Bom dia a todos colegas do GUJ!!
Ja estudei bastante a plataforma JSE e agora faz um mes que estou estudando as tecnologias JAVA para Web. Comecei desde o basico fazendo testes com Servlets, JSP, JSTL, Display Taglib e acesso a banco com Hibernate. E agora me deparei com MVC usando WebWork. Fiz bastante testes, mas a duvida que fica e que todos os posts daqui do guj referente a WebWork sao de datas mais antigas, elogiando bastante sua tecnologia, com varias comparacoes com Struts e criticas tambem sobre a falta de documentacao. Mas a pergunta que vem e a seguinte: Qual o melhor framework MVC hoje 2007 para se estudar e aprofundar, VRaptor, Struts2, Spring ou o proprio WebWork, ou sera que teria alguma outra alternativa para se controlar a view. Conto com a opiniao de todos ai da comunidade GUJ.
Obrigado,
Qual o framework mvc mais utilizado hoje?
4 Respostas
O WebWork foi fundido com o Struts no Struts 2 (na verdade, 90% é ele [esse 90% é simbolico, hein])…
Uma tecnologia que vem crescendo e tende a ser a proxima festa é a JSF, padrão um pouco diferenciado do Struts onde existe um Front Controller bem definido e bem escalavel. O JSF se baseia mais em visão, em contrução de objetos de visão reutilizaveis e etc…
Mas a sua pergunta é “o mais usado”… Hoje, sem duvida, grande parte das aplicações são feitas em Struts 1.*… vale vc ler sobre ele porque é muito simples e já te dá uma visão boa sobre MVCs…
Obrigado mesmo ai Rodrigo pela explicacao. Eu andei lendo alguma coisa sobre Struts e JSF, o que percebi e que a grande vantagem do WebWork em relacao ao Struts1 e a independencia em relacao a arquivos XML nao e? Estou querendo neste momento aprender um framework pra MVC pois estarei trabalhando num projeto cientifico na faculdade onde utilizaremos a plataforma web de JAVA e eu ja gostaria de empregar esses conceitos de desenvolvimento, (MVC) apesar da falta da pouco experiencia. Obrigado.