[quote] Outra dúvida: temos máquinas com Windows XP e outras com Windows Vista. As últimas versões do NetBeans e do Eclipse estão funcionando bem no Vista ?
Grato,
Léo
[/quote]
Ainda não tive problemas com o Eclipse no Windows Vista
Netbeans:
Todos os trabalhos da faculdade que necessitavam de uma tela (que não podiam ser feitos em linha de comando), eu fazia no netbeans (5.5). Quando era poucas classes eu continuava com a codificação da lógica no netbeans, mas quando o negócia ia apertar um pouco mais eu importava a tela pro eclipse e fazia o resto lá. PQ? Bom pq o netbeans (pelo mesno a versão 5.5) era muito lento e tinha bugs, a interface é esquisita, o ctrl + espaço é lento, tinha poucas opções na hora de criar as classses e na mesma hora que eu tivesse um projeto maior ele usava muita memória.
Moral da história: o netbeans é ótimo para fazer telas.
Eclipse:
Como antes falado o eclipse era escolhido para fazer projetos sem interface gráfica ou para grandes trabalhos com as telas importadas do netbeans. PQ?
Pq o eclipse é estúpidamente rápido, tem uma grande experiencia de vida, quase nunca da pau, tem uma interface mais interessante do que o netbeans e muito mais funcionalidades.
Moral da história: o eclipse é fodão.
trabalho:
trabalhei 7 meses em uma empresa onde era usado 100% eclipse. O sistema que agente fazia era um ERP web gigantesco, o jar compactado do maior modulo era quase 30 mega, imagina todas essas classse em um projeto aberto no eclipse? Pra compilar tudo demorava uns 20 mins. E o eclipse dava conta de tudo isso muito bem. Eu dúvido que o netbeans iria aguentar um projeto daquela magnitude.
agora eu estou em outra onde as telas é feita no netbeans e o código no eclipse, essa escolha da empresa não é ruim mas tbm não é bom.
Performance:
Eu acho que o mais importante numa ide é a performance e o eclipse tem de sobra, faça um teste:
faça um .bat como conteúdo:
regedit /e backup.txt
execute e terá uma cópia do registro, agora faça qualquer alteração no registro e faça outro backup, importe os backup no eclipse escolham os dois e escolha "compare with->each other". Aqui demorou mais ou menos 5 segundos para o eclipse ler todo o conteúdo de cada arquivo compara caracter a caracter com o outro e mostrar na tela as diferenças. Eu dúvido que o netbeans faça tão rápido (aliás eu nem sei se o netbeans tem compare).
Finalizando:
Não acho legal a idéia de ter de fiacar trocando a ide toda vez que for mecher na tela ou codificar, a melhor opção seria um bom framework de apresentação e fazer tudo no eclipse.
Legal Ivo Costa, interessante sua opinião… já que vc trabalhou com as 2 IDE, vc sabe se o NetBeans roda legal no Windows Vista? O Eclipse parace que sim segundo alguns colegas acima.
[quote=leo1107]Legal Ivo Costa, interessante sua opinião… já que vc trabalhou com as 2 IDE, vc sabe se o NetBeans roda legal no Windows Vista? O Eclipse parace que sim segundo alguns colegas acima.
Grato,
Léo[/quote]
Sobre o vista eu não sei te dizer se o netbeans funfa.
Mas se a minha opinião vale algo, NÃO use o vista, principalmente para programar:
*Usa muita memória.
*Usa muito processador.
*Tem incompatibilidade com programas e drivers.
*A propria microsoft viu a besteira que fez e estendeu as vendas do Xp.
Use XP ou linux.
Se for pro linux pode começar com o ubuntu que é bem amigavél e funciona, se quiser um linux cru com alta performance e difícil de configurar vai pro SlackWare.
ps.: eu fiquei uma semana configurando o meu teclado no slack, heheheh.
Não tem como fugir dos testes. Para saber qual o melhor no seu caso é só testando mesmo. Eu utilizo o NetBeans em casa e nunca tive problemas. E também não acho o NetBeans tão lento como dizem pra mim o que o deixa lento é o Windows (Fato: no Linux abro o NetBeans com 36 segundos e no Windows ele demora 1 minuto e 51 segundos).
Sobre o Eclipse não tenho muito a dizer pois não testei. Mas na empresa onde trabalho é utilizado o Eclipse e as telas também são feitas nele e nunca ouvi falar de ter ocorrido algum problema.
Muito mais rápido que o Netbeans e bem mais maleável, você pode ir adicionando plugins a medida da sua necessidade. E, na minha humilde opinião, o editor do Eclipse é muito superior ao do Netbeans.
Li no começo do tópico gente dizendo que o Eclipse é pago. Grande erro, é totalmente Free (da onde tiraram isso?).
Acho que o mair mercado do Netbeans é o java para desktop, porque ele tem um editor de interfaces (que também dá para ter no Eclipse adicionando um plugin). Eu particularmente não gosto de editores de interface, prefiro fazer tudo na mão. Acredito que me dá mais controle sobre o meu código.
O Netbeans comigo já deu uns bugs muito estranhos prgramando para web, tipo, projetos que eu criava na faculdade não rodavam em casa (sendo que fui eu que configurei os dois, exatamente do mesmo jeito).
Uma última opinião, mesmo treinando a equipe em Java, vai ser bem complicado eles criarem como primeiro programa um ERP, mesmo tendo conhecimento em outras linguagens. Aconselho a contratar uma nova equipe para esse projeto (ou pelo menos trocar boa parte da equipe antiga).
O ERP é dividido em módulos, iniciaremos pelos módulos mais fáceis. Como ja disse, temos pessoas que conhecem JAVA mas não “avançado”, e para isso virá um programador JAVA Sr. Toda a equipe será treinada.
A questão aqui é verificar as opiniões sobre as IDE, e não sobre a equipe.
O ERP é dividido em módulos, iniciaremos pelos módulos mais fáceis. Como ja disse, temos pessoas que conhecem JAVA mas não “avançado”, e para isso virá um programador JAVA Sr. Toda a equipe será treinada.
A questão aqui é verificar as opiniões sobre as IDE, e não sobre a equipe.
Obrigado pelas dicas.
Léo[/quote]
Faz o seguinte: baixa o netbeans 6.1 (que é muito melhor que o 5.5 que a maioria do pessoal do eclipse viu). E baixa a versão mais recente do eclipse. Para desencargo de consciência tenha o JDeveloper a mão. Sei de um caso em que a empresa tinha os três. O que eles tinham no final eram os JARs, EARs e WARs, independentes da IDE que eles tenham sido feitos.
amigo, como disseram anteriormente, o melhor eh contratar pelo menos consultores para dar uma força pra vcs, imagine soh, vc quer criar um ERP da empresa, tudo bem que eh dividido em varias parte e tals, e que demora varios anos para se concluir, mais vcs estao mto abaixo ainda do esperado, poh vcs vao analisar ferramentas de desenvolmento ainda, imagina soh, pra vc ter uma ideia sobre uma determinda IDE vc tem que ter tempo de uso certo?
Contrate gente que jah passou por isso, que sabe o que faz, que está na estrada a mais tempo, se nao quiser que seu projeto fracasse
[quote=gzofera]Contrate gente que jah passou por isso, que sabe o que faz, que está na estrada a mais tempo, se nao quiser que seu projeto fracasse
[/quote]
Depois não sabem porque aparecem um monte de GP metendo o pau no java, será que o problema é com o java ou nas equipes malacafentas que as “grandes” empresas montam?
Uma empresa que manda gente sem experiência/conhecimento nenhum (se nunca viu java é menos que jr) analisar ferramentas? ahh fala sério, nem empresa de fundo de quintal faz isso.
concordo com o Luiz Aguiar, eu acho mto dificil a empresa desse kra que criou o topico ser uma “grande empresa”
ele soh tah enrolando a galera, acho que foi como o amigo pintofree disse, ele soh tah querendo passar o site dele para java e fika ai contando historia
[quote=gzofera]
concordo com o Luiz Aguiar, eu acho mto dificil a empresa desse kra que criou o topico ser uma “grande empresa”
ele soh tah enrolando a galera, acho que foi como o amigo pintofree disse, ele soh tah querendo passar o site dele para java e fika ai contando historia
vlws[/quote]
acho q a empresa dele é uma big ultra mega grande empresa, que os donos acordam de manha, manda o pessoal esquecer o que sabe, aprender java parar o que ta fazendo e criar um ERP.