Qual o melhor meio de distribuir applets assinadas?

4 respostas
S

Salve! Desenvolvo um sistema onde uma applet faz a GUI. Eu tenho que distribuir isso pros clientes, e a idéia é que eles usem em qualquer pc. O problema é que precisa ter o certificado, importar o certificado e mexer em arquivos policy. Tem um meio mais rápido para o usuário final de distribuir a aplicação? algo que seja transparente pra ele.

Pensei em fazer um .bat (http://www.guj.com.br/posts/list/108025.java#582785). Só não sei como fazer um .bat que faça tudo isso sozinho.

Agradeço e um ótimo dia a todos

4 Respostas

T

É claro, só que vai sair caro. Você tem de comprar um certificado da Verisign. Aí você assina a applet com esse certificado. Um dos problemas é que você vai ter de renovar o certificado todos os anos.

Se o cliente aceitar um certificado fajuto, você pode assinar com um certificado fajuto também, mas aí é você que tem de explicar porque é que tem de aceitar um applet com certificado fajuto para seu cliente.

S

é, eu concordo. A idéia é fazer ser barato e simples de mexer. Não tem nenhuma situação acessível? Mesmo com um certificado xing ling, não tem como eu configurar a maquina dele pro certificado com um clique?

sergiotaborda

shamanpyro:
Salve! Desenvolvo um sistema onde uma applet faz a GUI. Eu tenho que distribuir isso pros clientes, e a idéia é que eles usem em qualquer pc. O problema é que precisa ter o certificado, importar o certificado e mexer em arquivos policy. Tem um meio mais rápido para o usuário final de distribuir a aplicação? algo que seja transparente pra ele.

Pensei em fazer um .bat (http://www.guj.com.br/posts/list/108025.java#582785). Só não sei como fazer um .bat que faça tudo isso sozinho.

Que eu saiba a melhor forma de destribuir um applet é pela web :shock:
O certificado vc pdoe gerar usando o keytool que acompanha o JDK, mas esse certificado embora válido não é verificado.
Para verificar o certificado vc precisa de um agencia independente como a Verysign ou outras. Procure pela agencia de certificados digitais no Brasil. Contudo esta verificação não é necessária para que o appllet funcione. Se os seus clientes confiam em vc eles aceitarão o certificado ( como no site da Caixa Economica cujo certificado não é verificado) - obraowser vai apresentar uma mensagem perguntando ao usuário se aceita a execução do applet.

A assinatura do jar do applet é feita via java mesmo ou pelo ant. O certificado tem que ficar no keystore (seja ele feito por vc ou verificado por terceiros )

S

Obrigado pela resposta. Sim, disso eu sei. Agora, o cliente precisa saber o mínimo de java e importar o certificado pelo keytool né? Além de mexer em arquivos policy

Criado 30 de outubro de 2008
Ultima resposta 30 de out. de 2008
Respostas 4
Participantes 3