Pessoal, gostaria de saber qual o SGBD Free mais robusto que existe no mercado atualmente. Conheço o MySQL, Postgree e o Firebird.
Qual deles é o mais poderoso?
A administração da instituição que estudo e faço estágio está estudando tirar o SQL Server do uso, principalmente pelo alto custo de manutenção que este possui.
e quanto a farinha do mesmo saco… só pode ser se considerado quanto ao uso do engine BDB… hehehe
O MySQL não passa em testes de missão crítica, tem problemas com alta concorrência e não existe mecanismos de tolerância a falhas.
Com relação a performance, o MySQL é muito bom, quando utilizado como um gerenciador de tabelas (engine MyISAM), por que o próprio padrão ISAM é muito rápido.
Agora o PostgreSQL é o único banco de dados realmente opensource (Não é o caso do MySQL) que pode ser comparado com os grandes, tais como Oracle, DB2, Sybase.
O PostgreSQL chega a ganhar do Oracle em alguns critérios como utilização de memória e menor requisito de hardware.
Para quem vem do SQL Server a maior dificuldade é modificar as stored procedures, mas o PostgreSQL permite a escritas das functions que possuem os mesmos recursos em linguagens PgPL, Tcl, C ou java.
Eu acredito que quando tivermos uma VM livre ou opensource, o PostgreSQL irá incorporá-la em seu engine tal qual o Oracle.
eae pessoal. blz…
eu uso Firebird 1.5 em várias aplicações particulares e nunca me deixou na mão.
quanto ao postgre eu faço importação de dados dele para DB2 na empresa onde trabalho.
penso que os três são muito bons, embora não tenha podido testar e comparar mais a fundo postgre e mysql.
eu prefiro trabalhar com o Firebird por ter um pouco mais de experiência.
Alguém teria um estudo comparativo entre os três?
eu lembro de ter visto algo em uma revista, acho q na Clube Delphi, mas não lembro a edição.
se eu achar posto aqui.
flw pessoal.
PostgreSQL, sem dúvida! Além disso, a longo prazo, com o um BD grande, o desempenho do postgres praticamente não é tão afetado (claro, não se esquecer de fazer um VACCUM periódicamente). O MySQL é o contrário (experiência própria).
Mas só pra lembrar, o desempenho de um SGBD não depende só do mesmo, o modelo e a criação de índices corretamente é fundamental.