Qual melhor programa para JAVA?

81 respostas
L

Olá pessoal,

Estou iniciando a carreira em JAVA, e gostaria de saber qual o melhor e mais utilizado programa para desenvolver em JAVA. Precisamos escolher um para instalar na empresa.

Grato e no aguardo,

Léo
VisitaPremiada.com.br

81 Respostas

pintofree

iii amigo isso é igual discutir futebol, ou religiao varia demais cada um tem seu gosto.

bem pra mim e o netbeans!

Motivo: é mais aberto q o eclipse e tem uma interface visual livre.

Gabriel_Bachtold

Eu uso o Eclipse, e acho muito bom.

rafaelglauber

:shock:

alguns para você baixar e testar:

:arrow: Intellij IDEA
:arrow: Eclipse
:arrow: NetBeans
:arrow: JDeveloper
:arrow: JCreator

Dá uma pesquisada no google para completar a lista e boa sorte!

G

amigo existe o net bens e o eclipse, se sua empresa tiver condições de comprar uma licença do eclipse, compre. A maioria das grandes empresas utilizam ele. Caso contrario utilize o net beans que eh eh gratuito e nao deixa nda a desejar frente ao eclipse.

vlws

pintofree

gzofera:
amigo existe o net bens e o eclipse, se sua empresa tiver condições de comprar uma licença do eclipse, compre. A maioria das grandes empresas utilizam ele. Caso contrario utilize o net beans que eh eh gratuito e nao deixa nda a desejar frente ao eclipse.

vlws

É netbeans amigo, escreve tudo junto, e se o netbeans nao deixa nada a desejar pelo eclipse porque comprar o eclipse?

E existem mais alem do netbeans é eclipse

Andre_Donadon

rafaelglauber:
:shock:

alguns para você baixar e testar:

:arrow: Intellij IDEA
:arrow: Eclipse
:arrow: NetBeans
:arrow: JDeveloper
:arrow: JCreator

Dá uma pesquisada no google para completar a lista e boa sorte!

Amigão… como disse o Rafael, é questão de você baixar e testar, vai de qual você achar mais fácil de mecher, configurar, etc…
Eu uso netbeans e eclipse em casa, no trampo eu uso eclipse porque foi mais fácil de configurar… tipo, o eclipse para ficar mais cheio de funções necessita de plugins, já o netbeans não, por isso é um pouco mais pesado.

Enfim, boa sorte na sua procura ae!

L

Por exemplo, nesses nomes que eu vou citar abaixo:

• NetBeans
  • Eclipse
  • JBuilder
  • JDeveloper
  • JCreator

Em que ordem de preferência vcs colocariam (para se usar em uma grande empresa) ?

Grato e no aguardo,

Léo
VisitaPremiada.com.br

G
  1. Blz, vlws pela dica.

2. A ideia desse topico nao eh discutir entre netbeans e eclipse, mais sabemos que existem desvantagens consideraveis no netbens frente ao eclipse.

3. Claro, existem outros, nao afirmei que existia soh os 2.

pintofree

essa “grande empresa” tem quantos funcionarios?? qual plataforma vao mexer j2se ou j2ee??? vao usar controle de versao qual?? quais frameworks vao mexer?? tem muita coisa pra pesar antes de decidir amigo

el_loko

[i]Eu usaria assim:

[b]- Eclipse

• NetBeans
  • JBuilder
  • JDeveloper
  • JCreator [/b]

Mais talvez a necessidade de sua empresa exija que você pense assim:

[b]- JCreator

• JDeveloper
  • JBuilder
  • NetBeans
  • Eclipse[/b]

Isso depende muito de você…[/i]

G

concerteza amigo, varios fatores devem ser analisados, nao como disse anteriormente

vlws

L

Bom, é uma empresa de grande porte, será feito o ERP da empresa, ou seja, um projeto de vários anos, e precisamos de agilidade no desenvolvimento das telas.

E ae, ajudei em alguma coisa pra fazer o ranking?

Grato e no aguardo,

Léo
VisitaPremiada.com.br

cassio

Falaram ai pra cima algo sobre licensa do Eclipse… tá louco? O Eclipse é digrátis… Existem alguns plugin para o Eclipse que são pagos, mas você instala se quiser. A IDE em si, juntamente com trocentos plugins existentes, é free.

G

eh exatamente isso. Me expressei mal, era em relação aos plugins mesmos

O Eclipse possui alguns plugins da SAP que podem facilitar o trabalho de construção de um sistema ERP. Analise com o pessoal da sua empresa

vlws

FilhoDoRei

Como a pergunta foi sobre “programa” e não IDE, eu aconselho utilizar o notepad ou o vi.

Abraço.

pintofree

FilhoDoRei:
Como a pergunta foi sobre “programa” e não IDE, eu aconselho utilizar o notepad ou o vi.

Abraço.

se não for pra ajudar nem posta amigo. e quem lhe falou q uma ide deixa de ser um programa.

FilhoDoRei

pintofree:
FilhoDoRei:

Abraço.

se não for pra ajudar nem posta amigo. e quem lhe falou q uma ide deixa de ser um programa.

Um programa não é, mas um software eu tenho certeza!

L

Então, como eu disse, é uma empresa de grande porte, será feito o ERP da empresa, ou seja, um projeto de vários anos, e precisamos de agilidade no desenvolvimento das telas. Usaremos J2EE.

Grato e no aguardo,

Léo
VisitaPremiada.com.br

victorwss

leo1107:
Então, como eu disse, é uma empresa de grande porte, será feito o ERP da empresa, ou seja, um projeto de vários anos, e precisamos de agilidade no desenvolvimento das telas. Usaremos J2EE.

Grato e no aguardo,

Léo
VisitaPremiada.com.br

Amigo, o que você escreveu é mais ou menos o mesmo que isso:

Então, como eu disse, o flamengo é um time de grande porte, será feito o esquema tático do time, ou seja, uma tradição de vários anos, e precisamos de agilidade no ataque e no meio campo. Usaremos camisetas rubro-negras.

E ae, ajudei em alguma coisa pra decidir quem vence o campeonato?

Respondendo a essa sua última pergunta: não.

L

Ok Victor, o que preciso informar então para alguém dar uma opinião ?

PS.: Palmeiras campeão paulista, Botafogo campeão carioca, rsrsrs…

Luiz_Aguiar

E não tem ninguém com conhecimento técnico nessa “grande empresa” para indicar o ambiente de desenvolvimento?
Muito estranho isso…

victorwss

leo1107:
Ok Victor, o que preciso informar então para alguém dar uma opinião ?

PS.: Palmeiras campeão paulista, Botafogo campeão carioca, rsrsrs…

Vai usar struts 1? struts 2? JSF? webservices? SOAP? Oracle? MySql? Sqlserver? firebird? hibernate? JPA? EJB 2? EJB 3? Java 1.3? 1.4? 5? 6? Tomcat? Apache? Websphere? RMI? Corba? AJAX? Javamail? Swing? Applet? JavaFX? PHP? Ruby on rails? ASP? Cobol? Framework X? Framework Y? Framework Z? Tecnologia A? Tecnologia B? Tecnologia C?

L

Caramba, tem cada um aqui hein…

É uma indústria de grande porte, que tem o seu setor de informática. Estamos mudando a linguagem de programação e queremos ir pro JAVA. Nosso banco de dados é Oracle 10g, e ninguém aqui tem conhecimento avançado em JAVA.

Estamos analisando aqui as vantagens, desvantagens e recomendações dos programas utilizados para se programar em JAVA, visando encontrar o melhor no quesito “praticidade” e “agilidade” para nosso ERP.

Bom, pelo que vi, vamos analisar o Eclipse e o NetBeans, que são os mais falados.

Grato,

Léo
VisitaPremiada.com.br

victorwss

leo1107:
Caramba, tem cada um aqui hein…

É uma indústria de grande porte, que tem o seu setor de informática. Estamos mudando a linguagem de programação e queremos ir pro JAVA. Nosso banco de dados é Oracle 10g, e ninguém aqui tem conhecimento avançado em JAVA.

Estamos analisando aqui as vantagens, desvantagens e recomendações dos programas utilizados para se programar em JAVA, visando encontrar o melhor no quesito “praticidade” e “agilidade” para nosso ERP.

Bom, pelo que vi, vamos analisar o Eclipse e o NetBeans, que são os mais falados.

Grato,

Léo
VisitaPremiada.com.br

Ah bom, o seu negócio é que aí ninguém manja de java (por isso não soube responder as perguntas) e querem começar.

Eu recomendo o NetBeans. Obviamente, vai ter gente que dirá algo diferente. Mas, eu recomendo isso: NETBEANS 6.1.

thegoergen

Voto no NetBeans. E ele está crescendo cada vez mais.

L

Exatamente Victor, agora sim vc entendeu, hahaha, ja veio com umas perguntas macabras, hehe… então, a galera tem falado muito do NetBeans… vou ver com o pessoal daqui.

Grato,

Léo
VisitaPremiada.com.br

Luiz_Aguiar

Voto em contratarem uma equipe especializada (algumas pessoas pelo menos)… como vão fazer um ERP em java se ninguém sabe java?
imagina o que num vai sair nisso…

L

A equipe será treinada em JAVA… a equipe tem experiência em ERP, porém não em JAVA… porém virá um programador Sr. em JAVA para auxiliá-los.

Grato,

Léo
VisitaPremiada.com.br

Luiz_Aguiar

exatamente o que eu quis dizer, tem que ter pelo menos algumas pessoas com experiêencia em desenvolvimento Java para ir conduzindo o projeto, o fato das pessoas terem experiência em ERP não faz com que produzam um bom ERP em uma linguagem que não conhecem, e não tem treinamento que equivala a experiência de campo.

Só uma dica. :wink:

L

Obrigado Luiz pela dica, com certeza essa pessoa irá auxiliar a equipe através de sua experiência, principalmente no começo, que será um pouco mais complicado.

Grato,

Léo
VisitaPremiada.com.br

cv1

Concordo! E nao se esqueca que, na minha opiniao, vc tb eh um “deles”!

Entao, sinto muito, mas voces dançaram. Voces precisam de:

• Alguem que saiba o que ta fazendo com Java: alguem com alguns anos de estrada, que realmente sabe qual a melhor ferramenta pra cada ocasiao (hoje em dia, nao eh mais possivel contratar um cara desses, pq um cara desses ja tem um emprego legal).

• Alguem com visao de negocios, que entenda o dominio da sua empresa e que ja tenha experiencia desenvolvendo outros projetos no ramo (hoje em dia, esse cara so existe dentro da sua empresa).

• Algem com liderança técnica e bons relacionamentos dentro da sua empresa. Pelo que eu imagino, não existe ninguém desse tipo por ai.

Luiz_Aguiar

cv:
Entao, sinto muito, mas voces dançaram. Voces precisam de:

• Alguem que saiba o que ta fazendo com Java: alguem com alguns anos de estrada, que realmente sabe qual a melhor ferramenta pra cada ocasiao (hoje em dia, nao eh mais possivel contratar um cara desses, pq um cara desses ja tem um emprego legal).

• Alguem com visao de negocios, que entenda o dominio da sua empresa e que ja tenha experiencia desenvolvendo outros projetos no ramo (hoje em dia, esse cara so existe dentro da sua empresa).

• Algem com liderança técnica e bons relacionamentos dentro da sua empresa. Pelo que eu imagino, não existe ninguém desse tipo por ai.

é exatamente oq tentei explicar antes rsrs

pintofree

veio, to meio que duvidando do termo “grande empresa”, vc nao ta querendo passar o seu site www.visitapremiada.com.br pra java e nao ta sabendo por onde começar??
Ta muito estranho essa ERP q vc ta querendo fazer ai e nao tem nem noção do basico pra isso

se for soh passar o seu site pra java, fala a verdade ai que o pessoal pode te ajudar.

victorwss

Dica 1: Aproveitem que estão começando agora e já comecem sem amarras com velharias e idiotices que não deram certo no passado. Ou seja, pega o Java 6 e o Java EE 5. E esquece qualquer tipo de baboseira restrita a java 1.4 e anterior.

Dica 2: Arrumem algumas pessoas (só uma não basta) que saibam java de verdade e tenham experiência para trabalhar por pelo menos uns 2 anos na equipe em tempo integral. E lhes dêem um bom poder de decisão nos projetos.

Dica 3: Meter na cara e na coragem e chamar alguém uma vez por semana para dar uma olhadinha no pessoal é uma péssima idéia. Como vocês não manjam, vão ter dificuldade para fazer e o resultado com certeza vão demorar para conseguir e no fim chegar a um código muito ruim, gambiarrizado e infestado de bugs. Programar em java decentemente requer experiência e disciplina.

Mavericks

O melhor é vc testar e ver qual IDE vc irá se adaptar melhor e corresponder melhor com aquilo que sua empresa precisa.

dqr_2008
Sou da mesma empresa, e o que acontece é o seguinte, somos todos programadores em outra linguagem e decidiram migrar para java, teremos todo o treinamento, e será contratado um cara com conhecimento avançado( SENIOR), a empresa é grande, então para os que disseram que não encontraremos, eu digo que sim,  pois a empresa tem recursos para isso.

O que acontece, a ferramenta java que vai ser utilizada ainda não foi decidida, então estamos dando uma pesquisada sobre vantagens e desvantagens de cada uma.
Bom pelo que pode ser visto, a fumaça gira em torno de Eclipse e NetBeans na opinião da maioria, achei estranho pensei que alguem citaria o Jdeveloper da Oracle, cujo ja trabalhei e gostei da interface.
Também ja trabalhei com o Eclipse e gostei bastante, ja com o netbeans até tentei mas sempre era muito pesado para abrir, porém não posso criticar pois não existiu persistencia da minha parte.
Alguem tem algo a dizer sobre o Jdeveloper? provavelmente deve estar bem atras pois ngm fala sobre ele.

Obs.: Pintofree não estamos tratando do Visita Premiada agora, tanto que este assunto nunca mais foi tocado por aqui. O fato de estar na assinatura, é só um detalhe que não deve vir ao caso no momento.

L

Blz pessoal, eu abri um tópico perguntando uma coisa e tem uns caras que em vez de colaborar só querem falar besteria… agradeço os que deram conselhos.

Bom, temos na equipe pessoas entre 5 e 15 anos de experiência com ERP em Oracle, porém nem todos conhecem JAVA, os que conhecem, não tem experiência “avançada”, para isso virá um programador JAVA Sr.

Todos terão curso de JAVA. Já temos na equipe Analistas de Negócios, que conhecem toda a rotina da empresa e tem grandes relacionamentos, inclusive o ERP atual foi feito por parte dessa equipe.

Portanto é isso, só pedi uma sugestão de IDE para se utilizar, obrigado pela colaboração de alguns.

• pintofree: não vou mais postar o site na minha assinatura desse tópico, é um site recente que não tem nada a ver com esta empresa, feito em PHP e não tem planos de migrar para JAVA. Sobre o ERP, garanto que a maioria aqui deve ter mais conhecimento que você.

• cv (moderador): sobre o que vc falou, ja escrevi acima sobre a nossa equipe… sobre minha frase, sei que sou um “deles” assim como vc, mas o q quis dizer é que ao invés de ajudar, ficam tirando um barato, o nível do fórum é muito bom, mas infelizmente tem uns que querem atrapalhar.

Grato,

Léo

victorwss

O JDeveloper também é meio legal de trabalhar, mas o servidor de aplicações dele é amarrado, ele é horrível de configurar e é meio lerdo (pelo menos o JDeveloper 10, não sei o 11).

Apesar que no quesito lerdeza, o Netbeans e o Eclipse também estão próximos ao JDeveloper. 8)

Outra coisa que eu acho meio chata é que o JDeveloper usa por padrão o OJC (Oracle Java Compiler) ao invés do javac. É raro você ter problemas por causa disso, mas eu já tive. Obviamente, é possível configurá-lo para usar o javac, mas em geral o JDeveloper “não gosta” disso.

(observação: putz, parece que até os moderadores estão sendo moderados aqui hein? Gente, não tornem esse tópico uma flamewar).

EDIT: Léo, SEMPRE tem gente tentando atrapalhar (conscientes disso ou não). Se procurar por aí, vai achar alguns posts onde eu mesmo tentei atrapalhar.

L

Então Victor, como foi dito temos o JDeveloper aqui, que vem com o Oracle 10g, mas vamos dar uma estudada no NetBeans e no Eclipse.

Outra dúvida: temos máquinas com Windows XP e outras com Windows Vista. As últimas versões do NetBeans e do Eclipse estão funcionando bem no Vista ?

Grato,

Léo

victorwss

leo1107:
Então Victor, como foi dito temos o JDeveloper aqui, que vem com o Oracle 10g, mas vamos dar uma estudada no NetBeans e no Eclipse.

Outra dúvida: temos máquinas com Windows XP e outras com Windows Vista. As últimas versões do NetBeans e do Eclipse estão funcionando bem no Vista ?

Grato,

Léo

Sobre o vista, não sei informar. Mas nunca vi ninguém reclamando a respeito, então acredito que não haja problemas.

el_loko

Grato,

Léo

Ainda não tive problemas com o Eclipse no Windows Vista

L

E o NetBeans no Vista, alguém sabe?

Léo

ivo_costa

Minha Humilde opinião sobre eclipse e netbeans:

Faculdade:

Netbeans:
Todos os trabalhos da faculdade que necessitavam de uma tela (que não podiam ser feitos em linha de comando), eu fazia no netbeans (5.5). Quando era poucas classes eu continuava com a codificação da lógica no netbeans, mas quando o negócia ia apertar um pouco mais eu importava a tela pro eclipse e fazia o resto lá. PQ? Bom pq o netbeans (pelo mesno a versão 5.5) era muito lento e tinha bugs, a interface é esquisita, o ctrl + espaço é lento, tinha poucas opções na hora de criar as classses e na mesma hora que eu tivesse um projeto maior ele usava muita memória.
Moral da história: o netbeans é ótimo para fazer telas.

Eclipse:
Como antes falado o eclipse era escolhido para fazer projetos sem interface gráfica ou para grandes trabalhos com as telas importadas do netbeans. PQ?
Pq o eclipse é estúpidamente rápido, tem uma grande experiencia de vida, quase nunca da pau, tem uma interface mais interessante do que o netbeans e muito mais funcionalidades.
Moral da história: o eclipse é fodão.

trabalho:

trabalhei 7 meses em uma empresa onde era usado 100% eclipse. O sistema que agente fazia era um ERP web gigantesco, o jar compactado do maior modulo era quase 30 mega, imagina todas essas classse em um projeto aberto no eclipse? Pra compilar tudo demorava uns 20 mins. E o eclipse dava conta de tudo isso muito bem. Eu dúvido que o netbeans iria aguentar um projeto daquela magnitude.

agora eu estou em outra onde as telas é feita no netbeans e o código no eclipse, essa escolha da empresa não é ruim mas tbm não é bom.

Performance:

Eu acho que o mais importante numa ide é a performance e o eclipse tem de sobra, faça um teste:
faça um .bat como conteúdo:
regedit /e backup.txt

execute e terá uma cópia do registro, agora faça qualquer alteração no registro e faça outro backup, importe os backup no eclipse escolham os dois e escolha "compare with->each other". Aqui demorou mais ou menos 5 segundos para o eclipse ler todo o conteúdo de cada arquivo compara caracter a caracter com o outro e mostrar na tela as diferenças. Eu dúvido que o netbeans faça tão rápido (aliás eu nem sei se o netbeans tem compare).

Finalizando:

Não acho legal a idéia de ter de fiacar trocando a ide toda vez que for mecher na tela ou codificar, a melhor opção seria um bom framework de apresentação e fazer tudo no eclipse.

Eclipse 20 x 13 Netbeans

L

Legal Ivo Costa, interessante sua opinião… já que vc trabalhou com as 2 IDE, vc sabe se o NetBeans roda legal no Windows Vista? O Eclipse parace que sim segundo alguns colegas acima.

Grato,

Léo

cleriton

Na minha opnião o melhor é o NetBeans…

Mais varia muito o gosto dependendo da pessoa !

flwz

ivo_costa

leo1107:
Legal Ivo Costa, interessante sua opinião… já que vc trabalhou com as 2 IDE, vc sabe se o NetBeans roda legal no Windows Vista? O Eclipse parace que sim segundo alguns colegas acima.

Grato,

Léo

Sobre o vista eu não sei te dizer se o netbeans funfa.

Mas se a minha opinião vale algo, NÃO use o vista, principalmente para programar:

*Usa muita memória.
*Usa muito processador.
*Tem incompatibilidade com programas e drivers.
*A propria microsoft viu a besteira que fez e estendeu as vendas do Xp.

Use XP ou linux.

Se for pro linux pode começar com o ubuntu que é bem amigavél e funciona, se quiser um linux cru com alta performance e difícil de configurar vai pro SlackWare.

ps.: eu fiquei uma semana configurando o meu teclado no slack, heheheh.

L

Blz Ivo, valeu, mas não tem jeito, alguns micros possuem Vista e outros XP… mas acho q rola sim o NetBeans no Vista vou tentar aqui.

Grato,

Léo

ddduran

Bom dei uma lida por cima aqui http://www.itjungle.com/tfh/tfh111207-story07.html
e ai diz que

mas não sei se a fonte é confiavel.

Eu uso o eclipse e acho otimo, algumas pessoas que trabalham comigo usam netBeans então, acho que é gosto mesmo, como ja foi dito inumeras vezes.

bbmany

Não tem como fugir dos testes. Para saber qual o melhor no seu caso é só testando mesmo. Eu utilizo o NetBeans em casa e nunca tive problemas. E também não acho o NetBeans tão lento como dizem pra mim o que o deixa lento é o Windows (Fato: no Linux abro o NetBeans com 36 segundos e no Windows ele demora 1 minuto e 51 segundos).
Sobre o Eclipse não tenho muito a dizer pois não testei. Mas na empresa onde trabalho é utilizado o Eclipse e as telas também são feitas nele e nunca ouvi falar de ter ocorrido algum problema.

dm_thiago

Minha opinião: use o Eclipse.

Muito mais rápido que o Netbeans e bem mais maleável, você pode ir adicionando plugins a medida da sua necessidade. E, na minha humilde opinião, o editor do Eclipse é muito superior ao do Netbeans.

Li no começo do tópico gente dizendo que o Eclipse é pago. Grande erro, é totalmente Free (da onde tiraram isso?).

Acho que o mair mercado do Netbeans é o java para desktop, porque ele tem um editor de interfaces (que também dá para ter no Eclipse adicionando um plugin). Eu particularmente não gosto de editores de interface, prefiro fazer tudo na mão. Acredito que me dá mais controle sobre o meu código.

O Netbeans comigo já deu uns bugs muito estranhos prgramando para web, tipo, projetos que eu criava na faculdade não rodavam em casa (sendo que fui eu que configurei os dois, exatamente do mesmo jeito).

Uma última opinião, mesmo treinando a equipe em Java, vai ser bem complicado eles criarem como primeiro programa um ERP, mesmo tendo conhecimento em outras linguagens. Aconselho a contratar uma nova equipe para esse projeto (ou pelo menos trocar boa parte da equipe antiga).

L

Olá Thiago,

O ERP é dividido em módulos, iniciaremos pelos módulos mais fáceis. Como ja disse, temos pessoas que conhecem JAVA mas não “avançado”, e para isso virá um programador JAVA Sr. Toda a equipe será treinada.

A questão aqui é verificar as opiniões sobre as IDE, e não sobre a equipe.

Obrigado pelas dicas.

Léo

victorwss

leo1107:
Olá Thiago,

O ERP é dividido em módulos, iniciaremos pelos módulos mais fáceis. Como ja disse, temos pessoas que conhecem JAVA mas não “avançado”, e para isso virá um programador JAVA Sr. Toda a equipe será treinada.

A questão aqui é verificar as opiniões sobre as IDE, e não sobre a equipe.

Obrigado pelas dicas.

Léo

Faz o seguinte: baixa o netbeans 6.1 (que é muito melhor que o 5.5 que a maioria do pessoal do eclipse viu). E baixa a versão mais recente do eclipse. Para desencargo de consciência tenha o JDeveloper a mão. Sei de um caso em que a empresa tinha os três. O que eles tinham no final eram os JARs, EARs e WARs, independentes da IDE que eles tenham sido feitos.

Luiz_Aguiar

Use o maven e deixe cada um usar a IDE que quiser, pronto!

L

Blz, ja baixei o NetBeans 6.1 e vamos analisar… o Eclipse já temos tbm…

Obrigado pessoal pelas dicas.

Léo

G

amigo, como disseram anteriormente, o melhor eh contratar pelo menos consultores para dar uma força pra vcs, imagine soh, vc quer criar um ERP da empresa, tudo bem que eh dividido em varias parte e tals, e que demora varios anos para se concluir, mais vcs estao mto abaixo ainda do esperado, poh vcs vao analisar ferramentas de desenvolmento ainda, imagina soh, pra vc ter uma ideia sobre uma determinda IDE vc tem que ter tempo de uso certo?

Contrate gente que jah passou por isso, que sabe o que faz, que está na estrada a mais tempo, se nao quiser que seu projeto fracasse

vlws

Luiz_Aguiar

gzofera:
Contrate gente que jah passou por isso, que sabe o que faz, que está na estrada a mais tempo, se nao quiser que seu projeto fracasse

Depois não sabem porque aparecem um monte de GP metendo o pau no java, será que o problema é com o java ou nas equipes malacafentas que as “grandes” empresas montam?

Uma empresa que manda gente sem experiência/conhecimento nenhum (se nunca viu java é menos que jr) analisar ferramentas? ahh fala sério, nem empresa de fundo de quintal faz isso.

G

concordo com o Luiz Aguiar, eu acho mto dificil a empresa desse kra que criou o topico ser uma “grande empresa”
ele soh tah enrolando a galera, acho que foi como o amigo pintofree disse, ele soh tah querendo passar o site dele para java e fika ai contando historia

vlws

pintofree

gzofera:

concordo com o Luiz Aguiar, eu acho mto dificil a empresa desse kra que criou o topico ser uma “grande empresa”
ele soh tah enrolando a galera, acho que foi como o amigo pintofree disse, ele soh tah querendo passar o site dele para java e fika ai contando historia

vlws

acho q a empresa dele é uma big ultra mega grande empresa, que os donos acordam de manha, manda o pessoal esquecer o que sabe, aprender java parar o que ta fazendo e criar um ERP.

deve fazer parte das organizações tabajara

bbmany

Por que o Java Senior não defini qual será a IDE utilizada? Ele já deve ter uma vasta experiência com IDEs…

LG11

Já usei o Eclipse e o NetBeans… comparando-os agora… prefiro o NetBeans. Tem uma interface simples de se usar e é rapido em muitos aspectos que o pessoal falou mal dele. A versão 6.1 agora consertou e melhorou muita coisa.
Ja o Eclipse ( questão de gosto e costume ) tem uma interface complicada. Mas ainda sim continua rápido.

Minha opnião? NetBeans.
Estou vendo as proximas atualizações do NetBeans superarem o eclipse cada vez mais.

Minha dica: Se tem problemas com a criação visual… Tente criar padrões. Crie uma classe com os componentes que vcs usam já com as propriedades e eventos setados. apenas chame o metodo que irá coloca-lo no Frame.
Aqui tenho 15 objetos trabalhados num padrão visual… Eu sei que so vou precisar do objeto visual com aquelas propriedades, então eu apenas chamo o método que cria o objeto pra mim. Simples e prático. Econômiza tempo e código. :wink:

L

Puts, ainda tem gente falando besteira, mas blz, a intensão era saber sugestões de IDEs, mas mesmo assim agradeço os que estão debatendo sobre o NetBeans e o Eclipse, se for pra criticar a empresa, por favor não comente no tópico.

Se o “pintofree” não quer debater, não precisa ficar dando ibope pro tópico e pro site, acho que ele que ta querendo desviar o assunto.

Já falei que temos aqui Analistas de Negócios, Analistas de Sistemas e Programadores com anos de experiência, que conhecem ERP mais que muita gente aqui (não digo todos), porém nem todos tem experiência avançada com JAVA, usávamos o JDeveloper para certas ocasiões pois temos o Oracle aqui.

Quanto ao amigo “LG” que falou sobre padrões, realmente vamos ter que fazê-lo, padronizar telas (tipo um template), códigos, chamadas, etc, nosso sistema atual levou várias semanas para isso. A parte de banco de dados já temos um certo padrão, cada programa possui uma Package no BD com suas Procedures/Functions para melhor organização, veremos se com JAVA iremos manter isso.

Grato,

dqr_2008

Luiz Aguiar:

Uma empresa que manda gente sem experiência/conhecimento nenhum (se nunca viu java é menos que jr) analisar ferramentas? ahh fala sério, nem empresa de fundo de quintal faz isso.

gzofera:

Pintofree não preciso nem citar mais…

Tem uns cara que não tem jeito, não ajuda, mas faz questão de atrapalhar… Bom como ja foi dito, a empresa ja tem pessoas experientes na area, porém apenas pediram para a gnt dar uma olhada sobre as ferramentas do mercado, vantagens, e qual ferramenta achamos que é a melhor. Tem muitos que já estão nos ajudando, e a maioria cita o NetBeans e o Eclipse. Estou dando uma olhada nos dois aqui, e no JDeveloper que eu utilizava. Como alguns ja disseram, porra mas que empresa é essa que manda uns cara nda ve, ver a ferramenta que vão utilizar, opa pera lah, eu não vo decidi nada, meu colega Leo tbm não, o que a gnt ta fazendo é buscando mais ou menos a ferramenta que melhor se encaixa, e vamos passar a nossa opinião para quem ta destinado a fazer isso, e para quem realmente decide. E outra coisa a equipe é muito boa, uns ja tem conhecimento em java e outros não, vamos com calma, estamos dicutindo a ferramenta, não so pela empresa mas também por interesse proprio na opinião de outros utilizadores.

OBS.: Em relação ao site mais uma vez digo que esse é um outro negocio (uma outra empresa), que não tem relação com esta empresa, porem alguns dos fundadores do site trabalham na mesma, por isso a confusão. Afinal pra que teriamos que mentir, repare que divulgar o site por aqui realmente não é mais necessario, o site por acaso anda muito bem e vem se auto divulgando, não tente misturar as coisas, ninguem no momento pensa em passa-lo para JAVA. O assunto realmente é outro, um sistema ERP de uma grande empresa, onde já temos pessoas bem capacitadas. O que queremos é ver a opinião de pessoas sobre essas ferramentas como vantagens e desvantagens. não fiquem preocupados com a capacitação do funcionarios da mesma, pois garanto que todos dão muito bem conta do recado, apenas vamos discutir vantagens e desvantagens da ferramenta.

Grato Daniel Reis.

Adriano_Almeida

E não é impossível que o “Senior”, oriundo das profundezas do inferno, queime todo mundo com sua mega-ferramenta… o super Struts 1.x.

:roll:

Luiz_Aguiar

pafuncio:
Luiz Aguiar:

E não é impossível que o “Senior”, oriundo das profundezas do inferno, queime todo mundo com sua mega-ferramenta… o super Struts 1.x.

Ai vai da competência do profissional, vc deixaria isso na sua empresa a cargo do sênior oriundo das profundezas do inferno ou a pessoas que não conhecem nada da tecnologia?

Luiz_Aguiar

Se olhassem pelo menos as pessoas que tentaram ajudar, quem são e o quanto já ajudaram/ajudam no guj evitaria um monte de asneira de vcs.

quer opções então, pois então fiquem com a melhor:

Adriano_Almeida

Luiz Aguiar:

Ai vai da competência do profissional, vc deixaria isso na sua empresa a cargo do sênior oriundo das profundezas do inferno ou a pessoas que não conhecem nada da tecnologia?

Eu entendo seu ponto Luiz, apesar que nessa situação que vc colocou em cima é bem complicada, se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.
Mas eu acho que não ficaria com nem um, nem outro. O custo/benefício de manter uma pessoa mais cara e com maior conhecimento/embasamento tecnológico é enorme. Começando pelas decisões tomadas, que no caso de serem errôneas já jogam seu(s) projeto(s) no lixo!

dqr_2008

Luiz Aguiar:

Cara quando você vai para de fica julgando a capacidade dos profissionais da empresa, e das ideias e projetos dela? não adianta vc fica falando que vai acontecer isso ou aquilo, você parece que não leu meu post, mas vou complementar, o senior não vai chega aqui e sai mandando vai funciona assim ou assado… Ja existe pessoas experientes em ERP e em java aqui também, o senior vem para auxiliar. Ou você achaque tem um ze qualquer aki falando assim contrata um cara que manja, e bota todo mundo ai pra faze, se você não ta sabendo o que ocorre no interior da empresa, então fica queto e não fica falando o que vai ou não dar certo. Pra todo projeto existe um plano, um padrão e um prazo estipulado. Volto a dizer que eu não to aqui pra decidir nada, e que tudo isso vai ser discutido numa reunião, se vocês todos falarem que o IDE X é o melhor do mundo, mas a empresa, o conjunto, as reuniões apontarem para um outro IDE que vai se encaixar melhor, assim sera. Só estou tentando ver quais as vantagens encontradas em cada um. Eu posso muito bem fala aqui, puts pelo que percebi eu prefiro o Netbeans, por causa disso ou daquilo, mas isso so vai ser minha humilde opinião, tudo isso sera discutido e projetado para o melhor desenvolvimento do sistema.

Será que é dificil pegar e falar, poh eu prefiro X porque o Y tem essa limitação, ou esse trampo a mais pra isso ou aquilo… Pois esse é o objetivo do topico.

Bom como ja disse eu gosto do Jdeveloper, usei pouco do Eclipse e não me pareceu ruim, agora estou usando mais afundo os 3 (incluindo o netbeans tbm), percebi que como disseram em questão de interface é muito mais pratico montar as telas pelo netbeans, porem ele é meio pesadinho na hora de carregar… ñão que o JDeveloper seja tão rapido assim, mas o Eclipse na minha opnião supera em performance os dois, mais isso até agora, ainda estou preparando uns testes mais avançados.

L

Já cansei de falar isso, a questão é debater sobre as IDEs, e não sobre a equipe, a empresa, etc, é lamentável as pessoal quererem julgar as outras, falando besterias, que não sabemos de tecnologia, falta de profissinalismo, etc e tal…

Como pode um moderador de um fórum que se auto-afirma como “o maior fórum brasileiro sobre JAVA” fique desmerecendo profissionais que mal ele conhece? Em nenhum momento aqui iniciei discussão sobre quem é o melhor que quem, quem manja mais, etc, apenas respondi a um usuário que ficou falando besteiras. Mesmo assim moderador, obrigado pelas dicas, mas só fica esse conselho pra você.

Não será esse tópico que irá decidir a IDE que usaremos, apenas estamos levantando vantagens e desvantagens a partir das opiniões dos usuários, pois creio que temos profissinais excelentes aqui.

Agradeço àqueles que estão debatendo sobre suas experiências sobre NetBeans e Eclipse.

Grato,

TeiTei

MAKER KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

KKKKKKKKKK

G

aff veio vc nao entendeu os meus questionamentos, nao toh questionando sobre a qualidade dos profissionais dai, mais me diga vc, vc comeca a usar o netbeans nessa semana, desenvolve algumas coisas e tals, blz, ate ai tudo bem, ai vc depois de uma semana utiliza o eclipse, como que vc vai comparar vantagens e desvantagens e dar a opnião para os seniors da sua empresa, se vc nem sabe direito as particularidades de um e outro? com que argumentos vc vai convence-lo? essa eh a questao aki. Pessoas que trabalharam mto tempo com as tecnologias tem pontos de vista diferentes, e em projetos diferentes, entao nao pense que vc vai chegar na mesa do seu senior e convence-lo que a IDE tal eh a melhor, se vc nunk utilizou outras antes, ok

vlws

dqr_2008

gzofera:

Tem uns cara que não tem jeito, não ajuda, mas faz questão de atrapalhar… Bom como ja foi dito, a empresa ja tem pessoas experientes na area, porém apenas pediram para a gnt dar uma olhada sobre as ferramentas do mercado, vantagens, e qual ferramenta achamos que é a melhor.

aff veio vc nao entendeu os meus questionamentos, nao toh questionando sobre a qualidade dos profissionais dai, mais me diga vc, vc comeca a usar o netbeans nessa semana, desenvolve algumas coisas e tals, blz, ate ai tudo bem, ai vc depois de uma semana utiliza o eclipse, como que vc vai comparar vantagens e desvantagens e dar a opnião para os seniors da sua empresa, se vc nem sabe direito as particularidades de um e outro? com que argumentos vc vai convence-lo? essa eh a questao aki. Pessoas que trabalharam mto tempo com as tecnologias tem pontos de vista diferentes, e em projetos diferentes, entao nao pense que vc vai chegar na mesa do seu senior e convence-lo que a IDE tal eh a melhor, se vc nunk utilizou outras antes, ok

vlws

Ai que ta… eu to so usando, não quer dizer que eu vou poder falar alguma coisa, to so tentando conferir o que falam sobre os dois, mas volto a dizer, que minha opinião não muda muita coisa aqui, porem não custa nada eu pergunta para pessoas mais experientes com as ferramentas as vantagens e desvantagens, não quero convencer ninguem de nada, mas estou tentando me informar mais, mas acho que vocês é que não entenderam o objetivo do topico, sinceramenta, eu não tirarei daqui informações e sairei falando: “olha vamo usa essa porque falaram isso e aquilo”, mas apenas estou tentando formar uma ideia da melhor ferramenta a ser utilizada.

//Daniel Reis

TeiTei

Melhor opcao:

JSF + JPA
IDE = Eclipse + JBoss Tools

mais alguma coisa?

TeiTei

A o servidor de aplicações pode ser o JBoss ou o “Tom Cat” lembrando que tomcat nao e servidor mas pode considerar…kkk

dqr_2008

Me passaram isso!

Pesquisa Globalcode

Resultado de Pesquisa
Qual IDE você usa para desenvolvimento?

Seguem abaixo as opções com suas respectivas porcentagens de votos.

Borland JBuilder: 0,38 %
IntelliJ IDEA: 0,38 %
NetBeans: 30,77 %
BEA WebLogic Workshop: 2,31 %
Eclipse: 55,38 %
JEdit: 0,38 %
Outros: 3,46 %
Oracle JDeveloper: 2,69 %
IBM WebSphere Studio: 4,23 %

//Daniel Reis

Marcio_Nogueira

O Eclipse é o IDE mais utilizado no mercado de trabalho, não vejo muitas (até mesmo nenhuma proposta que pessa NetBeans), por outro lado, só vejo críticas negativas ao NetBeans pelo fato de ser tremendamente pesado, e a Sun colocar coisas de mais neste que poderia ser um bom IDE.

Um abraço. :wink:

TeiTei

Cara nao é bem assim, o eclipse e mais utilizado pelo fato de ser uma IDE totalmente Flexivel, tipo se vc desenvolve em JSE pode instalar plugins somente para JSE se desenvolve JEE pode instalar plugins somente para o desenvolvimento web e assim vai ja o net beans vem com uma trolha de coisas desnecessarias e ainda gera um codigo totalmente bloqueado sem poder ser alterado…e um tanto quanto porco…mas nao considero o net beans muito distante do eclipse não…

Programador que e programador usa o bloco de notas…kkkkkkk

luistiagos

<sarcasmo>
Bem analisando os posts pelo perfil q deve ser o pessoal da empresa eu acho que o Maker seria a melhor opção para eles
</sarcasmo>

agora sem brincadeiras… acho que depende de certos fatores… primeiro os computadores são muito potentes?
e estão dispostos a gastar com bastante memoria e tals e as aplicações são voltadas mais para desktop? então o melhor é netbeans fora disto o melhor é eclipse… JDeveloper eu usei uma vez… não sei como esta a versão atual mas qdo usei deixava muito a desejar perto do eclipse e netbeans… se tiver uma boa grana e quiser gastar dinheiro use InteliJ Idea… agora outros como sitado aqui como JCreator Pro este ai so serve pra quem esta aprendendo… ou seja é uma IDE mais didatica que profissional…

oiLucas

Como o TeiTei disse: JavaWeb - Eclipse+JBoss Tools estaria de bom tamanho…

Mas como o pessoal tem vivência com ferramentas e tecnologias Oracle, vale a pena dar uma olhada no JDeveloper, pois os caras estão investindo pesado em JSF(ADF).

Att,

Lucas.

TeiTei

A IDE em si não importa muito, pois todas seguem o mesmo padrão o que difere no desenvolvimento, qualidade e segurança do sistema serão os Frameworks que vcs vão utilizar…

peerless

Colega, bom dia.

Já me arrisquei uma vez, quando estagiário, numa empresa com o mesmo pensamento que a sua. E o que recomendo é: Deixem todas as suas dúvidas para o “Java Senior” que vai entrar. Deixe ele decidir tudo. Desde arquitetura até a parte de infra. Se ele é um “Java Senior” mesmo, é bem provável que ele escolha o Eclipse, ainda mais se o projeto será JEE. Mas se ele tiver atualizado tecnologicamente, poderá escolher o novo Netbeans, que dá um suporte legal para JSF, por ex.

Outra coisa, lhes recomendo dar uma olhada no framework: JBOSS SEAM.

até, e boa sorte.

W

Gostaria da informação dos senhores sobre o Jbuilder 2007. Quem programa nele diz que é o melhor. O engraçado é que é assim com todos… quem programa em Netbeans não troca… quem programa em eclipse fala q é o bixo. Gostaria que os comentários focassem nessa ferramente da Borland, dado que o JBuilder 2007 foi escolhido o melhor ambiente integrado para desenvolvimento Java pela InfoWorld. Foram avaliados os seguintes produtos:

* CodeGear [b]JBuilder 2007[/b] Enterprise Edition;
* IBM Rational Application Developer for WebSphere Software 7.0;
* Sun NetBeans 5.5

Comentem sobre a tal.

Obrigado.

Criado 28 de abril de 2008
Ultima resposta 27 de mai. de 2008
Respostas 81
Participantes 28