Qual o padrão que vocês utlizam para as telas, eventos com o modelo ou binding?

Boa tarde pessoal

Eu trabalho com Delphi desde 2004 e com java para web a uns 3 anos. No mundo desktop com Java / Swing, como vocês normalmente constroem as telas? Vocês utilizam algum tipo de framework, binding ou a tela busca tudo no modelo através de eventos ?
Eu vi que no Netbeans os documentos sugerem que seja feito com o beans binding mas ele tem algumas falhas que eu já verifiquei.

O que eu gostaria de saber aqui é se:

1 - Vocês utilizam algum editor visual ou montam tudo na mão?
2 - Se utilizam editor, qual usam e se utilizando alguma funcionalidade extra dele.
3 - Se não usam, como montam a questão de passar os valores dos pojos para os componentes e vice-versa.
4 - Vocês utilizam controladores? Eu montei no meu processo uma estrutura mais ou menos assim: pojo -> dao -> servicocrud -> controlador (onde este último é o que está próximo à tela).

grato

Construo as telas na mão mesmo. Usamos aqui algumas coisas do JGoodies para formulários, layouts e binds. Na arquitetura atual que trabalho não temos controladores, mas acredito ser uma boa criar alguém com esse papel.

No caso você monta a vinculação como? Teria como vc me mostrar um exemplo seu?

Infelizmente não posso. É uma aplicação crítica, bancária. Dá uma pesquisada pelo JGoodies.

ok obrigado

Bom, eu uso o Netbeans para desenvolver e nao tenho problemas com ele…
Dependendo do que for usar, eu faço o downlode de bibliotecas…
sim, eu uso os controladores afinal isso facilita a vida de todos nós