Qual melhor programa para JAVA?

Já usei o Eclipse e o NetBeans… comparando-os agora… prefiro o NetBeans. Tem uma interface simples de se usar e é rapido em muitos aspectos que o pessoal falou mal dele. A versão 6.1 agora consertou e melhorou muita coisa.
Ja o Eclipse ( questão de gosto e costume ) tem uma interface complicada. Mas ainda sim continua rápido.

Minha opnião? NetBeans.
Estou vendo as proximas atualizações do NetBeans superarem o eclipse cada vez mais.

Minha dica: Se tem problemas com a criação visual… Tente criar padrões. Crie uma classe com os componentes que vcs usam já com as propriedades e eventos setados. apenas chame o metodo que irá coloca-lo no Frame.
Aqui tenho 15 objetos trabalhados num padrão visual… Eu sei que so vou precisar do objeto visual com aquelas propriedades, então eu apenas chamo o método que cria o objeto pra mim. Simples e prático. Econômiza tempo e código. :wink:

Puts, ainda tem gente falando besteira, mas blz, a intensão era saber sugestões de IDEs, mas mesmo assim agradeço os que estão debatendo sobre o NetBeans e o Eclipse, se for pra criticar a empresa, por favor não comente no tópico.

Se o “pintofree” não quer debater, não precisa ficar dando ibope pro tópico e pro site, acho que ele que ta querendo desviar o assunto.

Já falei que temos aqui Analistas de Negócios, Analistas de Sistemas e Programadores com anos de experiência, que conhecem ERP mais que muita gente aqui (não digo todos), porém nem todos tem experiência avançada com JAVA, usávamos o JDeveloper para certas ocasiões pois temos o Oracle aqui.

Quanto ao amigo “LG” que falou sobre padrões, realmente vamos ter que fazê-lo, padronizar telas (tipo um template), códigos, chamadas, etc, nosso sistema atual levou várias semanas para isso. A parte de banco de dados já temos um certo padrão, cada programa possui uma Package no BD com suas Procedures/Functions para melhor organização, veremos se com JAVA iremos manter isso.

Grato,

[quote=Luiz Aguiar]
Uma empresa que manda gente sem experiência/conhecimento nenhum (se nunca viu java é menos que jr) analisar ferramentas? ahh fala sério, nem empresa de fundo de quintal faz isso. [/quote]

[quote=gzofera]
concordo com o Luiz Aguiar, eu acho mto dificil a empresa desse kra que criou o topico ser uma “grande empresa”
ele soh tah enrolando a galera, acho que foi como o amigo pintofree disse, ele soh tah querendo passar o site dele para java e fika ai contando historia [/quote]

Pintofree não preciso nem citar mais…

Tem uns cara que não tem jeito, não ajuda, mas faz questão de atrapalhar… Bom como ja foi dito, a empresa ja tem pessoas experientes na area, porém apenas pediram para a gnt dar uma olhada sobre as ferramentas do mercado, vantagens, e qual ferramenta achamos que é a melhor. Tem muitos que já estão nos ajudando, e a maioria cita o NetBeans e o Eclipse. Estou dando uma olhada nos dois aqui, e no JDeveloper que eu utilizava. Como alguns ja disseram, porra mas que empresa é essa que manda uns cara nda ve, ver a ferramenta que vão utilizar, opa pera lah, eu não vo decidi nada, meu colega Leo tbm não, o que a gnt ta fazendo é buscando mais ou menos a ferramenta que melhor se encaixa, e vamos passar a nossa opinião para quem ta destinado a fazer isso, e para quem realmente decide. E outra coisa a equipe é muito boa, uns ja tem conhecimento em java e outros não, vamos com calma, estamos dicutindo a ferramenta, não so pela empresa mas também por interesse proprio na opinião de outros utilizadores.

OBS.: Em relação ao site mais uma vez digo que esse é um outro negocio (uma outra empresa), que não tem relação com esta empresa, porem alguns dos fundadores do site trabalham na mesma, por isso a confusão. Afinal pra que teriamos que mentir, repare que divulgar o site por aqui realmente não é mais necessario, o site por acaso anda muito bem e vem se auto divulgando, não tente misturar as coisas, ninguem no momento pensa em passa-lo para JAVA. O assunto realmente é outro, um sistema ERP de uma grande empresa, onde já temos pessoas bem capacitadas. O que queremos é ver a opinião de pessoas sobre essas ferramentas como vantagens e desvantagens. não fiquem preocupados com a capacitação do funcionarios da mesma, pois garanto que todos dão muito bem conta do recado, apenas vamos discutir vantagens e desvantagens da ferramenta.

Grato Daniel Reis.

E não é impossível que o “Senior”, oriundo das profundezas do inferno, queime todo mundo com sua mega-ferramenta… o super Struts 1.x.

:roll:

[quote=pafuncio][quote=Luiz Aguiar]
Uma empresa que manda gente sem experiência/conhecimento nenhum (se nunca viu java é menos que jr) analisar ferramentas? ahh fala sério, nem empresa de fundo de quintal faz isso.
[/quote]

E não é impossível que o “Senior”, oriundo das profundezas do inferno, queime todo mundo com sua mega-ferramenta… o super Struts 1.x.

[/quote]
Ai vai da competência do profissional, vc deixaria isso na sua empresa a cargo do sênior oriundo das profundezas do inferno ou a pessoas que não conhecem nada da tecnologia?

Se olhassem pelo menos as pessoas que tentaram ajudar, quem são e o quanto já ajudaram/ajudam no guj evitaria um monte de asneira de vcs.

quer opções então, pois então fiquem com a melhor:

[quote=Luiz Aguiar]
Ai vai da competência do profissional, vc deixaria isso na sua empresa a cargo do sênior oriundo das profundezas do inferno ou a pessoas que não conhecem nada da tecnologia?[/quote]

Eu entendo seu ponto Luiz, apesar que nessa situação que vc colocou em cima é bem complicada, se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.
Mas eu acho que não ficaria com nem um, nem outro. O custo/benefício de manter uma pessoa mais cara e com maior conhecimento/embasamento tecnológico é enorme. Começando pelas decisões tomadas, que no caso de serem errôneas já jogam seu(s) projeto(s) no lixo!

[quote=Luiz Aguiar]

Ai vai da competência do profissional, vc deixaria isso na sua empresa a cargo do sênior oriundo das profundezas do inferno ou a pessoas que não conhecem nada da tecnologia?[/quote]

Cara quando você vai para de fica julgando a capacidade dos profissionais da empresa, e das ideias e projetos dela? não adianta vc fica falando que vai acontecer isso ou aquilo, você parece que não leu meu post, mas vou complementar, o senior não vai chega aqui e sai mandando vai funciona assim ou assado… Ja existe pessoas experientes em ERP e em java aqui também, o senior vem para auxiliar. Ou você achaque tem um ze qualquer aki falando assim contrata um cara que manja, e bota todo mundo ai pra faze, se você não ta sabendo o que ocorre no interior da empresa, então fica queto e não fica falando o que vai ou não dar certo. Pra todo projeto existe um plano, um padrão e um prazo estipulado. Volto a dizer que eu não to aqui pra decidir nada, e que tudo isso vai ser discutido numa reunião, se vocês todos falarem que o IDE X é o melhor do mundo, mas a empresa, o conjunto, as reuniões apontarem para um outro IDE que vai se encaixar melhor, assim sera. Só estou tentando ver quais as vantagens encontradas em cada um. Eu posso muito bem fala aqui, puts pelo que percebi eu prefiro o Netbeans, por causa disso ou daquilo, mas isso so vai ser minha humilde opinião, tudo isso sera discutido e projetado para o melhor desenvolvimento do sistema.

Será que é dificil pegar e falar, poh eu prefiro X porque o Y tem essa limitação, ou esse trampo a mais pra isso ou aquilo… Pois esse é o objetivo do topico.

Bom como ja disse eu gosto do Jdeveloper, usei pouco do Eclipse e não me pareceu ruim, agora estou usando mais afundo os 3 (incluindo o netbeans tbm), percebi que como disseram em questão de interface é muito mais pratico montar as telas pelo netbeans, porem ele é meio pesadinho na hora de carregar… ñão que o JDeveloper seja tão rapido assim, mas o Eclipse na minha opnião supera em performance os dois, mais isso até agora, ainda estou preparando uns testes mais avançados.

Já cansei de falar isso, a questão é debater sobre as IDEs, e não sobre a equipe, a empresa, etc, é lamentável as pessoal quererem julgar as outras, falando besterias, que não sabemos de tecnologia, falta de profissinalismo, etc e tal…

Como pode um moderador de um fórum que se auto-afirma como “o maior fórum brasileiro sobre JAVA” fique desmerecendo profissionais que mal ele conhece? Em nenhum momento aqui iniciei discussão sobre quem é o melhor que quem, quem manja mais, etc, apenas respondi a um usuário que ficou falando besteiras. Mesmo assim moderador, obrigado pelas dicas, mas só fica esse conselho pra você.

Não será esse tópico que irá decidir a IDE que usaremos, apenas estamos levantando vantagens e desvantagens a partir das opiniões dos usuários, pois creio que temos profissinais excelentes aqui.

Agradeço àqueles que estão debatendo sobre suas experiências sobre NetBeans e Eclipse.

Grato,

MAKER KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

KKKKKKKKKK

aff veio vc nao entendeu os meus questionamentos, nao toh questionando sobre a qualidade dos profissionais dai, mais me diga vc, vc comeca a usar o netbeans nessa semana, desenvolve algumas coisas e tals, blz, ate ai tudo bem, ai vc depois de uma semana utiliza o eclipse, como que vc vai comparar vantagens e desvantagens e dar a opnião para os seniors da sua empresa, se vc nem sabe direito as particularidades de um e outro? com que argumentos vc vai convence-lo? essa eh a questao aki. Pessoas que trabalharam mto tempo com as tecnologias tem pontos de vista diferentes, e em projetos diferentes, entao nao pense que vc vai chegar na mesa do seu senior e convence-lo que a IDE tal eh a melhor, se vc nunk utilizou outras antes, ok

vlws

[quote=gzofera][quote]
Tem uns cara que não tem jeito, não ajuda, mas faz questão de atrapalhar… Bom como ja foi dito, a empresa ja tem pessoas experientes na area, porém apenas pediram para a gnt dar uma olhada sobre as ferramentas do mercado, vantagens, e qual ferramenta achamos que é a melhor.
[/quote]

aff veio vc nao entendeu os meus questionamentos, nao toh questionando sobre a qualidade dos profissionais dai, mais me diga vc, vc comeca a usar o netbeans nessa semana, desenvolve algumas coisas e tals, blz, ate ai tudo bem, ai vc depois de uma semana utiliza o eclipse, como que vc vai comparar vantagens e desvantagens e dar a opnião para os seniors da sua empresa, se vc nem sabe direito as particularidades de um e outro? com que argumentos vc vai convence-lo? essa eh a questao aki. Pessoas que trabalharam mto tempo com as tecnologias tem pontos de vista diferentes, e em projetos diferentes, entao nao pense que vc vai chegar na mesa do seu senior e convence-lo que a IDE tal eh a melhor, se vc nunk utilizou outras antes, ok

vlws[/quote]

Ai que ta… eu to so usando, não quer dizer que eu vou poder falar alguma coisa, to so tentando conferir o que falam sobre os dois, mas volto a dizer, que minha opinião não muda muita coisa aqui, porem não custa nada eu pergunta para pessoas mais experientes com as ferramentas as vantagens e desvantagens, não quero convencer ninguem de nada, mas estou tentando me informar mais, mas acho que vocês é que não entenderam o objetivo do topico, sinceramenta, eu não tirarei daqui informações e sairei falando: “olha vamo usa essa porque falaram isso e aquilo”, mas apenas estou tentando formar uma ideia da melhor ferramenta a ser utilizada.

//Daniel Reis

Melhor opcao:

JSF + JPA
IDE = Eclipse + JBoss Tools

mais alguma coisa?

A o servidor de aplicações pode ser o JBoss ou o “Tom Cat” lembrando que tomcat nao e servidor mas pode considerar…kkk

Me passaram isso!

Pesquisa Globalcode

Resultado de Pesquisa
Qual IDE você usa para desenvolvimento?

Seguem abaixo as opções com suas respectivas porcentagens de votos.

Borland JBuilder: 0,38 %
IntelliJ IDEA: 0,38 %
NetBeans: 30,77 %
BEA WebLogic Workshop: 2,31 %
Eclipse: 55,38 %
JEdit: 0,38 %
Outros: 3,46 %
Oracle JDeveloper: 2,69 %
IBM WebSphere Studio: 4,23 %

//Daniel Reis

O Eclipse é o IDE mais utilizado no mercado de trabalho, não vejo muitas (até mesmo nenhuma proposta que pessa NetBeans), por outro lado, só vejo críticas negativas ao NetBeans pelo fato de ser tremendamente pesado, e a Sun colocar coisas de mais neste que poderia ser um bom IDE.

Um abraço. :wink:

Cara nao é bem assim, o eclipse e mais utilizado pelo fato de ser uma IDE totalmente Flexivel, tipo se vc desenvolve em JSE pode instalar plugins somente para JSE se desenvolve JEE pode instalar plugins somente para o desenvolvimento web e assim vai ja o net beans vem com uma trolha de coisas desnecessarias e ainda gera um codigo totalmente bloqueado sem poder ser alterado…e um tanto quanto porco…mas nao considero o net beans muito distante do eclipse não…

Programador que e programador usa o bloco de notas…kkkkkkk

<sarcasmo>
Bem analisando os posts pelo perfil q deve ser o pessoal da empresa eu acho que o Maker seria a melhor opção para eles
</sarcasmo>

agora sem brincadeiras… acho que depende de certos fatores… primeiro os computadores são muito potentes?
e estão dispostos a gastar com bastante memoria e tals e as aplicações são voltadas mais para desktop? então o melhor é netbeans fora disto o melhor é eclipse… JDeveloper eu usei uma vez… não sei como esta a versão atual mas qdo usei deixava muito a desejar perto do eclipse e netbeans… se tiver uma boa grana e quiser gastar dinheiro use InteliJ Idea… agora outros como sitado aqui como JCreator Pro este ai so serve pra quem esta aprendendo… ou seja é uma IDE mais didatica que profissional…

Como o TeiTei disse: JavaWeb - Eclipse+JBoss Tools estaria de bom tamanho…

Mas como o pessoal tem vivência com ferramentas e tecnologias Oracle, vale a pena dar uma olhada no JDeveloper, pois os caras estão investindo pesado em JSF(ADF).

Att,

Lucas.

A IDE em si não importa muito, pois todas seguem o mesmo padrão o que difere no desenvolvimento, qualidade e segurança do sistema serão os Frameworks que vcs vão utilizar…