Qual melhor (desempenho/facilidade/custo) linguagem para site com Imagens [RESOLVIDO]

Pessoal, tudo bom:?

Estou para começar um sistema e nele vai existir muitas imagens… queria saber qual melhor linguagem no sentido (desempenho/facilidade/custo), para se fazer? são poucas telas mas existirão muitas imagens.

Pensei em fazer em java mas não sei se é o melhor caminho…

Nenhuma dica?

E o quê você quer fazer com as imagens? (Redimensionar, detectar bordas, cortar, aplicar filtros, etc.)

Se for só pra cuspir as images num html é uma coisa, se for para fazer tratamentos leves é outra e, para tratamentos pesados, é outra. Assim, sem sabermos o que você realmente pretende com as imagens, fica difícil dar uma sugestão coerente.

De uma maneira geral em processamento, procure por linguagens com bindings para a ImageMagick (o ruby, por exemplo, tem a RMagick). Se você quiser fazer um processamento muito pesado e complexo, pode tentar o MatLab.

Na verdade só vou colocar as imagens la, que estarão em um BD, a imagem será tratada antes de ser inserida no BD

Eu conheço só Java, mas não sei se ele é o melhor para se fazer, pois serão muitas imagens (cerca de 1 milhão),

Com Java ficaria ruim?

Sem dizer exatamente o que é esse sistema, como você vai trabalhar com essas imagens, fica impossível te ajudar. Até agora, você só disse que é um sistema com um milhão de imagens. Mas não disse “como” serão tratadas, se serão tratadas uma vez só, se haverá mais imagens inseridas no futuro ou se é um batch só, etc.

Ajudaria MUITO se você dissesse que tipo de filtros quer aplicar, qual operações vai fazer, etc.

Se o volume é gigante e os filtros forem relativamente complexos, e for uma única operação que precisa de MUITA velocidade, eu recomendaria FORTEMENTE o uso de C++ com a OpenCV. E não recomendaria em absoluto Java. De maneira geral, o Java é uma linguagem de baixa performance para processamento de imagens.

Use-o só se forem operações muito simples como recortar a imagem, fazer espelhar (horizontal ou verticalmente), mudar o tom ou redimensionar (com baixa qualidade).

Valeu Vini, desculpe por não me expressar direito.

É assim, serão figuras salvas por mim (adm), no BD, e o site vai buscar estas imagens (como anuncio de carro) e colocar na tela… só que vou colocar muitas na tela principal.

E vai ter filtros de busca por região e tal, para trazer as imagens como resultado, não terá nenhuma formatação de imagem, apenas será uma figura com um link, nada de alterações, só muitas imagens juntas

Não sei se fui mais claro.

Vai ser um Site parecido com o Negocio.com ?

Mais ou menos…

só que com muito mais imagens juntas…

Se não há processamento nas imagens, só recuperação, esse é um problema mais de banco de dados do que da imagem em si. Então, procure por formas de indexação ou, se o volume de imagens for muito grande, ou exigir versionamento, talvez valha a pena estudar um software de ECM como o Nuxeo ou o Alfresco.

Ok, obrigado pessoal pelas dicas… vou dar uma estudada sobre estes itens, e caso tenha outra dúvida será mais direcionada.

Obrigado