Bom dia a todos colegas do GUJ!!
Ja estudei bastante a plataforma JSE e agora faz um mes que estou estudando as tecnologias JAVA para Web. Comecei desde o basico fazendo testes com Servlets, JSP, JSTL, Display Taglib e acesso a banco com Hibernate. E agora me deparei com MVC usando WebWork. Fiz bastante testes, mas a duvida que fica e que todos os posts daqui do guj referente a WebWork sao de datas mais antigas, elogiando bastante sua tecnologia, com varias comparacoes com Struts e criticas tambem sobre a falta de documentacao. Mas a pergunta que vem e a seguinte: Qual o melhor framework MVC hoje 2007 para se estudar e aprofundar, VRaptor, Struts2, Spring ou o proprio WebWork, ou sera que teria alguma outra alternativa para se controlar a view. Conto com a opiniao de todos ai da comunidade GUJ.
Obrigado,
Qual o framework mvc mais utilizado hoje?
4 Respostas
O WebWork foi fundido com o Struts no Struts 2 (na verdade, 90% é ele [esse 90% é simbolico, hein])…
Uma tecnologia que vem crescendo e tende a ser a proxima festa é a JSF, padrão um pouco diferenciado do Struts onde existe um Front Controller bem definido e bem escalavel. O JSF se baseia mais em visão, em contrução de objetos de visão reutilizaveis e etc…
Mas a sua pergunta é “o mais usado”… Hoje, sem duvida, grande parte das aplicações são feitas em Struts 1.*… vale vc ler sobre ele porque é muito simples e já te dá uma visão boa sobre MVCs…
Obrigado mesmo ai Rodrigo pela explicacao. Eu andei lendo alguma coisa sobre Struts e JSF, o que percebi e que a grande vantagem do WebWork em relacao ao Struts1 e a independencia em relacao a arquivos XML nao e? Estou querendo neste momento aprender um framework pra MVC pois estarei trabalhando num projeto cientifico na faculdade onde utilizaremos a plataforma web de JAVA e eu ja gostaria de empregar esses conceitos de desenvolvimento, (MVC) apesar da falta da pouco experiencia. Obrigado.
WebWork virou Struts2, e até onde eu sei continua tendo XML pra caramba. Quanto não tem muito XML, tem muito Annotation. Validação via Annotation, na minha opinião, é a pior idéia possível. Veja a documentação oficial do Struts 2 e tire suas próprias conclusões. Ou vc usa XML com código Java no meio (que ótimo!) ou vc usa isso aqui: http://struts.apache.org/2.x/docs/validation-annotation.html
Dá uma olhada no VRaptor e no Mentawai.
O Mentawai não possui qualquer tipo de bagunça por XML ou Annotations. Mais info aqui: http://www.mentaframework.org/
Concordo e discordo… acho o seguinte: configuração tem que ser feita de algum jeito, correto? Então que seja feito, seja em XML ou em Annotations… eu prefiro XML para manutenção… imagina vc tentar descobrir um erro que em um sistema que vc nunca viu na vida e só tem a JSP que está dando o erro?!? Vc tem que apelar pro Ctrl+F da IDE e ir a luta! Já quando as coisas são padronizadas, tipo no Struts, onde tudo estará no struts-config, fica mais facil. No VRaptor, onde uma simples anotação definirá o “token” de action do form tambem dá um trabalhinho… e quando eu preciso colocar as classes em um JAR? O VRaptor faz essa leitura?!?
P.S.: Nunca testei colocando as classes com o VRaptor dentro de um JAR, mas sei que ele faz a leitura “na unha”, abrindo a classe e procurando a anotação a partir do WEB-INF/classes…
Dá uma olhada no VRaptor e no Mentawai.O Mentawai não possui qualquer tipo de bagunça por XML ou Annotations. Mais info aqui: http://www.mentaframework.org/
Esqueci de mencioar estes frameworks… desculpe! O Menta, sem ser puxa saco da galera que o construiu, é muuuuito bom mesmo… só não o utilizo por problemas maiores que o meu cargo na empresa… mas até tinha pedido ao Rubens uma apresentação pra convencer os gerentes…