Na minha opinião Java 2 Como Programar, Excepcional
Deveriam deixar essa pesquisa com seleção múltipla, pois, na minha opinião, alguns livros da relação se completam, fora que deixaram de fora duas principais fontes de referência que são os tutoriais da Sun e o livro “Think in Java”.
Para mim, Core Java 2 e How to Java, do Deitel, são duas obras completas para o início dos trabalhos com a linguagem, foi o que usei e é o que eu indico!
Eu aprendí Java com Introdução ao Java - (Jandl Junior, Peter), quando ainda era uma apostila em PDF, liberada na internet. Hoje é um livro, muito útil ao leigo em Java.
Olha, nao existe uma “formula magica”. Ha pessoas que se adaptam muito bem ao Java Como Programar por ser bem completo, porem ha pessoas que, pelo mesmo fato de ser tao completo, preferem algo mais simples e direto.
Eu sugiro ir numa livraria, pegar alguns livros e tirar um tempo para analisar eles.
Rafael
Boa parte do que aprendi sobre java foi com Core Java e o Java Como Programar, acho que são os melhores.
Na verdade todos livros são bons, até aqueles que não foram citados.
As vezes cada livro aborda determinado assunto de forma diferente, quando voce nao consegue entender certa explicação em um consegue entender no outro. Já pincelei alguns livros, dentre ele JAVA 1001 dicas, é um livro que realmente tem umas dicas muito boas tanto para leigos quanto para não leigos. 8)
Eu tenho preferencia pelo dos DEITEL e já ouvi falar muito do CORE JAVA
O meu voto é para o Core Java, pela linguagem fácil. Mas concodo com o Rafael, o importante é a pessoa analisar mais de uma fonte de estudo.