Qual o banco de dados SQL mais simples?

Boa tarde, pessoal…

Alguém pode me dizer qual o banco de dados SQL mais simples para fazer acesso através do Java?

Eu gosto do MySQL. Bem simples tanto de instalar quanto configurar. Tem também o HDBSQL e o PostgreeSQL

Para acessar através do Java, via JDBC é tudo igual. Ao menos eu já usei Oracle, DB2, PostrgreSQL, SQLServer e MySQL e não senti diferença, afinal de contas a API encapsula os detalhes. Mas para instalar, configurar na máquina, etc…, acho o PostgreSQL mais tranquilo.

Apesar de concordar quanto a instalação do Postgree, acho mais tranquilo ainda a instalação do FireBird. Mas atualmente até o MySQL está fácil de instalar.

Ambos Postgress e Mysql são excelentes… mais ainda prefiro o Mysql é o mais popular no mercado.

Posso estar enganado, mas o mais simples seria o HSQLDB.

Se alguém conhecer algum mais simples do que o SQLite, que atire a primeira pedra! :mrgreen:

Bom dia,

Simples : JavaDB (Derby) e vem no JDK !

Mais simples et mais rapido : H2 : http://www.h2database.com/html/main.html

Salut !

Claudio, você tem aí várias opções, mas opiniões são pessoais, e você pode gostar mais de um SGBD que nem foi citado aqui…rsssss. O lance é experimentar.

“Simples” quer dizer “eu quero criar um banco de dados bem facilmente, e não quero dar aqueles comandos malucos só para criar ou dropar uma tabela”?
Isso quer dizer que você quer um banco de dados que seja fácil de administrar. Nesse caso, você precisa é de uma boa interface gráfica com o banco, como o Toad - http://www.toadsoft.com/ . Veja se essa ferramenta é legal para você, e escolha um dos bancos que essa ferramenta suporta.

Nunca mexi com o SQLite, mas considero o HSQLDB extremamente simples. Vou pesquisar um pouco sobre o SQLite, já segurando uma pedra na mão para talvez atirar em você. :smiley: :smiley: :smiley:

:mrgreen:

Qualquer um dos citados menos FIREBIRD!!! :frowning:

Eita banquinho trash!!!

Tem muito banco de dados bom no mercado, vai depender da tua necessidade, agora
como vc colocou o predicado “simples” vou ficar com mysql também, embora seja um apaixonado
pelo Oracle.