Qual o melhor caminha a seguir

6 respostas
R

Olá Pessoal !!!

É o seguinte, tô pensando em (re)iniciar a facul no próximo ano, e gostaria da ajuda de vc´s sobre ‘qual o melhor caminho’ … a um ano parei meu curso SI na UNISA … um dos principais motivos era que o conteúdo abordado na área de desenvolvimento era muito fraco, para terem uma idéia, ‘talvez’ só teriamos java no último semestre do curso … e durante seria só pascal e uma tal de prolog … mas estou pesando em retornar … vc´s podem me indicar uma faculdade que forneça grande abordagem nessa área … sei que inicialmente o foco é a lógica … mas ficar no portugol durante 4 anos … ai não dá !!! outra coisa SI é o melhor caminho mesmo ?

Valeuh pelo apoio !!!
Ronie

6 Respostas

M

cara… eu fazia Ciência da Computação numa faculdade bem ruinzinha com relação a informatica numa cidade interiorana do RS, ai tranquei no 5º semestre e vim pra POA, e pedi transferencia para Sistemas de Informação… onde só 3 cadeiras minhas foram aceitas… ou seja, vou começar do zero… mas, sei lá, tu tem q ver as diferenças de um curso pro outro… em CC tu vai te formar um cientista, vai ter conhecimento para criar coisas novas e tal… e em SI tu vai e estar voltado para a empresa, ou seja, aplicar as soluções oferecidas pela CC em empresas… entre os 2 cursos, eu fico com SI… ah, e se quer uma faculdade boa, vai pra PUC… pelo preço q eles cobram tem q ser uma das melhores do país!

P

Olá,

Sistemas de Informação (ou qualqeur nome que indique a mesma coisa) é como o Matheus falou, aplicar soluções às empresas. Um bacharel nessa área sabe resolver um problema prático usando tecnologia, mas não foca em pesquisa e desenvolvimento.

Um cientista da computação geralmente recebe muito conheciemnto teórico, e pdoe ter alguma dificuldade em entrar no mundo real (i.e. empresas), entretanto esses são geralmente bem mais preparados para os problemas técnicos, e como todo mundo tem que trabalhar em uma hora na vida, acaba se dando bem.

Eu acredito que varie de caso em caso, para mim Ciência da Computação seria ideal, mas por mil motivos estou tentando terminar SI.

Especificamente sobre Java, meu conselho é: esqueça linguagem. Quer aprender java? Procure um curso ou um livro, mas uma boa facudlade vait er dar aula de conceitos, nãod e linguagem. POde ser portugol mesmo, mas o ideal é que o aluno possa compilar e rodar o programa. As melhores aulas têm trabalhos do tipo: faça uma coisa para resolver o problema X, em qualquer linguagem, desde que você use o método Y.

Linguages, paradigmas, plataformas… isso tudo passa. O conhecimento em computação real é muito mais que isso :wink:

[]s

M

como meu ex-professor de programação sempre dizia… Tu sabendo dirigir, dirige qualquer carro… (vide carro como uma linguagem)… e só acentuando oq o pcalcado mencionou, CC é mais voltado para a pesquisa mesmo, meio fora da realidade empresarial… mas isso nós vemos todos os dias, da pra se contar nos dedos empresas de médio porte q desenvolvem sistemas seguindo design patterns por ex… Mas com certeza o profissional de CC é mais preparado com relação a conteúdo técnico… não tenha dúvidas… pois o profissional de SI é mais voltado para a empresa… como ja dito

M

E cara é como os caras ai disseram! Vc achar que vai aprender tudo de java em uma faculdade, o suficiente para tirar um certificação, é ilusão! Em SI eles podem até te ensinar java mas vai ser algo basico só uma base para vc progredir sozinho depois!

Sistemas de informação formam um cara mais apto para trabalhar junto a empresas apresentar soluções eficiente dar consultoria e tudo mais! Já ciencia da computação exercita seu lado criativo, construtivo! Eu particularmente prefiro Ciencia da computação. Tá certo que o cara que faz Ciencia é meio nerd meio fora do mercado e tal mas este é bem mais criativo! ele não seguie a moda do momento, ele cria a nova moda!

Como Bill Gates disse certa vez: Cuidado quando encher o saco daquele nerdezinho da escola pois um dia vc poderá estar trabalhando para ele!

M

“maxwell_monteiro”:

Cuidado quando encher o saco daquele nerdezinho da escola pois um dia vc poderá estar trabalhando para ele!

hauehaehuae, afude :twisted: :twisted: :twisted:

R

Valeuh pelas dicas !!!

Ronie

Criado 1 de fevereiro de 2005
Ultima resposta 2 de fev. de 2005
Respostas 6
Participantes 4