Qual o valor de um certificado para o mercado?

Olá, gostaria que a galera opinasse sobre a importância de se ter um certificado oficial quando programador JAVA. As empresas procuram profissionais certificados? O valor da hora trabalhada é diferente? Ainda é um pouco cedo pra mim pensar em fazer a prova, mas gostaria de avaliar, com base nas opiniões, se eu devo orientar meus estudos para uma dessas provas. Muito Obrigado! :smiley:

li isso no livro da kathe
um profissional certificado teve a iniciativa de estudar pra fazer essa prova.,
entao o certificado jah te prova algumas coisas:

  • que voce eh estudioso
  • que vc tem iniciativa
  • que voce domina realmente o assunto

logo voce fica mais caro pra empresa que ta te contratando, fica mais bem visto.
alem do que é um diferencial no mercado.,

pense por exemplo num servico que vc quer contratar., vc tem um Fiat Palio que ta dando defeito, certo ???
ok., onde vc colocaria seu carro pra concertar, na oficina do seu juquinha bem ali na esquina, ou numa oficina certificada e autorizada da Fiat?

um abraco

O de programador é importante pq seu empregador vai saber que vc tem o conhecimento mínimo da tecnologia com a qual vc vai trabalhar! Ele pode não acertar contratando um profissional certificado mas com certeza não vai atirar no escuro. Já quanto ao valor da hora trabalhada não sei não mas acho que não deve haver muita diferença…se houver!

O de programador é importante pq seu empregador vai saber que vc tem o conhecimento mínimo da tecnologia com a qual vc vai trabalhar! Ele pode não acertar contratando um profissional certificado mas com certeza não vai atirar no escuro. Já quanto ao valor da hora trabalhada não sei não mas acho que não deve haver muita diferença…se houver!

Por favor, alguém pode me dizer qual é o título deste tal livro da “Kathe” e onde posso encontrá-lo?

Thank’s

Esse aí do submarino é do 1.4, já que vai começar a estudar, vai logo de 5.0. Na livraria cultura tem pronta entrega.
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=766261&sid=00146243986534969262439&k5=186B9C0C&uid=

eh melhor o livro mais atual mesmo

A certificação é um diferencial muito importante quando uma empresa vai selecionar um programador ou analista para determinada vaga. Quando se faz um recrutamento para preencher vagas em Java, o selecionador faz uma pilha com os currículos que têm certificação e outra pilha dos que não tem. Só isso já filtra uma porção de gente!
Posso contar por experiência própria: a empresa onde estou só me contratou depois que eu coloquei no currículo que era SCJP. Havia tentado entrar antes, mas não consegui, apesar de ter ido bem na prova de Java que me passaram, e naquela época ainda não tinha certificação.
A cada dia mais e mais gente está aprendendo Java, e você deve apresentar um diferencial em relação às outras pessoas, especialmente se está começando no ramo e não possui muita experiência. E é por isso que estou estudando pra outra certificação também (SCWCD).
Outra coisa importante é que depois que você passa na prova fica mais confiante para fazer o seu trabalho, além de massagear o ego toda vez que pensa que passou na prova, que requer certo sacrifício.