
J
johny.freitas
Boa noite, atualmente criamos um app pela plataforma appsheet(no-code).
porém estou querendo criar uma aplicação própria(junto a equipe, temos 4pessoas), e nao sei em qual linguagem criar.
precisamos que funcione web(para o pessoal interno) e mobile(android) para os téc em campo.
estava pesquisando e vi que pelo react native da pra fazer o web e mobile, nao sei se seria o melhor.
estavamos fazendo pelo android studio, só que lembramos que vai precisar ser acessado pela web e dei uma pausa.
Com certeza o ReactNative seria uma ótima opção pra vocês!!
Jhonatas_Tomaz
Sim o ReactNative seria uma boa opção para vocês e no caso a linguagem você terá que fazer alguns testes em algumas linguagens como o Java , Kotlin , Python e javascript (No backend de sua aplicação) ou fazer algum meio de integra-lás pois em alguns caso Kotlin é que da melhor desempenho,ora é javascript e assim por diante
Mike2 likes
Você pode utilizar o React para o web e o React Native para o mobile.
Não pense que só pq os dois são React, que terá que fazer um código só. Algumas coisas podem ser aproveitadas, que no caso é a chamada de serviços, mas as telas terão que ser todas refeitas, pois no React Native não se utiliza HTML, ele tem seus proprios componentes de combo, lista, input, etc
Jhonatas_Tomaz
Concordo plenamente com você
J
johny.freitas
Esqueci se mencionar que nosso banco de dados atual esta em mysql na amazon, vou pro react msm ou faço no android studio a versao mobile e d3pois pensamos na web?
Mike
Quando você diz android studio, imagino que esteja se referenciado ao desenvolvimento android com Java ou Kotlin, certo?
É necessário que o app esteja disponível para sistemas IOS? Se sim, talvez seja bom rever se vai fazer em Java ou Kotlin mesmo, pois terá que fazer outro código para IOS.
J
johny.freitas
de momento nao tenho necessidade de ios, nossos técnicos tem somente cel android na qual usam o app.
eu vou partir do zero em uma linguagem. eu acabei de me formar agora na faculdade e programação bem básica, porém estamos bastante focados e estou gostando mt de programação, vou cair dentro dos cursos na net e ver no que vai dar. só que estou em duvida de onde partir, preciso de um norte. se vai ser pelo android studio, react etc.
mesma coisa o pessoal da minha equipe.
javaflex
Se a necessidade for só Android, sem dúvidas vá de Kotlin com a IDE Android Studio, terá muito mais liberdade e praticidade, do que ficar preso a tecnologias alternativas mais complicadas.
j-menezes2 likes
Se resolver fazer em javaFX o codigo será o mesmo tanto em Android quanto em IOS, raspBerry e até desktop.
Mike
Oloco, da pra desenvolver pra mobile com JavaFX?
j-menezes1 like
O loco por que, tá ótima a biblioteca de javaFX, bem melhor que aquela da google.
Sim dá pra desenvolver e bem.
Mike1 like
Da hora, sabia não.
Jhonatas_Tomaz
Sim Mike pode o Java é uma linguagem multiplataforma ou seja ela é usada em diversas plataformas e com JavaFx pode usar para desenvolvimento mobile,desktop e até mesmo pro rasBerry
jallisson_jallis1 like
Vai de Flutter
javaflex
Tendo que ser cross plataform, também iria preferir usar Flutter ao invés de React Native. Mas ambos seriam escolhas seguras.
JavaFx é fora de cogitação no mercado.
j-menezes1 like
Não tem nada a ver com mercado, e sim com a sua empresa, seu projeto e seu pessoal.
E do mais se for falar de mercado de profissionais em Java, com certeza tem muito mais que outras tantas soluções por ai e a curva de aprendizado pra quem já programa Java em usar JavaFX é minima , pois lá dentro é tudo Java mesmo.