Qual livro Web comprar? Duas opções

Qual dos dois livros vocês me indicam?

• Achei o menor preço da net, Submarino, Americanas etc, assim já fica a dica pra quem quiser comprar. ;D

Desenvolvendo Aplicações WEB com NetBeans IDE 6
http://www.lcm.com.br/index.php?Escolha=20&Livro=L00607

Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, SERVELTS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE, EJB 3 PERSISTANCE E AJAX
http://www.lcm.com.br/index.php?Escolha=20&Livro=L00511

Valeu desde já. :wink:

Compre o Use a Cabeça: JSP & Servlets.

Na minha opnião, é o melhor livro de desenvolvimento Web com Java.

Concordo com o brother acima.

Mas já teve um discursão aqui e falaram que o Use a Cabeça é muito teórico e para certificação, o que dificulta para iniciantes.

E a dúvida minha, vem porque o “Desenvolvendo Aplicações WEB com NetBeans IDE 6” é edição 2008 e o outro é 2007, mas em questão de conteúdo não sei se aborda a mesma coisa.

Na minha opinião não compre o Head First, ele é extremamente bom em que fala, mas o problema real está em “o que ele fala”, hahaha, por isso que tambem não tenho “grandes considerações” com a SCWCD, porque ela te certifica em algo, que ninguem usa (claro que abstraindo), ela te certifica em?? Servlet e JSP (ok, ok, tem tag libs e o diabo a quatro), mas francamente qual sistema comercial foi feito com servlet??? Qual pessoa programa com servlet depois de 3 meses de experiencia?? “izo no ecsiste”.

Se você não conheçe nada de JEE, ok ok, esqueça o que eu disse e compre o livro, você deve saber como funciona a base (pelo menos entender), mas agora, se você já programa, conheçe bem e só está querendo um livro, pelo amor de deus, não compre jamais esse troço, eu comprei o meu a um tempão e sabe quantas vezes eu já usei no universo onde incrivelmente as coisas não funcionam apenas com Servlet e jsp (por alguns tambem chamado de “o outro lado da matrix” ou até mesmo como “mundo real”)? Nenhuma!

Compre um livro de EJB, Spring, Hibernate, JPA, WebService, qualquer um desses será melhor (no mínimo 20 vezes melhor eu diria).

Mas respondendo a pergunta, com essas duas opções eu escolheria o segundo.
Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, SERVELTS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE, EJB 3 PERSISTANCE E AJAX

Mas como livre arbitrio, eu escolheria o EJB 3 in action, ou o WebService with SOA xxx Java ( não lembro o nome todo, é em ingles e a capa é preta com vermelha, muito bom ), ou o Spring in action, ou o Hibernate in action (sim, eu adoro essa série in action sim, hahahahahaha).

Falows

ops, WashingtonBotelho , hehehe, enquanto eu estava digitando você mandou, rsrs… mas então… concordo com o WashingtonBotelho. Pra quem vai tirar a certificação (que era meu caso quando comprei), ele realmente é excelente, tirando isso, é… bem… diriamos que vai ser bem dificil você precisar saber como funciona o ciclo de vida de um servlet em uma empresa… pelo menos em todas que eu já trabalhei e conheço.

Falows

É Vítor, se eu passar mal a culpa é sua rs…

Cada hora um fala pra mim estudar uma coisa, ai eu te pergunto: eu não preciso saber JSP e Servlet para poder usar JSF e ter facilidades?
Você falar que não usar Servlet e nem JSP para coisas comerciais, mesmo eu não sabendo Web eu vou descorda de você.
Como vou usar um framework se nem a linguagem eu sei?

Java SE eu acho que já tenho domínio, o resto é curiosidade e prática, mas estou fazendo TCC I e preciso de desenvolver um sistema web e é ai que entra a dúvida:

O que exatamente eu vou usar? O que eu tenho de estudar para conseguir fazer o meu sistema.

• Login, Upload, Consultas a Banco, E-mail.
  • Facilidade de criar e não precisar fazer tudo na unha (Servlet pelo que vi, seria o fazer na unha, mas preciso saber ele)

Bem, isto é um pouco do que passa na minha cabeça.

=/

[quote]wrote vitor.gordino
…por isso que tambem não tenho “grandes considerações” com a SCWCD, porque ela te certifica em algo, que ninguem usa (claro que abstraindo), ela te certifica em?? Servlet e JSP (ok, ok, tem tag libs e o diabo a quatro), mas francamente qual sistema comercial foi feito com servlet???
[/quote]

Discordo. Acho que se você está aprendendo, seria pimordial você saber como funfa uma JSP,Servlet, tagli, pois, hoje você não usa um servlet para desenvolver um sistema web foi porque alguém desenvolveu um FilterDispatcher do Struts para facilitar a sua vida, amanhã da um problema em uma taglib do framework que você está usando ou você quer somente melhora-la para uso no seu sistema, e você não tem a menor idéa de taglib.
Somente sabe chamar no JSP <s:property value=""/>, porque leu na documentação.

Até porque muitas vezes, temos que fazer coisas correndo, e não conseguimos ter embasamento suficiente do pq fizemos daquela maneira; Entende??

Então na minha opinião acredito que valha a pena comprar o head first ou outro que você julge melhor;

Ab’s[]

Pois é pessoal, não sei sei fiz merda, mas acabei de comprar no Submarino, pois lá dividem o:

Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, Servlets, JavaServer Faces…

Obrigado a todos que opinaram…

Até minha dúvida de Web rsrs…

;D

Como eu disse…

Mas o fato é: Eu sei como funciona IIOP, ORB, ORB register, Corba, mas nem por isso falaria pra alguem estudar isso antes de querer aprender EJB!!! As coisas evoluem, eu concordo em uma pessoa ter de aprender Servlets antes de aprender todos os diversos e inumeros frameworks porque é algo muito próximo, mas se for responder “na base do boolean” quanto a pergunta: “eu PRECISO conheçer Servlets pra programar e desenvolver todo um sistema Web??” NÃO!

percebe que isso é diferente de: “Eu sou um profissional Web extremamente mais completo se conheçer Servlet??” SIM!

portanto, diguix e WashingtonBotelho, volto a dizer: Se você não conheçe nada de JEE, ok ok, esqueça o que eu disse e compre o livro, você deve saber como funciona a base.

[quote=WashingtonBotelho]Pois é pessoal, não sei sei fiz merda, mas acabei de comprar no Submarino, pois lá dividem o:

Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, Servlets, JavaServer Faces…

Obrigado a todos que opinaram…

Até minha dúvida de Web rsrs…

;D[/quote]

Escolha certa colega. Eu comprei esse livro pra entrar no mundo java para desenvolvimento Web ano passado. Eu tinha esse Head First que citaram, porém, quando puder, pesquise na Net que o encontra pra dar uma olhada e compre depois se quiser.
Porém, quando comprei o Head First percebi que era uma merda de livro focada na certificação, pouco prático. Eu vim da área de servidores Linux, programava em Shell, Ruby, Python e outras. Conhecia da linguagem Java, mas era pra dar manutenção em aplicações Desktop. Quando comecei em Web usando Java, fui nessa idéia maluca de Head First pra cá, Head First pra lá e pum, me lasquei. O livro é super focado no que é isso e aquilo na teoria, tem uns exemplinhos tostos. Resumindo, o que eu fazia com Ruby, Python e PHP num tinha nada em Java. Foi ai que conheci o livro Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, Servlets, JavaServer Faces…, que me trouxe ao mundo prático e elevou meu conhecimento. Além de ser claro e simples no ensino, aprendi rapidinho e em poucas semanas tava já entendendo como trabalhar e pesquisar na net o desenvolvimento Java. Hoje, a um ano e 3 meses e meio, trabalho somente com Java em desenvolvimento Web. E agradeço a este livro. Fora que gostei da didática do autor e comprei outros (tomcat e o último de JavaServer Faces com Spring 2.5 e JPA com Hibernate).
Bons códigos

Só para constar, descobri dois amigos e cada um comprou um destes dois livros citados.
Segundo eles, o “Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, Servlets, JavaServer Faces…” (capa preta) é mais voltado para os códigos mesmo, em como fazer, já o outro é mais voltado para a plataforma NetBeans, como usa-la para desenvolver e tal.

Detalhe que o da ‘capa preta’ da mais exemplos em Eclipse, mas o que não impede o aprendizado de quem utiliza o NB, assim como eu, já que ele é mais focado no código em si.

Quando eu começar a ler ele, vou voltar aqui para falar dele melhor para quem pretende comprar um livro Web.

Obrigadão ai galer, e estou feliz que meu professor aceitou meu tema pra TCC hoje. :smiley:

que livro oque rapaz… pega a apostila da caelum que é gratis e a melhor : ) … depois fica com o headfirst que já serve pra tua certifcação, passei em uma vaga de desenvolvedor junior so lendo a apostila da caelum e eu nao sabia nada de java web… somente desktop.

bom mesmo tu ja tendo comprado o livro ainda recomendo pegar a apostila… so da um search no forum que vc acha rapidinho…

não concordo com o amigo acima servlets e jsp tem que ta na sua veia, a programação atual ainda exige conhecimento nisso, os frameworks abstraem bastante disso mas nao tudo, e eles tao somente a uma camada acima disso, e não umas 5.

[quote=WillyKocher]que livro oque rapaz… pega a apostila da caelum que é gratis e a melhor : ) … depois fica com o headfirst que já serve pra tua certifcação, passei em uma vaga de desenvolvedor junior so lendo a apostila da caelum e eu nao sabia nada de java web… somente desktop.

bom mesmo tu ja tendo comprado o livro ainda recomendo pegar a apostila… so da um search no forum que vc acha rapidinho…

não concordo com o amigo acima servlets e jsp tem que ta na sua veia, a programação atual ainda exige conhecimento nisso, os frameworks abstraem bastante disso mas nao tudo, e eles tao somente a uma camada acima disso, e não umas 5.[/quote]

Servlets são importantes. Embora a apostila da Caelum seja boa, não tiro o seu mérito, num tem tudo. Senão nem vendiam o curso, num acha?
O que não pode ser, e fazer, é como muitos que aprendem mais ou menos, enchem o saco no fórum com perguntas toscas, sendo que um livro resolve. Acho que economia na base da porcaria num vale. Não estou dizendo que você ou outros que aprenderam pela apostila fazem isso, mas se tem um caminho mais curto, e o preço é baixo, vale a pena investir.
Agora, se dispuser de grana, o jeito mais curto é fazendo um curso mesmo. Ai sim, Caelum, Globalcode, tanto faz, o mais importante é ter o contato com os profissionais da área e tirar as dúvidas mais cabeludas.
Só discordo do Head First pelo seguinte, se a pessoa num tem tempo, cai no problema de ter que ler e reler até entender uma parte, sair caçando outra e ai então ter um bom exemplo para iniciar. Agora se quiser apenas se certificar, o que acho inútil, uma vez que se num tiver idéia de coisas práticas, ai sim, o livro vale.

Como assim? Inútil? Cara, minha vida mudou depois dessas duas certificações.
E não estou exagerando não. Emprego novo, salário melhor, credibilidade na comunidade Java, etc…
Valeu tanto, que estou me preparando para próxima.