Olá ,
Gostaria de saber qual melhor programa para desenvolver em Java, Eclipse ou Netbeans?
Gosto do NetBeans, pois me parece mais simples, usei ele até pra fazer uns teste com C e C++. Só acho ele meio feio, neste quesito o Eclipse ganha, ele tem uma aparencia melhor.
Você já viu o IntelliJ IDEA? Ele é bem legal também.
Faça o seguinte: São todos gratuitos. Instale todos, use cada um por um tempo, tipo uma ou duas semanas cada um, e veja qual lhe apetece mais.
Depende dos seus objetivos, se for mercado de trabalho, melhor se acostumar para ser produtivo usando Eclipse.
Netbeans é ruim por ser feito em Swing. Eclipse usa UI nativa do sistema operacional, por isso é fluido e com aparência bonita e natural de acordo com o SO.
NetBeans em Swing e Eclipse nativo? Isso explica muita coisa.
Exatamente. Embora o Eclipse seja feito em Java, na parte gráfica ele usa o toolkit SWT, que acessa componentes nativos de acordo com SO compatível.
Infelizmente a maioria da comunidade Java foi contra a adoção de SWT para criar sistemas, desde a época que desktop ainda estava em alta, porque a maioria dos Javeiros puros não gostam de soluções portáveis e sim diretamente multiplataforma, mesmo que sacrifique o usuário com qualidade inferior.
Curioso é que ao longo de todo esse tempo a maioria ter preferido usar IDE que usa SWT mas ter preferido entregar para os clientes aplicações feitas em Swing. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
A melhor IDE pra mim é sem dúvida nenhuma o Intellij IDEA. Tem o melhor editor para codificação, assim como, o melhor processo de debug. E pra mim editor conta muito, odeio estar digitando código no Eclipse ou NetBeans e ter que ficar esperando ele destravar depois que usei o ctrl+espaço ou enquanto espero ele decidirem se existe ou não o import de uma classe para a variavel digitada.
Porém, para aplicações web você vai precisar comprar uma licença para usar todos os recursos disponíveis do IDEA. A versão free, ou Community, é limitadíssima para desenvolvimento web, nem plugin para gerenciamento dos servidores está disponível. Mas para SE ou Android você pode usar tranquilo.
Tem como me ajudar javaflex em um projeto que estou fazendo de aulas de youtube?
Cria um tópico sobre sua dúvida, assim qualquer um que souber poderá ajudar.
Dizem que 80% das coisas são feitas em Eclipse, as outras 20% são feitas no NetBeens. Fato é que quanto mais recursos o editor for absorvendo, tanto Eclipse quanto NetBeens vão virando uma carroça. Existe muito preconceito com o NeteBees, muita gente sai repetindo o que outros falaram sem nem saber. Isto porque o NetBeens já vem com seu pacote completo, logo se torna mais “pesado” que o Eclipse, que também se tornará uma “carroça” conforme os recursos vão sendo adicionados. Os dois são muito bons, e eu tenho preferência pelo Eclipse, por isso o recomendo. Outra coisa, caso você esteja começado a programar, recomendo que deixe de lado os editores, e use o BlueJ, para que você possa reforçar seu aprendizado. Meus professores me ensinaram isso, e tem ajudado muito na minha evolução, claro que boto a mão na “massa” mesmo, mas melhor assim, tem gerado confiança total. Os editores são ótimos, o problema é que eles fazem tudo por nós, mas quando estamos diante de uma entrevista onde tudo é uma folha de papel ou um bloco de notas, aí o cara trava legal. No BlueJ, no Bloco de Notas, numa folha de papel, a gente é obrigado a escrever as partes básicas do código, coisa que já vem pronta quando abrimos os editores. Forte abraço e boa sorte!
Isso vai depender de qual LookAndFeell você estiver usando. A aparencia de um programa Java, você pode fazer parecer com o Windows 8 por exemplo, tenho alguns LookAndFeels aqui que são perfeitos. Um otimo que tenho é um que deixa o programa todo como o Office 2013
Olá. Utilizo as duas IDEs. Cada uma tem sua peculiaridade. O NetBeans é mais intuitivo para quem ainda está começando, porém sua instalação traz muitos plugins que nem sempre utilizamos. O Eclipse apesar de ser menos intuitivo, sua instalação é mais leve, você tem a possibilidade de instalar apenas o que realmente irá utilizar e quando preciso desenvolver alguma ferramenta desktop (Swing) prefiro utilizar o eclipse por te mais flexibilidade na manipulação dos código.
é uma questão de gosto. eu em particular curto muito o eclipse. Não sei porque mais até o nome me leva para lá. os dois são bons, mas uma coisa que gosto é a leveza do eclipse.
Concordo, não tem nem comparação a fluidez de uma UI que utiliza recursos nativos do SO em relação a pesada UI Swing utilizada pelo Netbeans.
Uso o IntelliJ Community e acho melhor que o Eclipse. NetBeans usava quando estava na faculdade, ele tem muita coisa que facilita, já vi empresas sérias que utilizava ele como ferramenta principal, deviam ser muito produtivos. O problema dele mesmo é que é muito pesado
Eu prefiro o netbens posi é mais simples