Qual o Melhor Banco de Dados?

15 respostas
A

[b]E ai Pessoal do GUJ! Fmz

Tava fazendo uma simples aplicação de java(cadastrar e buscar) aqui para treinar, até q um tio meu acho interessante essa ideia e queria usar o programa para controle de forncedores e clientes em sua pequena empresa…

Cheguei em um dilema aki, e queria saber qual o melhor BD para usar, muitas pessoas dizem mysql, fireborde tals… mas eu queria o access(afinal de naum ser um bd e tals)

E por isso q eu gostaria de saber como posso fazer para trabalhar nas diretivas lá do windows XP para que quando o usuario vá instalar meu programa ele sete lá as diretivas do windows para poder inserir e remover os dados no access?

E aproveitando isso queria perguntar como posso criar um instalador? Seria usando um visual studio da vida e fazendo com que ele copia-se os .class e cria-se um atalho no desktop?

E a repeito de segurança dos .class, já q são faceis de descompilar, vcs sabem alguma coisa q oculte ou embarelhe o codigo?

Desde já agradeço, qm me responder e de qm teve coragem de ler td o que escrevi[/b][color=darkblue] [/color]

15 Respostas

J

Olá AdoroJava, td bem?

Você quer saber qual o melhor banco de dados, mas já antecipa sua preferência pelo Access.

O Access tem seu propósito, seu uso é ótimo em algumas situações. Particularmente eu acho que ele não é a melhor escolha para aplicações corporativas.

Mesmo que o sistema seja pequeno, é bom você já ir se acostumando com um SGDB mais robusto.

Quanto a banco de dados, existem boas opções para você dar uma olhada:

Firebird (um banco de dados  consolidado, muitas empresas usam e tem uma comunidade muito ativa)

SQLite (fiquei impressionado com a facilidade de uso numa aplicação que utilizamos);

<a href="//www.guj.com.br/article.show.logic?id=162" data-bbcode="true">HSQLDB </a>(nunca usei, mas ainda quero fazer uns testes);

JAVA DB  uma aposta da SUN, promete);

MySQL (uma excelente escolha);

Oracle (se você tiver dinheiro);

PostgreeSQL (robusto, implementou vários recursos e conceitos bem antes de alguns banco de dados tradicionais, como o MySQL);

SQL SERVER (da Microsoft).

Eu recomendaria o MySQL, devido as boas experiências que tenho passado com ele.

Firebird e PostgreeSQL tem licenças menos restritivas (você pode incluir eles na sua aplicação comercial), é um dos pontos que podem pesar na escolha.

Marcio_Nogueira

Para aplicacoes corporativas acho o Oracle mais indicado. :wink:

joao.junior

Como alguns já disseram cada caso é um caso, para sites e pequenas aplicações, MYSQL é bom. Para aplicações que demandam mais recursos PostGreSQL é otimo, ele tem a facilidade do MySQL e alguns recursos PL/SQL bons, semelhantes ao ORACLE.

Opinião minha, MYSQL ou PostGreSQL.

valew.

bsmachado

Saiu a versão Oracle gratuita, o Oracle Express Edition, mais conhecido como Oracle 10g.
http://www.oracle.com/global/br/corporate/press/2005_nov/anuncio_express-edition_10g.html

Sobre os outros BD, acho o MySQL melhor…

augustocolom

PostgreSQL

http://www.postgresql.org/download/

C

bsatrianim:
Saiu a versão Oracle gratuita, o Oracle Express Edition, mais conhecido como Oracle 10g.
http://www.oracle.com/global/br/corporate/press/2005_nov/anuncio_express-edition_10g.html

Sobre os outros BD, acho o MySQL melhor…

NOT

Oracle 10g é a versão do Oracle.
Dai, um dos ‘sabores’ é o XE(eXpress Edition), e estou é gratuito, até 4GBs de uso em disco.

E para o seu problema, não sei pq, mas acho que seria muito interessante para a sua aplicação usar uma versão embarcada de algum banco. Pesquise sobre ‘java db embedded’ ou veja ESSE link do GUJ. Assim, vc se issentaria de ter que se preocupar em instalar um banco na sua aplicação.
IMO

Y

Uso e recomendo o MySQL.

=D

bsmachado

Olá Gujers.
Vendo algumas vagas na área de TI, vejo que estão pedindo Oracle 10 g e então resolvi da uma estudada nele… Instalei na minha máq. e to fuçando nele, queria saber se alguem conhece algum site de preferencia em português… que ensine a mexer com tabelas e também alguns conceitos sobre esse BD?
Vlw 8)

LucasAdri07

Aqui na empresa usamos MySQL, ele é muito bom, não da dor de cabeça, e é de facil uso.

UMC

É aquele que armazena dados! (rsrrsrs “zuera”)

Eu já trabalhei com MySQL e PostgreSQL e não tive nenhum problema sério!

Mais sem dúvida ORACLE e melhor de todos! “Apesar de nunca te trabalhado com o mesmo! rsrs”
:smiley: :smiley: :smiley: :smiley:
vlw

boneazul

UMC:

Mais sem dúvida ORACLE e melhor de todos! “Apesar de nunca te trabalhado com o mesmo! rsrs”
vlw

Se voce soubesse a gambiarreira que o oracle é por dentro…se chora…kkkkkk

eu ia de postgres…velocidade do mysql com robustez do oracle…

Felagund

boneazul:
UMC:

vlw

[2]

UMC

Felagund:
boneazul:
UMC:

vlw

[2]

hehe
+[1]

sergiotaborda

AdoroJava:
[b]E ai Pessoal do GUJ! Fmz

Tava fazendo uma simples aplicação de java(cadastrar e buscar) aqui para treinar, até q um tio meu acho interessante essa ideia e queria usar o programa para controle de forncedores e clientes em sua pequena empresa…

Cheguei em um dilema aki, e queria saber qual o melhor BD para usar, muitas pessoas dizem mysql, fireborde tals… mas eu queria o access(afinal de naum ser um bd e tals)

Não existe um melhor banco de dados. Existe um melhor banco de dados para a aplicação em causa.
No seu caso parece que vc quer um banco embarcado. Embora isso não seja uma boa idéia para sistema de gerencia como o que o seu tio quer,
vc pode usar um banco embarcado. O HSQL , por exemplo é simples o suficiente para esse fim e substitui o Access. O Access não é grátis, o HSQL é.
Não pense nem por um segundo usar um access pirata.

No campo dos bancos não embarcados o melhor é o PostgreSQL. Ele é grátis, facil de instalar e gerenciar. Tem um SQL mais completo e intuitivo e é transacional. Vc baixa do site e em 15 minutos já está usado.

perdeu

Depende do requisito critico da sua aplicação se é rapidez, segurança ectc…

Criado 10 de julho de 2009
Ultima resposta 24 de mar. de 2010
Respostas 15
Participantes 14