Gostaria de sujestões para iniciar em java com relação a que ambiente seria melhor para meu caso. Sou analista de sistemas, programador delphi a 5 anos. Me falaram bastante do NetBeans, do Eclipse, do JBuilder, do Sun One. Se a sujestão for Sun One, qual a versão free (se é que existe).
Se vc esta comecando na plataforma java, aconselho vc a começar com um editor de txto básico, como o VI no Linux/Unix ou mesmo um NotePad/Edit no Sistema Dos/Windows. Isto para vc poder dominar toda a estrutura das classes que vc implementar e quando sentir-se pronto para deixar uma IDE fazer o trabalho “sujo” por vc, poderá escolher entre várias.
Quanto a IDEs, eu prefiro o NetBeans, mas existe ainda outra muito badalada, o Eclipse. As duas são ótimas escolhas, mas por escolha pessoal adotei o NetBeans. Quanto as SUn One, é uma IDE NetBeans aperfeiçoada, que teve sua versão Comunnity Edition descontinuada, sendo adotada a versão 3.5 do NetBeans como versão aberta do Sun One. Existem ainda as IDEs pagas, que tem um custo muito elevado, mas que também tem suas vantagens. Aconselho a adquirir um livro, como o das formiguinhas, Java Como Programar, muito bom para quem esta começando.
flw
jgbt
A melhor IDE é aquela que vc se adapta melhor, é uma questão pessoal.
Uso o NetBeans e gosto muito, so que ele é pesado tem que ter maquina.Ja tentei usa o Eclipse mas achei mais complicado de usar.O SunOne tem uma versão free, da uma procurada no site da Sun. Nunca usei o JBuilder mas ja falaram muito bem dele.
Se vc for perguntar por ai, todas IDE’s vão ter seu fãs.
A melhor opção é vc experimentar algumas delas e ai vc decidir.
[]'s
dreamspeaker
Notepad Enterprise Edition…
Falando sério, sugiro que você dê uma pesquisada no histórico do forum, pq esse assunto já foi discutido aqui!!!
TaQ
Eu to no VI faz tempo ehehe. VI e ANT são uma mão-na-roda.
hmichel