Qual melhor API python para geoprocessamento?

Olá pessoas, há algum tempo que eu interessei pela temática de programação alinhada ao geoprocessamento, e achei viável usando python com conteúdos de análise de dados.

Eu queria saber a opinião de vocês sobre as melhores opções para lidar com o geoprocessamento ou analise de dados espaciais usando python tanto para criação de cartogramas quanto para análise e tratamento de dados espaciais, e também quero, caso algum leitor deste tópico conheça, uma opinião sobre o Google Earth Engine, se vale a pena trabalhar, se é bom e tal, e também, as mais viáveis opções para trabalhar com geo-servidores e bancos de dados espaciais.

PS: E se possível, por generosidade : ) , uma indicação de um curso decente que ensine a trabalhar mais a fundo sobre essas coisas.

Não conheço muito sobre python, mas algumas que encontrei na web:

  1. Fiona: biblioteca para ler e escrever dados em formato de vetor, como Shapefile, GeoJSON e outros.

  2. Rasterio: biblioteca para ler e escrever dados em formato de raster, como GeoTIFF e outros.

  3. GeoPandas: biblioteca que estende as funcionalidades do Pandas para trabalhar com dados geoespaciais. Permite a leitura, manipulação e análise de dados vetoriais em formato de GeoDataFrame.

  4. PySAL: biblioteca para análise espacial em Python. Contém diversas funções para análise de dados espaciais, como autocorrelação espacial, clusterização, entre outras.

  5. Shapely: biblioteca para manipulação de geometrias vetoriais, como pontos, linhas e polígonos. Permite realizar operações geométricas, como união, interseção e buffer.

  6. Cartopy: biblioteca para criação de mapas e visualização de dados geográficos em Python. Contém diversas projeções cartográficas e ferramentas para plotagem de dados.