Olá galera!!!
Outro dia estava conversando com alguns amigos e discutindo qual a maior dificudade enfrentada no aprendizado do Java. Escutei as mais diversas respostas. Gostaria de saber qual a maior dificuldade de vcs!!!
Olá galera!!!
Outro dia estava conversando com alguns amigos e discutindo qual a maior dificudade enfrentada no aprendizado do Java. Escutei as mais diversas respostas. Gostaria de saber qual a maior dificuldade de vcs!!!
Abstrair conceitos, se basear em uma informação que você não vê, sente ou cheira.
Isso pra mim era o fim… e até hoje me pega um pouco 
[]´s
Quanto mais você sabe, mais você sabe que nada sabe.
Rapaz, no começo eu demorei um bom par de tempo pra entender o que diabos era o tal polimorfismo… :?
Hoje, minha maior dificuldade está em acompanhar as novidades, os conceitos, patterns, frameqorks e tais e quais. O que ontem você estava crendo que era uma verdade absoluta, hoje já é meio discutivel e amanhã muitos vão te chamar de um completo estúpido por usar esse código ultrapassado!!
Entender pq raios Java usa:
lista.get( lista.size() - 1 )
Ao invés de:
lista.last;
pessoal do livro de ruby tem razão 8)
A minha maior dificuldade até hoje foi entender os design patterns.
Minha maior dificuldade no início foi em entender que Java era uma plataforma e JEE uma especificação. O pior é que a pessoa que tentou me explicar isso inicialmente explicou errado, aí eu estav todo confuso, hehehe.
Acho que a minha maior dificuldade foi em entender todas as regras de tipagem, uma vez que eu era acostumado com o ASP que é bem mais simples nesse aspecto (eu disse simples, não melhor).
Eu acho que a grande dificuldade que a maioria enfrenta nem é com o Java e sim com Orientação a Objetos. Penei para caramba quando saí do PHP/COBOL estruturado para Java com POO.
Java em si é uma linguagem simples, o difícil são as regras obscuras que guiam tal linguagem.
Até!
Eu acho tb que é a OO para quem saiu de linguagens estruturadas. Outra coisa é a diversidade de frameworks e ferramentas em geral para fazerem a mesma coisa de maneiras diferentes… Se quiser se manter atualizado te que conhecer muito de muitas coisas… rs
Bendita sopa de letrinhas que guia essa linguagem. Apresentam uma coisa nova ou com uma roupagem diferente, já criam N siglas e buzz words para a maldita. Tem dia que cansa isso.
Até!
se acostumar (e mexer) em tantas apis e frameworks
Tempo. Vou te falar, não existe nada mais difícil de se arrumar hoje em dia! 
Esses malditos frameworks.
“No princípio havia O JAVA, e isso era bom (…) então o homem criou alguns frameworks que agilizassem o processo de desenvolvimento do software, e por um tempo isso também foi bom. Mas ele começou a querer construir toda hora um novo framework só pq, no X, estava faltando isso, ao invés de implementar no próprio X. E o mundo do Java ficou superlotado… de frameworks” - falando sobre os frameworks Java, analogia com Animatrix The Second Renaissance.
Cara, dá muita pena de quem pensa em programar em Java e dá de cara com todas essas tranqueiras. Ele fica perdido, não sabe nem por onde começar, não sabe nem planejar. Uma empresa pede Struts, a outra pede Spring e uma outra pede O-Framework-Bombado-do-Momento, já a outra lá, lá longe, pede um Ahamamisakazi.
Até a gente perceber q temos de escolher um framework de acordo com os requisitos, já nos desgastamos e morremos tentando bancar o SuperMan tentando “aprender” (entre aspas) todos os frameworks requisitados.
*Aqui eu nem estou contando os frameworks de beira de esquina.
A maior dificuldade, seja para quem está aprendendo vindo de outra plataforma ou para quem acaba de aprender a programae é conceitual e, em maior parte, na Orientação a Objetos. Os lviros básicos não ajudam com seus exemplos pobres e falta de explicação sobre conceitos fundamentais como DBC (estou para ver um livro básico que ensine interface coerentemente) fazem com que após anos e anos de estudo as pessoas ainda criem programas em Java completamente procedurais, sem nem cheiro de Orientação a Objetos.
A maior dificuldade que encontrei no inicio foi abstrair os conceitos de OO, eu estara estudando C na época. Como não tenho muito tempo que começei, ainda peco em certos conceitos de OO. Mas espero passar logo por essa fase 
Além dos conceitos relacionados a orientação a objetos(principalmente o polimorfismo), acho que a maior dificuldade enfrentada no aprendizado do Java é entender o funcionamento do modelo de referências do Java.
A linguagem Java em si (leia-se sintaxe) não é difícil, o difícil é usar tudo o que ela pode proporcionar.
Pelo menos pra mim (que vim do Delphi) o mais difícil foi (e está sendo) aplicar a Orientação à Objeto.
Bah
Eu, que vinha do C e do Fortran, me ebananei todo nos tais dos Construtores e Métodos.
Levei um tempão, praticando, lendo, apanhando, até que, agora, eu mais ou menos sei essa tal de OOP. E olhe lá!
Realmente, conseguir enxergar bem como funciona a OO e suas vantagens sobre o paradigma procedural tem sido umas das etapas mais dificies do aprendizado. E entender o diabo da Interface também… hehehe!
Eu que programava estruturado antes, foi muito dificil entender OO e a abstração de java. As vezes me pego pensando em soluçoes estruturadas para resolver problemas. Isso tem sido uma pedra no sapato.