O Derby rodando stand-alone armazena as informações em um arquivo texto como o HSQLDB ou é um binário?
[quote=flaleite][quote=Leozin]
Para coisinhas mais simples, como um programinha em stand alone, eu recomendo o Derby
[/quote]
O Derby rodando stand-alone armazena as informações em um arquivo texto como o HSQLDB ou é um binário?[/quote]
eu achava que o hsqldb era binário também
acredito que o derby seja binário, nunca ví arquivo não-binário na pasta do DB
[quote=Leozin]
eu achava que o hsqldb era binário também
acredito que o derby seja binário, nunca ví arquivo não-binário na pasta do DB[/quote]
Pelo pouco que mexi com o HSQLDB ele grava o banco em um arquivo texto com todos os inserts e comandos para remontar o bd.
A opção do Oracle Express Edition está descartada ?
É grátis e suporta até 4G.
Mas se o que você quer mesmo é SGBD livre, acho que o melhor mesmo é o Postgre.
Eu sugiro você testar mysql e postgresql no teu ambiente de produção. O mysql com myisam é super fragil, mas na versão 5.0 com Innodb é muito estavel e resiliente.
Já tive sérios problemas com ambos os bancos, o mysql vai pro espaço facilmente com myisam. Com innodb e backup via master-slave é tranquilo administrar.
O postgresql é lento de doer, trabalhei com a versão 7.3 e a performance era sofrível, mas parece ser muito mas resistente a cabeçadas, só ví uma vez ele dar problema durante recovery.
[quote=louds]Eu sugiro você testar mysql e postgresql no teu ambiente de produção. O mysql com myisam é super fragil, mas na versão 5.0 com Innodb é muito estavel e resiliente.
Já tive sérios problemas com ambos os bancos, o mysql vai pro espaço facilmente com myisam. Com innodb e backup via master-slave é tranquilo administrar.
O postgresql é lento de doer, trabalhei com a versão 7.3 e a performance era sofrível, mas parece ser muito mas resistente a cabeçadas, só ví uma vez ele dar problema durante recovery.
[/quote]
louds, tava vendo o changelog do PostgreSQL e na versão 8.1 eles melhoraram bastante a performance e na versão 8.2 vai ser muito mais rapido ainda. O problema de performance foi onde eles tiveram mais atenção .
Pessoal, pelo que vi o Postgree deve ser a melhor opção. Muito obrigado pela atenção! Vou montar um relatório comparando o MySQL com o PostgreSQL. Pelo jeito vamos usar o Postgree mesmo.
Agradeço a todos, muito obrigado pela atenção!
Olá,
Se vc. quer um SGBD free use o IBM DB2 Express-C 9.1 .:
http://www-306.ibm.com/software/data/db2/express/download.htm
Acredito que ficara satisfeito com ele.
MySQL 5.x
tenho bases com mais de 250 GB (cerca de 76 milhoes de registros em 180 tabelas ) em cima de MySQL + InnoDB… nao tenho problema NENHUM de performance… e nem de concorrencia , utilizo transacoes ( até agora eu só uso em 4 niveis , mais existem N niveis), integridade referencial e tenho minha base gravadas em tablespaces (estilo o Oracle usando RAW PARTITIONS) , uso subselect e um pouquinho de stored procedures
Quanto a tolerancia a falhas… existe SIM , fora que este cliente que utilizo tem operacoes atomicas importantes (atualizacao de saldo por exemplo ) e nunca tive problema…
Entao… acho que essa coisa de difamar o MySQL por causa de “operacoes importantissimas” eh tudo uma grande balela…
Fora que os pontos fortes do mysql são simplicidade e performance.
Na minha opinião: mySQL.
-Veja a quantidade de sites e empresas usando o mySQL e veja o Postgresql.
-Veja as features de transação, unicode, full-text, ferramental (isso, ferramenta de replicação e etc).
A impressão que eu tenho é que o mySQL é mais “serio” que o Postgresql, talvez por ter uma empresa por traz e tudo mais, mas principalmente pelo numero de négocios sérios utilizando o mySQL. (Com base no anunciado no site e no meu dia-a-dia de consultoria).
Agora, não estamos falando do mySQL 4, e sim do mySQL 5.
chun whote…:[quote] tenho bases com mais de 250 GB (cerca de 76 milhoes de registros em 180 tabelas ) em cima de MySQL + InnoDB… nao tenho problema NENHUM de performance… e nem de concorrencia , utilizo transacoes ( até agora eu só uso em 4 niveis , mais existem N niveis), integridade referencial e tenho minha base gravadas em tablespaces (estilo o Oracle usando RAW PARTITIONS) , uso subselect e um pouquinho de stored procedures[/quote] Com todo o respeito vc. vai entrar para o livro dos recordes, pois o seu caso deve ser alvo de um estudo mais sério.
Pois eh Tenho outro clientes menores… com 100 GB sendo que 80GB deles o cliente optou por por as imagens no banco… e está lá… rodando maravilhosamente…
Depois disso eu conclui uma coisa… MySQL é SIM robusto e confiavel…
ps: neste outro cliente são 14 milhoes de registros.
mas acredite… nao sou o unico:
chun wrote…:[quote] Pois eh Tenho outro clientes menores… com 100 GB sendo que 80GB deles o cliente optou por por as imagens no banco… e está lá… rodando maravilhosamente… [/quote] Vou ser um pouco “controverso”, acho que a mágia tá no carinha que desenvolveu a estrutura modelo-relacional e administração do banco.
http://www.innodb.com/userstories.php
Mesmo assim, pela quantidade de aplicações existente nesse banco é muito pequeno o número de casos de sucesso, agora seu o SO for Linux ele realmente é mágico, parabéns pela exposição de idéias.
[quote=WilliamSilva] chun wrote…:[quote] Pois eh Tenho outro clientes menores… com 100 GB sendo que 80GB deles o cliente optou por por as imagens no banco… e está lá… rodando maravilhosamente… [/quote] Vou ser um pouco “controverso”, acho que a mágia tá no carinha que desenvolveu a estrutura modelo-relacional e administração do banco.
http://www.innodb.com/userstories.php
Mesmo assim, pela quantidade de aplicações existente nesse banco é muito pequeno o número de casos de sucesso, agora seu o SO for Linux ele realmente é mágico, parabéns pela exposição de idéias.
[/quote]
Sim SO Linux… Windows nem encorajamos instalacoes… muitos problemas com NTFS , principalmente quando trabalha-se com arquivos grandes ou gravação diretamente na particao…
Segundo
http://www.mysql.com/company/legal/licensing/
o MySQL não tem licença livre para uso comercial
[]s
Leandro
[quote=Leandro BSB]Segundo
http://www.mysql.com/company/legal/licensing/
o MySQL não tem licença livre para uso comercial
[]s
Leandro[/quote]
Se o cliente BAIXAR o MYSQL e sua aplicação NAO DEPENDER EXCLUSIVAMENTE do MYSQL ele pode ser usado livremente sim.
MAS… no meu caso eu pago 30 dolares por licenca.
tenho um acordo com eles… eles costumao fazer um desconto MUITO BOM para o Brasil… sabem da diferenca da moeda e tal…
[quote=chun]Se o cliente BAIXAR o MYSQL e sua aplicação NAO DEPENDER EXCLUSIVAMENTE do MYSQL ele pode ser usado livremente sim.[/quote]Como seria uma aplicação que depende exclusivamente do MySQL?
Query proprietarias …
SQL proprietario , seria uma aplicação que não conseguisse rodar se nao fosse com o MySQL como banco de dados… 98% das app´s que usao JDBC direto são exclusivamente dependentes do BD que escolheram
Se user Hibernate ta livre? :?
Esquisito isso…
Willian, vc sabia que sites como flickrs e livejournal rodam com mysql?