Qual linguaguem focar para o mercado?

Boa tarde personas,
Aqui na cidade tem por forte Delphi e PHP porém eu gosto do Java pra estudar e tenho pensado em java pra web, já sou formado á dois anos e por experiencia de estagio tive somente em Delphi.
Queria conselho de vocês do que pensam das linguagens, se foco em um só ou pouco dos dois,
me sinto bem desorientado como começar e a mente entra em loucura com tanta coisa em pouco tempo :frowning:

Foca na demanda. Se tem demanda com Java, entao vai fundo, senao PHP.

2 curtidas

Tem que estudar o que tem na sua cidade ou em cidade vizinhas.

Eu no seu lugar estudaria PHP por ser mais recente e WEB

1 curtida

Caraca, demanda de Delphi? Que diferente.

Cara, vai tudo do seu planejamento pro futuro. Você quer ficar na cidade? A demanda dessa região é PHP e Delphi? Então foca nessas linguagens.

“Ah, mas eu gosto de Java!”

Absolutamente NADA impede que você estude e desenvolva em Java por fora.

Quer sair da cidade? Pra onde vai? Qual a demanda lá?

Java é uma linguagem excelente, e grandes centros como São Paulo tem sempre portas abertas para Java.

2 curtidas

Qual linguaguem focar para o mercado?

Inglês

4 curtidas

Mandarim também.

1 curtida

Oi @WillFeliz , tudo bem?

Meu primeiro e talvez maior conselho para quem quer seguir a carreira de desenvolvimento de software é, antes de focar em uma linguagem, ter uma boa base de programação. No meu entendimento, isso significa que vai investir em tempo para aperfeiçoar a sua lógica e conhecimento em algoritmos, principalmente os mais simples, que envolvem ordenação, por exemplo.

O bacana de uma base bem fundamentada e com os conceitos compreendidos é que a sua curva de compreensão e aprendizado em diferentes linguagens de programação será bem superior a quem não tem uma boa base. É claro que existem conceitos distintos dentro de cada linguagem, como é o caso de uma funcional e não funcional.

Quando se refere Java para WEB, estamos falando em uma página WEB ou um sistema completo e complexo que vai rodar em nuvem, por exemplo? Porque dependendo do seu objetivo, uma linguagem pode ser mais interessante que a outra.

Sobre estudar Java, é de conhecimento de todos que o mercado é muito receptivo para profissionais que tenham conhecimento e experiência com esta linguagem, mas aqui eu deixo uma pergunta: quer focar em linguagens que sua cidade usa ou que o país/mundo trabalha?

Por fim, em termos de mercado, com certeza não vai te falar oportunidade com você tendo uma boa experiência em Java e PHP, portanto, foque, estude algoritmos, entenda a linguagem, suas APIs, conceitos e afins.

Ótimo estudo! :slight_smile:

1 curtida

Obrigado a todos pelos conselhos.
Meu projeto de TCC foi de sistema comercial simples em Java e agora pensando de refazer porem evitando criar componentes customizando ancoras e posições ( realmete isso me da uma agonia ).

Tenho duvida se com experiencia que tive de TCC possa prosseguir direto pra WEB, digo isso de qual prioridade devo submeter se Refaço e aprimoro ou foco direto pra web?

É tentador fazer em delphi pra entrar no mercado quanto antes hahha

Se já tem uma vaga em Delphi te esperando, aprimora, principalmente se for por indicacao. Senao vá para web de acordo com o que pedem na regiao que quer trabalhar.

1 curtida

Boa Noite,

É muito relativo qual linguagem estudar. Creio que você deva estudar a que você mais se da bem. Não tem como você se basear pelo mercado de trabalho. Eu estudei Java e MySQL a vida acadêmica toda, meu primeiro emprego na área foi programação Deplhi e BD Firebird. O importante é você estudar algo e não ficar parado, o segredo está na logica e raciocínio a linguagem de programação pra mim é a complementação, o grande segredo está tentar entender as rotinas.

Espero ter dado uma dica.

1 curtida