Eu era um calouro de Análise de Sistema que nao fazia questão de aprender java (um caso raro), queria deixar de ser um meia boca em ASP.NET para ser um profundo conhecedor, e saber o minino suficiente para caso precisa-se aprender Delphi ou .NET(Windows form). Apesar de não saber java, sempre soube da relevância do java para nosso meio, e nessas férias quis saber mais (bem mais) sobre java para poder estágiar caso a oportunidade surgir.
Estou na seguinte situação: Acabei de absorver o “Use a Cabeça Java”, qual é o proximo passo, j2se ou j2ee?
Quero desenvolver algo em java realmente util, sei modelar e implementar bases mysql (uso com asp.net), tendo isso qual dessas especificações HOJE seria o melhor passo? Sobre a sua especificação qual melhor livro?
Saiba que procurei (de verdade) e nao encontei nada concreto que me de confiança à investir reais em um livro da mesma forma que me deu à comprar o Use a cabeça. Talvez porque os topicos dos fóruns respondem essas perguntas falando sobre tecnologias que para nós sejam abstratas (EJBs, Struts, Hibernate, Padrões de projeto, etc), que so me rendeu horas de wikipédia
.
Qualquer dica serei profundamente grato 
dm"