Qual o tamanho de sua equipe?

7 respostas
Luiz_Gustavo

Galera, não sei quantos de vocês se encontram na mesma situação que eu:

Esse é meu primeiro emprego como analista/programador;

Trabalho sozinho (para uma empresa, mas sou o único funcionário);

começando um sistema do zero;

Prazo razoavelmente folgado para o término do sistema (como é o primeiro sistema da empresa, está sendo um sistema para formar Know-How);

Há muitas vantagens em trabalhar assim:

• Pouca pressão;
  • Tenho flexibilidade de horário (apesar de que procuro cumprir os horários corretamente);
  • Tenho tempo para estudar as melhores soluções (afinal, estou sozinho, e não tenho as respostas para tudo);

Mas também vejo desvantagens:

• Maior tempo para obter os resultados do trabalho (como disse, quando tenho uma dúvida preciso parar a programação e fazer pesquisas);
  • Não ter ninguém mais experiente que avalie o que eu faço, e para quem eu possa pedir ajuda, trocar idéias…
  • Falta de um processo (ok… como disse, esse é meu primeiro emprego… e não havia o departamento antes… sendo assim não existe um processo… e ainda me embanano para estabelecer um sozinho)

Bem, de maneira geral gostaria de saber da galera aqui do fórum, quantas pessoas trabalham em seu grupo de trabalho/célula?
Você acha que está bom?
Se não, como deveria ser, na sua opinião?
Quais os pontos positivos e negativos?
Para quem trabalha por conta, e já trabalhou em grupos, qual a opinião?

Eu particularmente gostaria de trabalhar com outras pessoas (pelo menos uma a mais) que soubesse mais do que eu… acho foda não ter com quem discutir idéias…

Bem, agradeço a quem puder postar!

:thumbup:

7 Respostas

Ironlynx

Luiz, acho que o problema de trabalhar sozinho é quando um dado sistema exige uma certa complexidade em algumas áreas que vc não domina(ou sabe pouco).Eu adoro java, mas manda eu fazer páginas html para vc ver quanto tempo eu perco.Para quem é designer (ou tem habilidades de), é bico.Pode ser que vc precise estruturar um modelo(relativamente complexo) de um BD.E aí, encara sozinho e se arrisca a errar “multivaloradamente” como diz um amigo meu. Dependendo da complexidade do seu Sistema, um consultor ou alguem com mais experiência é mais do que necessário.Torna-se obrigatório.
Avalie o “custo-pescoço” em cada decisão sua.Se sentir q vc não tem segurança para uma dada decisão, não exite em explanar aos seus superiores, a necessidade de um técnico em dado assunto.

agodinho

acredito que vc será responsável pelo levantamento do sistema em questão certo? ou vc vai desenvolver o que algum outro analista levantou?

hj trabalho numa empresa grande aqui no rio mas já trabalhei nesse esquema de pj-por-conta-faz-tudo-se-vira-nego e posso te adiantar o seguinte: enquanto realmente está na tua mão acho que é tranqüilo mas quando vc tem de implementar o que algum outro analista levantou, pqp, é soda.

minha equi hoje costa de 6 desenvolvedores pra manutenção (3 sr e 2 pl e 1 jr), pra desenvolvimento são 8 anaslitas com skills de desenvolvimento. 1 gerente de projeto e dois coordenadores (que são 1 da equipe de manutenção e 1 da de desenvolvimento). mais ou menos 15 pessoas (projeto médio pra grande, 1 ano e meio de orçamento).

dsiviotti

Meu projeto atual conta com 7 pessoas (o setor tem 26):
1 Líder de Projeto
2 Analistas de Requisitos
4 Analistas Implementadores

Já trabalhei das duas formas (sozinho e em equipe) e como você disse, tem suas vantagens e desvantagens. Trabalhei sozinho durante um bom tempo e uma das coisas boas é que aprendi a procurar as soluções, mesmo quando isso significa virar uma noite tentando resolver algo. Adquirir este hábito é fundamental principalmente na área de programação/implementação.
Uma dica que posso te dar é que você desenvolva os sistemas de forma portável e bem documentada desde já, independente de precisar ou não agora. Pode chegar o momento de entrar alguém na equipe e você vai peder tempo fazendo refactoring e tentando explicar o que está só na sua cabeça. Depois de um tempo o seu código pode ficar de difícil de ler até pra você mesmo.

Luiz_Gustavo

Sim, eu sou responsável pelo levantamento também :smiley:

hehehe… deve ser complicado mesmo… implementar algo que você não ajudou a pensar…

O que acontece comigo é mais ou menos o seguinte: eu faço o levantamento dos requisitos… faço a modelagem (em UML também, mas não perco muiiito tempo modelando - modelo o necessário)… implemento… e quando olho o que modelei/implementei, a um tempo atrás, vejo que poderia ter feito diferente… melhor sabe… ou que naquele determinado momento não pensei em algo…
Pelo que tenho aprendido, isso é normal, e faz parte do desenvolvimento iterativo mesmo… mas penso que com outras pessoas seria mais fácil achar esses tais pontos que poderiam ser melhorados, antes de implementar…

Acredito que com o tempo, isso melhora… faz parte do crescimento profissional…

O principal motivo de eu ter aberto este tópico, é exatametne para saber se, com outras pessoas em um projeto, esses problemas são amenizados (mais cabeças pensando, mais idéias, a coisa flui melhor) ou se também há essas dificuldades.

obrigado por responder :thumbup:

[]'s

Luiz_Gustavo

Realmente… hoje olho para o que já fiz e acho que algumas coisas foram feitas por inspiração Divina… hehehe… a gente aprende muito mesmo, se virando…
Na parte de programação me viro bem… encontro muita ajuda através de livros e principalmente dos colegas aquido fórum…

Minha maior ansiedade é com relação à modelagem… não modelar diagramas em si, mas projetar objetos adequadamente… seguindo padrões… para conseguir desenvolver sistemas portáveis e flexíveis…
Sei que isso não se aprende por osmose… hehehe… mas tenho me esforçado para aprender… tô estudando pacas… e imagino que quando se está trabalhando em grupo, com outras pessoas que também se preocupam com isso, o aprendizado é mais rápido, devido à troca de informações e idéias.

Aqui onde trabalho, como já disse, estou sozinho no meu departamento… e às vezes me pego querendo discutir modelagem com a tiazinha do café… tamanha a necessidade de me expressar, de discutir as idéias com alguém :smiley:

Ainda bem que posso discutir essas idéias com a galera aqui do fórum… pelo menos isso… já alivia um pouco :smiley:

obrigado por responder colega!!

[]'s

F

Luiz,

Como vc disse que é seu primeiro emprego vou assumir que sua experiencia em projetos é muito pouca. O que pode levar a erros e falhas na especificação. Isso seu chefe deve ter em mente, que vc é uma profissional que esta começando. Por isso prazo folgado e refactoring constantes devem ser observados.

De uma lida e tente usar os conceitos do XP (Extreme Programming) principalmente as questões de releases curtos e incrementais isso facilitará a detecção de problemas logo que eles apareçam.

Quanto ao tamanho da equipe isso depende do projeto e dos integrantes da equipe. É claro que em equipe são mais cabeças pensando e vários pontos de vistas que se bem administrados geram um produto bem melhor.

Eu sempre trabalhei com equipes pequenas e vejo grandes diferenças em trabalhar em projetos e produtos. Consultorias que se baseam em fabricas de software, que trabalham por projeto, geralmente tem um grande departamento de desenvolvimento e as equipes variam de acordo com o prazo dos projetos. Agora quando se trabalha em produtos o lifecycle é bem maior e é melhor trabalhar com equipes menores e que os integrantes se tornem analistas de negocios.

att.,
Flávio Suguimoto

Luiz_Gustavo

No caso meu caso seria um projeto mesmo…

Valeu pelas dicas!

[]'s

Criado 10 de abril de 2006
Ultima resposta 11 de abr. de 2006
Respostas 7
Participantes 5