Qual o melhor ide pra começar java na minha faculdade usa o Jcreator mais vejo o pessoal falar que o NetBeans e bem melhor e que o eclipse e o que as empresas mais gostam… mais o que vcs acham sobre isso???
Qual o melhor ide?
8 Respostas
opa beleza,
bom tanto Netbeans, quanto Eclipse, os 2 IDE’s são
muito bons, o Netbeans tem um estilo que lembra muito
o Delphi geralmente as pessoas que estão migrando do Delphi
para Java acabam optando pelo Netbeans por sua similaridade
de uso, tambem é um IDE muito bom, porem tem algumas
caracteristicas que não me agrada relacionada ao uso, geração
de código, formatação, … porém acho muito produtiva para
montar interfaces de sistemas desktop em swing…
agora o Eclipse, bom este é o IDE de minha preferencia,
digamos que é voltada mais para pessoas com caracteristicas
de codificadores, programadores que estão habituados a
codigos e mais codigos, possui um excelente suporte para codificação
com uma gama muito vasta de plugins para auxilio no desenvolvimento
em java, porem é um IDE que mesmo com os plugins de desenvolvimento
visual para interfaces de sistemas desktop ainda não acho muito
facil ou agradavel de utilizar, por enquanto ainda prefiro o Netbeans
para construir interfaces de sistemas desktop, agora existe o
Matisse para o Eclipse um plugin muito bom para desenvolvimento
de interface o mesmo conceito utilizado no Netbeans 5 que facilita muito
o desenvolvimento visual de telas, mas enquanto isso que só fiquei sabendo
que este plugin apenas está disponivel para o MyEclipse o jeito é esperar :razz:
agora a famosa questão, qual é o melhor IDE, bom isso é algo
impossivel de responder, uma resposta que fale por todos,
como comentei isso vai muito do perfil da pessoa que vai usar o IDE
para uns o Netbeans é melhor, para outros o Eclipse é melhor,
como avaliar qual o melhor, isso o unico jeito é testando, e o melhor
IDE para você vai ser o que você se adaptar melhor e te possibilitar
um maior rendimento/performance/facilidade na programação java 
ps.: nesses links você encontrará material sobre os IDE’s
PJ - IDE
GUJ - IDE
abraços
A melhor IDE é aquela que você se adaptar melhor e conseguir tirar mais proveito. Seja ela Netbeans, eclipse, jbuilder, jcreator, notepad…
Concordo plenamente com o rangel e com o AnjoSupremo.
Vai depender do tipo de programador que vc é.
CAda um tem sua vantagem, eu tenho o Netbeans e o Eclipse instalados aqui e até pra fazer as Interfaces eu prefiro o Eclipse com o plugin VE.
Acho o JBuilder meio sem graça, pois se vc precisa levar sua aplicação para um outro computador, tem que levar trocentas bibliotecas dele…
FAça o seguinte, eu aconselho a instalar o Eclipse e o NetBeans. Brinque com as duas, e veja qual te agrada mais… São as melhores!
eu uso o eclipse mais por causa dos plugins
Pra começar em Java o melhor é o mais simples possivel!
Eu sou iniciante também e gostei muito do GEL
( http://www.gexperts.com ), é uma IDE bem simples, e facilita muito a codificação, sem ter muitos detalhes a ser configurados e tal…
Eu também prefiro o Eclipse, por causa dos plugins. Mas o NetBeans tem suas vantagens.
Bom, isso depende muito do foco. Se for para aprender java, o JCreator é uma ótima IDE. Pelo simples fato de você ter que fazer muita coisa na mão. É assim mesmo que se aprende. Agora se você ja manja tudo de Classpath, criação de jar, Manifest, Ant, etc, não tem porque continuar fazendo na mão. Ai é hora de partir para uma ferramente que agilize o trabalho.
Eu particularmente gosto muito do NetBeans. Mas tenho que admitir que para a web o eclipse tem mais vantagens. O Editor dele é mais rico que o do Netbens em funcionalidades. A diferença não é muita, mas são pequenos detalhes que na minha opnião desempatam.
Bom, agora vem a questão. Se você ja sabe tudo de classpath e etc, mas não sabe nada de Swing e quer aprender. É uma boa tambem fazer na mão, mas o Netbens é uma ótima fonte de referencia. Eu mesmo quando quero criar algo que estou na duvida da melhor forma de implementar, uso o Netbean só pra ver como ele gera o código. Para Swing não tem IDE melhor no momento. Mas isso é muito pessoal e depende muito da situação. O Netbeans vem crescendo muito com apoio da sun. Agora terá um "plugin"da JBoss e tambem um da “AMD” para C++. Recentimente saiu até uma edição de revista voltada para ele… “Netbeans Magazine”. Talvez as empresas adotem ela para web tambem em um futuro proximo.
Mas o eclipse tem o apoio da IBM e conta com uma comunidade forte, além da adoção em massa pelas empreses que desenvolvem usando java.
No no momento eu diria o seguinte:
Aprender java -> JCreator, GEL e similares.
Mercado: -> Eclipse (Principalmente WEB)
Swing: -> Netbens.