Criei o tópico com o objetivo de cada um postar a sua combinação preferida de hardware e software.
Acredito que o tópico pode gerar discussões que agreguem conhecimento, em relação ao que cada usuário utiliza no seu dia a dia.
Começando:
Utilizo um desktop genérico, com Core 2 Duo, 2 GB de RAM e 250 GB de HD.
A configuração, apesar de simples, satisfaz as minhas necessidades. Uso somente para trabalho.
Em relação a Software:
Utilizo 2 sistemas operacionais - Windows 7 e Linux (A distribuição Linux pode variar, mas geralmente é Debian ou Ubuntu).
No Windows, tenho softwares para desenvolvimento Java, como o JDK, e algumas IDEs como Eclipse, Netbeans e Visual Studio.
Além disso, tenho a combinação Apache + PHP + MySQL sempre instalado no Windows, apesar de trabalhar mais com a combinação citada no Linux.
Também sempre tenho em mãos o ssh secure shell para poder dar manutenção em uma aplicação web do laboratório de pesquisa que trabalho, que está hospedado em um servidor com SunOS.
No Linux, utilizo a combinação Apache + PHP + MySQL, tenho sempre o JDK e o Eclipse instalado, além, é claro, do GCC para compilar minhas aplicações em C.
Atualmente estou pesquisando um notebook. A Dell é a minha primeira opção.
Aguardo a configuração de vocês :).