Qual o proximo passo?

10 respostas
J

Eu era um calouro de Análise de Sistema que nao fazia questão de aprender java (um caso raro), queria deixar de ser um meia boca em ASP.NET para ser um profundo conhecedor, e saber o minino suficiente para caso precisa-se aprender Delphi ou .NET(Windows form). Apesar de não saber java, sempre soube da relevância do java para nosso meio, e nessas férias quis saber mais (bem mais) sobre java para poder estágiar caso a oportunidade surgir.

Estou na seguinte situação: Acabei de absorver o “Use a Cabeça Java”, qual é o proximo passo, j2se ou j2ee?

Quero desenvolver algo em java realmente util, sei modelar e implementar bases mysql (uso com asp.net), tendo isso qual dessas especificações HOJE seria o melhor passo? Sobre a sua especificação qual melhor livro? :slight_smile: Saiba que procurei (de verdade) e nao encontei nada concreto que me de confiança à investir reais em um livro da mesma forma que me deu à comprar o Use a cabeça. Talvez porque os topicos dos fóruns respondem essas perguntas falando sobre tecnologias que para nós sejam abstratas (EJBs, Struts, Hibernate, Padrões de projeto, etc), que so me rendeu horas de wikipédia :slight_smile: .

Qualquer dica serei profundamente grato :wink:

dm"

10 Respostas

B

Caro Jair, me econtro numa situação bem parecida porém, em meu curso “abracei” o java. Comprei um livro legal chamdo Java Para Internet, da digerati ele aborda desenvolvimento em camadas e conexão com banco mysql… utilizando J2EE.

Veja se vc tb gosta!
Abs

pvrsouza

Existe um livro muito bom: Deitel - Java Como Programar. Tem uma proposta diferente da série Use a Cabeça, mas não deixa de ser uma ótima literatura. Se puder, aconselho que leia em inglês. Acho que deve conhecer já.

Respondendo sua pergunta, eu tive uma experiencia parecida com a sua, só diferenciando que eu me joguei em Java desde o início. Mas depois de estudar(porque eu ainda não me considero com dominio) J2SE eu vou cair no J2ME. Então, aconselho o estudo do J2ME. Só que não tenho literatura para indicar.

Abraços

J

Eu fico coçando para aprender j2me porem creio que nao vo encontrar aplicação para esse conhecimento por enquanto. Vou verificar esse livro da digerati.

Obrigado pela atenção :wink:

wbdsjunior

acho que depende do que você quer fazer. tem mercado para tudo.

se gosta de web (como eu), apenda html, css, javascript, xml e java ee, começando por servlets, jsp e jstl - isso é suficiente para fazer muita coisa. depois jsf, jpa e ejb - e tudo isso será mais que suficiente para conseguir um estágio.

se você gostou do livro da série Use a Cabeça, tem os livros Use a Cabeça: HTML com CSS & XHTML e Use a Cabeça: Servlets & JSP.

algo que você pode aprender em paralelo é uml e design patterns.

L

Penso que se você realmente quer aprender Java, deve saber um pouco de cada plataforma JSE, JEE, e JME.

Depois especializar-se em uma ou duas plataformas. Aí nesse caso você tem mais flexibilidade de escolha, já que conhece todos.

As três plataformas tem mercado, embora a JME ainda etá em crescimento.

Att.

J

Opa ja escrevo linha a linha site em w3c e jquery. Hoje passei o dia lendo e exercitando mais sobre JSP e vi que definitivamente nao o quero por ser muito complexo (maravilhoso, mais complexo) e como mexo bem com asp.net nao o abandorarei, pois ele ja me abriu varias portas.

Decidi rumar para o desenvolvimento de aplicações desktop client/servidor com rmi.

Estou querendo comprar o entendendo e dominando java edição 2 da digerati, uma boa escolha? Por favor me indiquem livros nesse rumo que abordem o que a de melhor nessa área.

Obrigado pelas opniões. :wink:

L

jairoms:
Opa ja escrevo linha a linha site em w3c e jquery. Hoje passei o dia lendo e exercitando mais sobre JSP e vi que definitivamente nao o quero por ser muito complexo (maravilhoso, mais complexo) e como mexo bem com asp.net nao o abandorarei, pois ele ja me abriu varias portas.

Decidi rumar para o desenvolvimento de aplicações desktop client/servidor com rmi.

Estou querendo comprar o entendendo e dominando java edição 2 da digerati, uma boa escolha? Por favor me indiquem livros nesse rumo que abordem o que a de melhor nessa área.

Se você achouu JSP muito complexo, como o disse, quanto mais aplicação desktop cliente/seridor com RMI ou EJB.

A complexidade não é motivo para desistir.

Sua capacidade de aprendizagem é muito maior que essa suposta complexidade. E se você superar isso, pode ter certeza, terá muito mais portas aberta.

Abraço

Radams_Venceslau

Concordo plenamente nas palavras de ‘wbdsjunior’, na minha opinião vale a pensa se aprofundar na plataforma J2SE e J2EE, te indico como bibliografia:

J2SE :
1º - Use a Cabeça Java
2º - Deitel - Java Como Programar

J2EE :
1º - Core Servlets E Java Server Pages - Hall, Marty; Brown, Larry
2º - Core Java Server Faces

wbdsjunior

jairoms:

em empresas, você, provavelmente, escreverá muito pouco código em jsp, mas é importante conhecê-lo e saber usá-lo. geralmente usará algum framework, como jsf, struts, etc.

se você já sabe html e css, já é 1/3 do caminho andado. se você usa jquery mas não sabe javascript, lhe recomendo aprender. pode ser que na empresa ou no projeto em que trabalhe, não seja possível usar um framework javascript.

mas se você decidiu por se especializar em aplicações cliente/servidor, acho que um bom começo pode ser o tutorial da Sun.

J

Se você achouu JSP muito complexo, como o disse, quanto mais aplicação desktop cliente/seridor com RMI ou EJB.

A complexidade não é motivo para desistir.

Sua capacidade de aprendizagem é muito maior que essa suposta complexidade. E se você superar isso, pode ter certeza, terá muito mais portas aberta.

sim ele é complexo mais nao quero estudar nao por achar que nao darei conta, mais porque ja mexo com ASP.NET e nao pretendo me dedicar a mais uma tecnologia para web (por enquanto) por isso decidi estudar mais aplicações desktop. Para mim complexidade jamais será motivo para desistir, c não nem teria começado a aprender java :smiley:

O livro entendendo e dominando java edição 2 da digerati é uma boa escolha?

Obrigado pelas indicações e opniões :wink:

Criado 14 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 17 de fev. de 2010
Respostas 10
Participantes 6