Qual o melhor caminho?

5 respostas
Aprendiz_de_java

Olá Pessoal , Sou novo aqui no fórum .

Até janeiro deste ano nunca havia programado ( apenas fazia sites estáticos)
Foi quando resolvi aprender uma linguagem de programação e após olhar algumas , simpatizei mais com java.

Dai , liguei na sun e falei minha situaçao e eles falaram que tinha um curso otimo para iniciantes. (sl-110 /5 dias e depois o 275/ 5 dias). Fui fazer. Me ferrei nao entendi nada…fiquei viajando e muito bravo com a mulher que vendeu o curso.

Entao fiz um outro curso em outro lugar (agora com jsp…) na minha cidade e lá tive uma boa noçao e entendi o que o curso da sun quiz me mostrar.(fundamentos da linguagem)

Hoje estou focado apenas nos fundamentos e adorando Java, uso as apostilas da sun e o livro"use a cabeça" Sierra e Bates.

Pergunto?
Sigo estudando os fundamentos para tentar a certificaçao mas adiante.

Arrumo um estágio e assim entenderei melhor para depois estudar para certificaçao?

As vezes tudo me parece meio abstrato , parece que nunca vou entender Java. É normal ou está me faltando alguma coisa ? Dizem que pegar java logo de cara é loucura, que eu deveria ter aprendido outra linguegem e depois java? Está certo?

Quem por favor poder me passar uma orientaçao…Agradeço muito desde já.

Abraços e muito Obrigado.

5 Respostas

E

Acho que java é uma boa linguagem para aprender a programar, apesar de eu ter aprendido com pascal. Acho que vc deve fazer o seguinte:

-Aprenda a sintaxe basica do java
-Aprenda o paradigma da Orientação a Objeto
-Programe muito muito muito.
-Um estágio também seria muito bom

cassio

Eu comecei a programar primeiro em C, depois em C++, e depois fui pro Java e outras linguagens. E tem MUIIITAA coisa que ainda não sei, direto estou postando minhas dúvidas aqui no GUJ por exemplo. Mas o que me ajudou a aprender Java foi ter uma boa noção de C++ e da mecânica por trás da linguagem, ou seja: Orientação a Objeto.
OO é o que há de mais importante. Se vc entender bem OO, o resto é sintaxe e prática. Com um pouco de estudo vc vai ficando por dentro das tecnologias e dos recursos que a linguagem lhe oferece… De resto?! Gastar o dedo no teclado, meu camarada… :lol:
Mas vejo que vc começou com uma boa bibliografia! Bons livros :slight_smile: Se vc souber um pouco de inglês sugiro que vc baixe alguns livros sobre Java da Editora O’reilly, são muito bons e vc acha de monte pelo Emule…
É legal vc sempre procurar bons livros, estudar um capítulo, pegar os exercícios, tentar fazer sozinho e tal… Vai mudando isso e aquilo e vendo o que acontece e assim traçando paralelos com o que já foi visto… Na prática é que se aprende mesmo.
Um estágio é uma mão na roda também, mas cuidado: Apesar de programação WEB/Banco de Dados serem pontos evidentes na utilização do Java atualmente, programação não é só isso! às vezes um estágio acaba focando somente uma área da linguagem, sendo que tem muitas outras coisas interessantes! Seja curioso!
bom é isso!

Abraço!

A

Olá Aprendiz,

Acho que estou numa situação muito parecida com a tua. Sempre trabalhei na área de redes e infra-estrutura, o mais próximo que havia chegado de programação, foi com linguagem BASIC para micro-controladores!

Como estava muito insatisfeito com a área de infra, resolvi mudar para desenvolvimento e fui direto ao Java. Conhecer outras linguagens não me fez falta e não achei que foi loucura começar com Java. Claro que tive muita dificuldade, até porque é completamente diferente de tudo com o que eu já havia trabalhado.

Entender OO foi minha maior dificuldade, e ainda tropeço muito com isso. No momento, pretendo comprar o livro da Keith Sierra para estudar, e programar algum sistema que “venderei” para mim mesmo (seguindo a dica de alguém aqui do Fórum).

Parece-me que entender os fundamentos de OO, a sintaxe do Java e praticar muito, seja num estágio ou em casa mesmo, é a melhor maneira para se aprender Java.

Abraços,
Alexandre

Roger75

Que estranho, quando fiz o curso SL275 eu gostei, vai ver que como está começando sentiu dificuldades, mas isso é normal.

Uma coisa que a pessoa, que se aventura a entrar nesta área, tem que ter em mente é de que ela deve estar aberta a sempre aprender coisas novas. Não basta apenas aprender a linguagem, sempre surgem novos frameworks e tecnologias. Por exemplo, a alguns anos atrás ninguém falava muito de Spring e Hibernate, e possivelmente daqui a algum tempo surgirá alguma tecnologia diferente, por isso há sempre a necessidade de se atualizar.

Aconselho a tirar a certificação pois abre muitas portas, mas também procure sempre verificar o que as vagas de java estão exigindo, pois tem muita coisa que as empresas exigem que vai além da certificação.

Aprendiz_de_java

Roger75:
Que estranho, quando fiz o curso SL275 eu gostei, vai ver que como está começando sentiu dificuldades, mas isso é normal.

Uma coisa que a pessoa, que se aventura a entrar nesta área, tem que ter em mente é de que ela deve estar aberta a sempre aprender coisas novas. Não basta apenas aprender a linguagem, sempre surgem novos frameworks e tecnologias. Por exemplo, a alguns anos atrás ninguém falava muito de Spring e Hibernate, e possivelmente daqui a algum tempo surgirá alguma tecnologia diferente, por isso há sempre a necessidade de se atualizar.

Aconselho a tirar a certificação pois abre muitas portas, mas também procure sempre verificar o que as vagas de java estão exigindo, pois tem muita coisa que as empresas exigem que vai além da certificação.

Olá Roger,
Tambem gostei do SL-275,o que pegou é que fiz o SL-110 em apenas 4 dias (pois era semana de feriado) e na semana seguinte já comecou o SL-275. Agora, imagina para quem nunca havia programado receber informaçao destes 2 cursos em 9 dias…(nao aconselho a nenhum principiante).

Mas hoje sou apaixonado por java e quero aprender a todo custo o Universo java. Bola pra frente sempre…

Obrigado ao Roger e aos outros colegas que tem respondido este topico.Voces nao tem ideia de como estao me ajudando dando suas opinioes.(quem quiser responder mais , ficarei contente)

Abraços.

Criado 1 de agosto de 2006
Ultima resposta 2 de ago. de 2006
Respostas 5
Participantes 5