Quem tem formação de desenvolvedor e trabalha com Java(J2SE/JEE) tem mercado pra trabalhar com SAP/ABAP ? Quais os cursos e canais pra entrar no ramo de programação e customização do ERP SAP usando ABAP ou Java ? Sempre achei interessante, no entanto é um mercado que não conheço nada 
ola amigo, vc jah tem contanto com a ferramenta? acho que o primeiro passo eh conhecer a ferramenta e analisar o que vc pode fazer para customiza-la, se vc jah conhece java melhor, o primeiro passo seria uma certificacao na ferramenta, pois ai o mercado se abre pra vc, e vc teria acesso ao SDK da ferramenta, apartir dai eh com vc
vlws
[quote=gzofera]ola amigo, vc jah tem contanto com a ferramenta? acho que o primeiro passo eh conhecer a ferramenta e analisar o que vc pode fazer para customiza-la, se vc jah conhece java melhor, o primeiro passo seria uma certificacao na ferramenta, pois ai o mercado se abre pra vc, e vc teria acesso ao SDK da ferramenta, apartir dai eh com vc
vlws[/quote]
Quando você fala certificação na ferramenta, está se referindo a qual ? Quem trabalha com cursos pra ABAP ? Tem algum bom link ?
amigo me desculpe nao posso te ajudar nesses questionamentos, trabalho com Business Objects, comprada recentemente pela SAP, em BO vem um SDK que lhe permite fazer a customizacao das ferramentas, etc. Percebo que no mercado os certificados nas ferramentas, tipow… existem certificaceos SAP, bem como BO, entao eh soh fazer uma e pronto, sua aceitação vai ser melhor, pois isso comprovará que vc conhece realmente a ferramenta. Ou entao vc ter mto tempo de experiencia com SAP, tbem conta mto, pq normalmente quem adquire os produtos SAP, nao mudam mto as aplicacoes que sao desenvolvidas para clientes, apenas alguns detalhes.
Assim sendo valeu pelas dicas. Espero poder ter mais informações de outros colegas.
Tem o curso de ABAP na SAP. Custa de 7k a 10k. Mas se você não tem ninguem pra te botar pra dentro desse mercado meu conselho é arrumar alguém. Vagas de Jr. e trainee são disputadas a tapa e muitos que fazem o curso não conseguem se alocar. E caso você seja mais um vislumbrado com as histórias de que ABAP paga muito mais que Java sinto informar que o sonho já acabou :lol:
Todo mundo aqui tem esse pensamento?
abs e obrigado pelo post.