Eu estou lendo o Java, como programar 4ª Edição. É enorme e é voltado para quem não posui experiência nenhuma com programação.
Eu programava em Delphi e VB6, porém estou lendo todo o livro. Creio que apesar de saber programar em outra linguagem, não se pode descartar conhecimento a mais. Um amigo meu está lendo o Head First, e disse que a didática do livro é bem mais prática e quem já tem uma noção de programação, é saciado com as informações sobre o Java.
Espero ter contribuído, apesar de ser iniciante na linguagem.
Também estou começando a estudar Java e gosto de alterar entre material escrito e vídeo aulas, acredito que assim eu consigo se prender mais nos estudos.
Como material escrito eu comecei com o Java Como Programar, mas achei muito cansativo, então agora mudei para o Use a Cabeça Java e estou gostando muito.
Quanto a vídeo aulas, gosto muito das do professor Neri Neitzke, que assisto no youtube.
Eu acho que é muito relativa essa discussão, eu eu estou gostando muito do Java como Programar do Deitel, não acho tão enfadonho como ele é estereotipado.
Mas acho que vale mesmo, você pegar os três e ler um capítulo abordando o mesmo assunto e veja qual você achou mais agradável. Como conseguir os três?.. biblioteca… google e assim vai…
Gostei do Deitel, só acho que as vezes ele é muito redundante, talvez o seja para melhor fixar o conteúdo. Dizem que o Use a cabeça Java é muito bom para quem está começando(ainda não estudou outra linguegem). Mas é como já falaram acima - Cada um tem seu jeito de aprender. Abraços
o Deitel eu até acho que aquilo é para alguem que nunca viu programação, porque qualquer um que ja viu outras linguagens quando ler o deitel se aborrece em alguns capitulos por causa dos muitos bla bla bla bla do livro para aprender conceitos simples ( if, while, etc).