Ola pessoal sou novo aki no forum. bom sou aluno da USCS curso ciência da computação e a algumas semanas teve a semana Java foi onde conheci o forum guj atraves de uma palestra mto interesante ministrada por Paulo Silveira bem meus conhecimentos em java são basicos fiz um curso na faculdade mesmo onde aprendi apenas uma introdução a linguagem java gostaria de saber de vocês qual o melhor caminho para iniciar na programação lembrando q nunca programei na vida bom essa e mina duvida espero q vcs possa me ajudar origado.
Qual o primeiro passo para aprender programação?
17 Respostas
Cara… Começa com da Caelum.
www.caelum.com.br
pega a apostila do curso FJ-11. Ela é muito boa e bem basica. E vc vai começar de maneira correta.
Depois q terminar essa, pega a do FJ-16 e depois FJ-21.
Daí vc já pod arrumar um emprego e se lascar todo dia com Java…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas falando sério… Esse aí é minha dica…
Abraço
Acessa DevMedia e se puder assina as revistas lá, é mto massa. aprendi muito com eles. Tem video aulas e muito mais… é isso ae…
good luck
Livro Java - Como Programar (Deitel e Deitel) 
Deitel nãooooooooooooooooooooooooooooooooooo…
Deitel nãooooooooooooooooooooooooooooooooooo…
Nao sei porque nao, eu aprendi bastante com o livro Java Como Programar.
Cada pessoa gosta de um livro por convivencia, é o mesmo que fazer academia em um lugar e tentar fazer em outro. No primeiro dia voce ja desisti!
Mas, se nao tem dinheiro para comprar livros, baixe as apostilas da Caelum, como te indicaram. Elas sao boas, e sera o mesmo que voce aprenderia com os livros.
Abraços
++
Quer programar e nunca programou antes?
Começa por um curso de Lógica de Programação, a própria Caelum tem os cursos ou mesmo a apostila. Programar de acordo com as linguagens não é tão díficil, díficil para alguns como eu é associar a lógica e sem isso complica.
Fiz recentemente um curso de Java e Orientação a Objetos pela Caelum e aprovei.
Na faculdade comecei programando com C++, que dá uma base bem clara de programação para iniciantes e agora estou aprendendo Java.
Aprender a Logica de Programação antes de qualquer linguagem.
Concordo que deve primeiro ter uma noção de lógica de programação. Por que não dá diretamente para cair numa orientação objetos sem ter uma lógica por base.
^^
Quem recomenda o Livro do DEITEL provavelmente nunca leu outro livro, pois ele é muito cansativo de ler!
Recomendo fortemente ler o livro “Use a Cabeça! Java” da Kathy Sierra.
Realmente primeiro de tudo e a logica de programação, depois estuda programação junto com UML, a programação a mais filosofica do que objetiva ^^
++
Recomendo aprender com Ruby, sério, é muito mais natural do que Java para pegar lógica, depois aplica isso na linguagem que preferir.
[]s
Realmente tente iniciar por logica de programaçao depois javascript ou outra linguagem mais simples
depois baixe a apostila da caelum q e mt boa fj-11
Quer programar e nunca programou antes?
Começa por um curso de Lógica de Programação, a própria Caelum tem os cursos ou mesmo a apostila. Programar de acordo com as linguagens não é tão díficil, díficil para alguns como eu é associar a lógica e sem isso complica.
Fiz recentemente um curso de Java e Orientação a Objetos pela Caelum e aprovei.
Na faculdade comecei programando com C++, que dá uma base bem clara de programação para iniciantes e agora estou aprendendo Java.
É que o criador do tópico disse que estuda na USCS curso ciência da computação.
Provavelmente ele aprenderá lógica nas carteiras da academia, e quer avançar rapidamente na linguagem, coisa que demora pra ser visto na faculdade, por ter que cumprir uma carga de matérias na área de humanas.
Valeu galera achei interesante começar primeiro com logica de programação obrigado pelas dicas
Lógica
Quem recomenda o Livro do DEITEL provavelmente nunca leu outro livro, pois ele é muito cansativo de ler!Recomendo fortemente ler o livro “Use a Cabeça! Java” da Kathy Sierra.
Isso do livro ser cansativo varia de pessoa pra pessoa. Eu começei pelo Deitel e não me arrependo
Eu recomendo ambos (mas escolha apenas um por tratarem “o mesmo assunto”).
Apostila é legal para um Start mais rápido pois, em geral, o conteúdo está um pouco mais "mastigado"
Mas, se não conhece lógica de programação, melhor começar por aí (neste caso não me recordo de nenhum livro).
Ou você tem facilidade com lógica de programação, ou ainda não aprendeu muito sobre C++
(não acho que C++ seja uma linguagem para iniciantes, especialmente quando entra no assunto de ponteiros e referências). Mas isso é assunto para outro tópico