Gostaria de sujestões para iniciar em java com relação a que ambiente seria melhor para meu caso. Sou analista de sistemas, programador delphi a 5 anos. Me falaram bastante do NetBeans, do Eclipse, do JBuilder, do Sun One. Se a sujestão for Sun One, qual a versão free (se é que existe).
Se vc esta comecando na plataforma java, aconselho vc a começar com um editor de txto básico, como o VI no Linux/Unix ou mesmo um NotePad/Edit no Sistema Dos/Windows. Isto para vc poder dominar toda a estrutura das classes que vc implementar e quando sentir-se pronto para deixar uma IDE fazer o trabalho “sujo” por vc, poderá escolher entre várias.
Quanto a IDEs, eu prefiro o NetBeans, mas existe ainda outra muito badalada, o Eclipse. As duas são ótimas escolhas, mas por escolha pessoal adotei o NetBeans. Quanto as SUn One, é uma IDE NetBeans aperfeiçoada, que teve sua versão Comunnity Edition descontinuada, sendo adotada a versão 3.5 do NetBeans como versão aberta do Sun One. Existem ainda as IDEs pagas, que tem um custo muito elevado, mas que também tem suas vantagens. Aconselho a adquirir um livro, como o das formiguinhas, Java Como Programar, muito bom para quem esta começando.
flw
jgbt
A melhor IDE é aquela que vc se adapta melhor, é uma questão pessoal.
Uso o NetBeans e gosto muito, so que ele é pesado tem que ter maquina.Ja tentei usa o Eclipse mas achei mais complicado de usar.O SunOne tem uma versão free, da uma procurada no site da Sun. Nunca usei o JBuilder mas ja falaram muito bem dele.
Se vc for perguntar por ai, todas IDE’s vão ter seu fãs.
A melhor opção é vc experimentar algumas delas e ai vc decidir.
[]'s
dreamspeaker
Notepad Enterprise Edition…
Falando sério, sugiro que você dê uma pesquisada no histórico do forum, pq esse assunto já foi discutido aqui!!!
TaQ
Eu to no VI faz tempo ehehe. VI e ANT são uma mão-na-roda.
hmichel
Como foi postado, este assunto sempre foi e será muito postado e discutido, vc deverá também ver que existem muitos projetos, principalmente open source, que ajudam na automatização de processos, como o ANT, JUNIT ente outros que poderiam ser aqui citados. Não eskeça que vc deve codificar onde ficares mais a vontade e não eskeça também do google, uma ótima fonte de pesquisa.
[]´s
marciolx
O notepad é MUITO ruim, até o velho edit do dos é melhor (pelo menos indenta as linhas). Para os que trabalham no mármore do inf… quer dizer, no ruindow$ há opções de excelentes clones do vi como o vim ( http://www.vim.org ) e o elvis. Screenshot do vim em ação:
Eu costumo usar o jEdit como editor de textos. Ele é bem simples de usar, totalmente escrito em Java, free e open source. E vc pode baixar vários plug-ins e turbinar o bicho!
Valeu!
[]'s
caiofilipini
Galera, encontrei um artigo bem legal que mostra como transformar (através dos plug-ins, como eu disse) o jEdit numa poderosa IDE:
Trabalhei durante alguns anos com o Visual Age, da IBM. No último ano venho trabalhando com o JBuilder.
Se o seu problema não é grana, eu recomendaria o JBuilder. É uma ferramenta impressionante, muito produtiva.
Se é para o desenvolvimento caseiro, e aí com certeza grana deve ser um problema, existem boas ferramentas free: Eclipse, JEdit (?), etc …
TaQ
Discordo no ponto do “desenvolvimento caseiro”. Para desenvolvimento profissional para qualquer porte de empresa podem ser utilizadas as ferramentas mais “lights”, sem dúvida nenhuma.
Umlauf
O melhor ambiente de desenvolvimento Java:
você, sozinho, no seu quarto, de chinelo, bermuda (shortinho para as meninas) e aquela camiseta velha e desbotada porém muito confortável;
várias garrafas de 2L de Coca-Cola® (ou Pepsi®);
um frigo-bar cheio de mortadela, presunto, vários tipos de queijo, azeitonas e outros quitutes;
vários maços de cigarro;
aquele CD que tá furado de você tanto ouvir (CD fura?);
uma TV pra assistir o DVD de um show bem legal, quando você estiver de saco cheio de programar (algumas pessoas são multitarefa e conseguem fazer os dois simultaneamente);
uma máquina com o último processador, 1TB de RAM, conexão internet ultra-rápida e monitor de 17" de plasma;
qualquer IDE ou editor.
cv1
Furar, com o uso, não fura (bom, alé do furo que já vem de fábrica :D), mas CDs mofam!
Eu tinha o Use Your Illusion I e II do Guns’n’Roses aqui, 1a edicao (comprei os CDs no mes que saiu), mas, depois de uns bons 10 anos comigo, os CDs mofaram - encheram de pontinhos pretos/azuis craquentos, e agora nao tocam mais
TedLoprao
Pô cv, acho que isso é maldição dos Use Your Illusion, pq pra mim foi a mesma coisa… Só toca algumas músicas e olha lá
caiofilipini
Po, cv, não me desanima! Se os meus CD’s do Pink Floyd pararem de tocar eu paro de programar! :shock:
Brincadeirinha :mrgreen:
[]'s
douglasfs
O melhor ambiente de desenvolvimento que eu considero perfeito (que eu utilizo atualmente :oops: ) é o seguinte :
IDE : Eclipse 2.1 (integração fantástica com o CVS, suporte ao JUnit e principalmente ao refatoramento de código)
Plugins para Eclipse : Cactus (testes de Servlets e Taglib), JBoss IDE (para trabalhar com XDoclet, utilizo para gerar o web.xml e as minhas tag lib personalizada, também tenho meus templates XDoclet personalizados), Lomboz (Desenvolvimento WEB + Deploy/Undeploy), plugins para gerar equals, hashcode e construtores, também tenho um plugin para trabalhar com o Freemarker Template Language (alternativa ao Velocity).
Ferramenta CASE : Together Edition for Eclipse (abre uma perspectiva de modelagem no Eclipse)
Desenvolvimento SWING : Quando tenho que fazer alguma tela, eu utilizo o NetBeans 3.5
M
mauriciotrust
eu aconselho o emacs… quando vc configura o JDEE fica muito bom… mas se vc prefere um mais avançado que tal o JEDIT com seus vários plugins ???
L
leulima
Eu prefiro o JBuilder 8 e o IntelliJ IDEA. Uso os dois, mas vcs acham que eu comprei eles “originais” ?
J
JBoy_
Rapaz… eu gosto do JCreator. É legal não é tão pesado quanto os outros e se você gosta de saber o que tá sendo escrito (ou seja, você faz :P) ele é bom.
Não espere muitos plugins, gráficos, visualisadores de diabo a quatro que não tem essas coisas. Mas eu comecei nele é dificil deixar né ? :oops:
Acho que podemos ver de duas formas…se vc eh principiante, nada melhor que o notepad do windows e muito estudo. Se já é avançado ou ja sabe bem, o JBuilder (quem tem grana) e o NetBeans (free) eu recomendo, pois ja usei os dois…(principalmente o notepad, o 3º… ).
Para trabalhar com Java para a Web, daí podemos citar o WebSphere…muito bom.
eu usava o JCreator até descobrir o GEL que eu usei até descobrir o VIM
cv1
…que eu usava ate descobrir o Emacs, que eu usava ate descobrir o XEmacs, que eu usava ate descobrir o Eclipse
J
JBoy_
danousse e é citação em cima de citação
bandoleiro
ola ja use o sun one e eclipse:
o eclipse ofere-se mais opçoes para seu trabalho é a melhor ferramenta ma minha opinião…
no caso do editor use o editplus esse negocia de editor do windows nã vale nada…