Estou entrando neste mundo extremamente novo da programação com pouco memória. A Questao é: existe algum ambiente de desenvolvimento, que utilize pouco dos recursos da máquina ? ?
Estive testando o NetBeans 4.0 e sinceramente o computador quase morreu. O Java Builder 2005 Fundantion é um pouquinho mas leve. Temos algum melhor.
Bem cabe citar que o computador em questâo não é uma maravilha da setime arte. É um pentium II com 512 Mb de RAM. Sei que é dificil mas aceito ajuda. A questao da troca é impossivel.
Você pode tentar usar o Gel ( http://www.gexperts.com/gel.html ) ou o JCreator ( http://www.jcreator.com/ ).
Mas acho que seria melhor comprar uma máquina melhor (trocar por um Sempron com 512 MB, ou melhor, 1GB ), já que não é só o ambiente de desenvolvimento que tem de ser leve.
Pode ser, por exemplo, que você tenha de rodar algum servidor de aplicações (como o J2EE JDK 1.4 da Sun) que por si só já seja um pouco pesado. Nesse caso nem usar só o Notepad ou Ultraedit adianta (e era isso que a gente tentava fazer, mas não adiantava).
Para um Pentiun II o seu tem bastante memória. Nunca vi tanta assim.
Acho que você pode aprender Java nesta máquina mesmo. Use o notepad ou os que o thingol indicou. Já fiz muita coisa interessante em Java, inclusive com swing, em máquinas piores do que a sua usando o notepad.
Quando você for estudar desenvolvimento web use o tomcat ou o jetty. Eles rodam em máquinas com menos memória do que a sua. É claro que com sua CPU eles vão rodar com lentidão. Mas server para aprender.
Acho que o OP (“original poster”) quis dizer “Pentium III” já que não conheço uma placa-mãe para Pentium II que enderece tanta memória assim. Para processadores da classe do Pentium II usarem tanta memória, acho que só em servidores (como aqueles da IBM ou Compaq), nesse caso seria um Xeon.
Se for um PIII dá para trabalhar direitinho com essa enormidade de memória, usando o Gel ou o JCreator, e mais o Tomcat ou Jetty.
O seu PC da para aguentar algumas coisas de forma leve até. Já que você possui uma boa quantidade de memória.
IDEs LEVES
Gel
JCreator
JEdit (essa feita em Java)
IDEs Médias
Eclipse
Intellij IDEA
IDEs PESADAS
JDevelop 10g
JBuilder
WebSphere
Essas IDEs pesadas são show de bola, fazem tudo que você pensar, são muito completas, porém super pesadas, exigem muito hardware, apesar que consigo rodar o JDev tranquilo quando estou no Linux, no Window ele come minha memória toda e deixa o sistema lento.
Eclipse não é tão pesado quanto essas últimas e tem bastante funcionalidades, fora que é totalmente free.
Também pensei a mesma coisa. Talvez vc não tenha reparado nos 512Mb na primeira vez que leu.
Já desenvolvi com JBuilder2 e JBuilder3 em máquinas PII com 128Kb e aplicações swing bem pesadinhas. Como estes JBuilders nem existem mais, acho melhor ele adotar um destes que você falou ou o notepad. Uma idéia interessante seria usar Linux e aí partir para a dica do louds.
Um editor tipo notepad ou vi é o melhor para quem quer aprender e tem tempo para não ser extremamente produtivo.
Olha para quem está começando agora como você eu aconselho a usar o JCreator ou o notepad. Para aprender Java esses são os melhores pois não completam para você. Enfim, não fazem o programa para você!