Qual melhor programa para JAVA?

Ok Victor, o que preciso informar então para alguém dar uma opinião ?

PS.: Palmeiras campeão paulista, Botafogo campeão carioca, rsrsrs…

E não tem ninguém com conhecimento técnico nessa “grande empresa” para indicar o ambiente de desenvolvimento?
Muito estranho isso…

[quote=leo1107]Ok Victor, o que preciso informar então para alguém dar uma opinião ?

PS.: Palmeiras campeão paulista, Botafogo campeão carioca, rsrsrs…[/quote]

Vai usar struts 1? struts 2? JSF? webservices? SOAP? Oracle? MySql? Sqlserver? firebird? hibernate? JPA? EJB 2? EJB 3? Java 1.3? 1.4? 5? 6? Tomcat? Apache? Websphere? RMI? Corba? AJAX? Javamail? Swing? Applet? JavaFX? PHP? Ruby on rails? ASP? Cobol? Framework X? Framework Y? Framework Z? Tecnologia A? Tecnologia B? Tecnologia C?

Caramba, tem cada um aqui hein…

É uma indústria de grande porte, que tem o seu setor de informática. Estamos mudando a linguagem de programação e queremos ir pro JAVA. Nosso banco de dados é Oracle 10g, e ninguém aqui tem conhecimento avançado em JAVA.

Estamos analisando aqui as vantagens, desvantagens e recomendações dos programas utilizados para se programar em JAVA, visando encontrar o melhor no quesito “praticidade” e “agilidade” para nosso ERP.

Bom, pelo que vi, vamos analisar o Eclipse e o NetBeans, que são os mais falados.

Grato,

Léo
VisitaPremiada.com.br

[quote=leo1107]Caramba, tem cada um aqui hein…

É uma indústria de grande porte, que tem o seu setor de informática. Estamos mudando a linguagem de programação e queremos ir pro JAVA. Nosso banco de dados é Oracle 10g, e ninguém aqui tem conhecimento avançado em JAVA.

Estamos analisando aqui as vantagens, desvantagens e recomendações dos programas utilizados para se programar em JAVA, visando encontrar o melhor no quesito “praticidade” e “agilidade” para nosso ERP.

Bom, pelo que vi, vamos analisar o Eclipse e o NetBeans, que são os mais falados.

Grato,

Léo
VisitaPremiada.com.br[/quote]

Ah bom, o seu negócio é que aí ninguém manja de java (por isso não soube responder as perguntas) e querem começar.

Eu recomendo o NetBeans. Obviamente, vai ter gente que dirá algo diferente. Mas, eu recomendo isso: NETBEANS 6.1.

Voto no NetBeans. E ele está crescendo cada vez mais.

Exatamente Victor, agora sim vc entendeu, hahaha, ja veio com umas perguntas macabras, hehe… então, a galera tem falado muito do NetBeans… vou ver com o pessoal daqui.

Grato,

Léo
VisitaPremiada.com.br

Voto em contratarem uma equipe especializada (algumas pessoas pelo menos)… como vão fazer um ERP em java se ninguém sabe java?
imagina o que num vai sair nisso…

A equipe será treinada em JAVA… a equipe tem experiência em ERP, porém não em JAVA… porém virá um programador Sr. em JAVA para auxiliá-los.

Grato,

Léo
VisitaPremiada.com.br

exatamente o que eu quis dizer, tem que ter pelo menos algumas pessoas com experiêencia em desenvolvimento Java para ir conduzindo o projeto, o fato das pessoas terem experiência em ERP não faz com que produzam um bom ERP em uma linguagem que não conhecem, e não tem treinamento que equivala a experiência de campo.

Só uma dica. :wink:

Obrigado Luiz pela dica, com certeza essa pessoa irá auxiliar a equipe através de sua experiência, principalmente no começo, que será um pouco mais complicado.

Grato,

Léo
VisitaPremiada.com.br

Concordo! E nao se esqueca que, na minha opiniao, vc tb eh um “deles”!

Entao, sinto muito, mas voces dançaram. Voces precisam de:

• Alguem que saiba o que ta fazendo com Java: alguem com alguns anos de estrada, que realmente sabe qual a melhor ferramenta pra cada ocasiao (hoje em dia, nao eh mais possivel contratar um cara desses, pq um cara desses ja tem um emprego legal).

• Alguem com visao de negocios, que entenda o dominio da sua empresa e que ja tenha experiencia desenvolvendo outros projetos no ramo (hoje em dia, esse cara so existe dentro da sua empresa).

• Algem com liderança técnica e bons relacionamentos dentro da sua empresa. Pelo que eu imagino, não existe ninguém desse tipo por ai.

[quote=cv]Entao, sinto muito, mas voces dançaram. Voces precisam de:

• Alguem que saiba o que ta fazendo com Java: alguem com alguns anos de estrada, que realmente sabe qual a melhor ferramenta pra cada ocasiao (hoje em dia, nao eh mais possivel contratar um cara desses, pq um cara desses ja tem um emprego legal).

• Alguem com visao de negocios, que entenda o dominio da sua empresa e que ja tenha experiencia desenvolvendo outros projetos no ramo (hoje em dia, esse cara so existe dentro da sua empresa).

• Algem com liderança técnica e bons relacionamentos dentro da sua empresa. Pelo que eu imagino, não existe ninguém desse tipo por ai. [/quote]
    é exatamente oq tentei explicar antes rsrs

veio, to meio que duvidando do termo “grande empresa”, vc nao ta querendo passar o seu site www.visitapremiada.com.br pra java e nao ta sabendo por onde começar??
Ta muito estranho essa ERP q vc ta querendo fazer ai e nao tem nem noção do basico pra isso

se for soh passar o seu site pra java, fala a verdade ai que o pessoal pode te ajudar.

Dica 1: Aproveitem que estão começando agora e já comecem sem amarras com velharias e idiotices que não deram certo no passado. Ou seja, pega o Java 6 e o Java EE 5. E esquece qualquer tipo de baboseira restrita a java 1.4 e anterior.

Dica 2: Arrumem algumas pessoas (só uma não basta) que saibam java de verdade e tenham experiência para trabalhar por pelo menos uns 2 anos na equipe em tempo integral. E lhes dêem um bom poder de decisão nos projetos.

Dica 3: Meter na cara e na coragem e chamar alguém uma vez por semana para dar uma olhadinha no pessoal é uma péssima idéia. Como vocês não manjam, vão ter dificuldade para fazer e o resultado com certeza vão demorar para conseguir e no fim chegar a um código muito ruim, gambiarrizado e infestado de bugs. Programar em java decentemente requer experiência e disciplina.

O melhor é vc testar e ver qual IDE vc irá se adaptar melhor e corresponder melhor com aquilo que sua empresa precisa.

Sou da mesma empresa, e o que acontece é o seguinte, somos todos programadores em outra linguagem e decidiram migrar para java, teremos todo o treinamento, e será contratado um cara com conhecimento avançado( SENIOR), a empresa é grande, então para os que disseram que não encontraremos, eu digo que sim,  pois a empresa tem recursos para isso.

O que acontece, a ferramenta java que vai ser utilizada ainda não foi decidida, então estamos dando uma pesquisada sobre vantagens e desvantagens de cada uma.
Bom pelo que pode ser visto, a fumaça gira em torno de Eclipse e NetBeans na opinião da maioria, achei estranho pensei que alguem citaria o Jdeveloper da Oracle, cujo ja trabalhei e gostei da interface.
Também ja trabalhei com o Eclipse e gostei bastante, ja com o netbeans até tentei mas sempre era muito pesado para abrir, porém não posso criticar pois não existiu persistencia da minha parte.
Alguem tem algo a dizer sobre o Jdeveloper? provavelmente deve estar bem atras pois ngm fala sobre ele.

Obs.: Pintofree não estamos tratando do Visita Premiada agora, tanto que este assunto nunca mais foi tocado por aqui. O fato de estar na assinatura, é só um detalhe que não deve vir ao caso no momento.

Blz pessoal, eu abri um tópico perguntando uma coisa e tem uns caras que em vez de colaborar só querem falar besteria… agradeço os que deram conselhos.

Bom, temos na equipe pessoas entre 5 e 15 anos de experiência com ERP em Oracle, porém nem todos conhecem JAVA, os que conhecem, não tem experiência “avançada”, para isso virá um programador JAVA Sr.

Todos terão curso de JAVA. Já temos na equipe Analistas de Negócios, que conhecem toda a rotina da empresa e tem grandes relacionamentos, inclusive o ERP atual foi feito por parte dessa equipe.

Portanto é isso, só pedi uma sugestão de IDE para se utilizar, obrigado pela colaboração de alguns.

• pintofree: não vou mais postar o site na minha assinatura desse tópico, é um site recente que não tem nada a ver com esta empresa, feito em PHP e não tem planos de migrar para JAVA. Sobre o ERP, garanto que a maioria aqui deve ter mais conhecimento que você.

• cv (moderador): sobre o que vc falou, ja escrevi acima sobre a nossa equipe… sobre minha frase, sei que sou um “deles” assim como vc, mas o q quis dizer é que ao invés de ajudar, ficam tirando um barato, o nível do fórum é muito bom, mas infelizmente tem uns que querem atrapalhar.

Grato,

Léo

O JDeveloper também é meio legal de trabalhar, mas o servidor de aplicações dele é amarrado, ele é horrível de configurar e é meio lerdo (pelo menos o JDeveloper 10, não sei o 11).

Apesar que no quesito lerdeza, o Netbeans e o Eclipse também estão próximos ao JDeveloper. 8)

Outra coisa que eu acho meio chata é que o JDeveloper usa por padrão o OJC (Oracle Java Compiler) ao invés do javac. É raro você ter problemas por causa disso, mas eu já tive. Obviamente, é possível configurá-lo para usar o javac, mas em geral o JDeveloper “não gosta” disso.

(observação: putz, parece que até os moderadores estão sendo moderados aqui hein? Gente, não tornem esse tópico uma flamewar).

EDIT: Léo, SEMPRE tem gente tentando atrapalhar (conscientes disso ou não). Se procurar por aí, vai achar alguns posts onde eu mesmo tentei atrapalhar.

Então Victor, como foi dito temos o JDeveloper aqui, que vem com o Oracle 10g, mas vamos dar uma estudada no NetBeans e no Eclipse.

Outra dúvida: temos máquinas com Windows XP e outras com Windows Vista. As últimas versões do NetBeans e do Eclipse estão funcionando bem no Vista ?

Grato,

Léo