Fiz 1 ano e 5 meses de experiência (incluindo estágio) trabalhando principalmente com Java. Outras coisas que acabei lidando um pouco no trabalho foi:
- duas ou três telas básicas de front-end (HTML, CSS, JavaScript)
- umas oito ou nove correções de bugs num sistema C# / .NET
- umas queries e CRUDs básicos em Elasticsearch, mas nada complexo
- umas queries e CRUDs básicos num banco não-relacional (não usamos banco relacional)
- códigos Java pra salvar e deletar arquivos no AWS S3
- códigos Java para buscar e mandar mensagens nas filas do AWS SQS
- APIs REST usanvo JAX-RS
Essas basicamente são as principais coisas que “aprendi” ou pelo menos tive um pouco de contato.
Dito isso, queria saber se estou evoluindo muito devagar, se estou na média ou se tô indo bem até? Eu me sinto mal porque todas essas coisas eu só pincelei e não sinto que realmente “aprendi” elas. Ou com todo mundo é assim mesmo?
E dado esse mini background meu, qual seria o meu próximo passo? No que devo focar? O que devo estudar? Eu tô bem disposto a gastar um bom tempo com livros e cursos esse ano, mas tenho medo de acabar gastando tempo, esforço e dinheiro em assuntos que não é tão relevante pra mim agora (ainda não sei se vale a pena gastar tanto tempo e dinheiro pra tirar a certificação OCP, por exemplo; ou se devo estudar mais CSS, que é algo que tive dificuldade quando desenvolvi as telas, mas gostaria que meu foco fosse back-end, etc.)