Qual pós fazer para arquiteto?

Estou dando uma olhada em algumas pós e estou achando mais engenharia de software ela é recomendada para quem deseja se tornar arquiteto ?

Não existe tal pós ou curso.
Para se tornar um arquiteto vc tem correr atras de 2 coisas:
1)Estudar muito

• Adquirir conhecimentos sobre tecnologia, design, integração, etc. As cerificações são um otimo caminho, uma vez que vc sistematicamente aprende e ainda comprova conhecimento.
  1. Experiência
  • Participar como desenvolvedor…
  • Arquiteturar e projetar aplicações no mundo real.

Dicas - http://fernandofranzini.wordpress.com/2011/11/09/atividades-do-arquiteto-de-software/

Legal eu já tenho SCJP e vou fazer SCWD semana que vem, mais vc não acha que uma pós em engenharia de software pode ajudar ?
Bom falar com vc eu estava pensando em fazer um treinamento com vcs de web-services.

[quote=Flavio machine]Legal eu já tenho SCJP e vou fazer SCWD semana que vem, mais vc não acha que uma pós em engenharia de software pode ajudar ?
Bom falar com vc eu estava pensando em fazer um treinamento com vcs de web-services.[/quote]
Eu lembro sim…
Acho que engenharia de software pode ajudar parcialmente sim…mas muitas a engenharia de software trata apenas do modelo de desenvolvimento. Ser arquiteto esta dentro do ciclo, independente de metodologia adotada.

Eu faço pós em Eng. de Software. É legal, mas ela não te forma como arquiteto. [=

Concordo com o que o FernandoFranzini, mas queria q ele estivesse errado.

Assim já me formaria um Arquiteto! :twisted:

Eu tb estou na luta para ser um arquiteto desde 2001.
Qual foi meu caminho desde o inicio? Segue a minha opinião sobre o assunto…
1)Dominar tecnologias, padrões, etc

• Estou tirando todas as certificações que eu ache que pode ajudar no processo. Estou com 25 hoje…

2) Projetos Reais

• No começo participei de varias projetos que hoje estão em produção nas empresas.
  • E nos últimos 5 anos, venho atuando e dando consultoria para outras empresas como projetista/arquiteto.
  • Procuro descrever no meu curriculo todos os marcos de tudo.
  • Agora em 2012 estou pronto para fazer a prova de arquiteto Java.

Acredito que no final a partir de 2013 ja poderei me auto-denominar arquiteto…
Por que ?

1. Tenho certificações…
  2. Tenho experiencia e projetos de pequeno e medio porte no meu curr como arquiteto, já em produção.
  3. Certificação oficial de arquiteto Java Oracle.
    Dai para frente é só crescer, adicionar na experiencia e melhorar.

Você fez o curso da oracle, parece que agora é obrigatório para tirar a cetificação de arquiteto.

Vou agendar para fazer a partir de FEV!
:smiley:

fala ae Flavio

Vou te contar minha experiência…em 2004 quando conheci as certificações da antiga SUN, de cara a única que eu me interessei foi a de arquiteto, por ser a mais “top” de todas (na minha opinião). Desde então passei a me interessar pela área. Conheci alguns design patterns (não todos), passei a me interessar pela parte de hardware e redes (todo arquiteto precisa conhecer essa parte, num nível intermediário).

Depois comecei a seguir alguns gurus do Java, estudei sobre diversos assuntos, a maioria não relacionado com a certificação Java, mas sim sobre arquitetura. Li sobre Domain Driver Design, Scrum, Test Driver Develp, VRaptor, JSF, EJB e JMS (estes vc vai precisar conhecer bem, não suas implementações, mas suas aplicações na arquitetura). Enfim li sobre vários assuntos sobre arquitetura, gestão de projetos e frameworks.

Fiz uma pós graduação em Engenharia de Software e alguns cursos sobre SOA. Com toda essa bagagem, hoje me sinto confortável para assumir sistemas de médio porte (até 200.000 usuários acredito)

Tudo isso veio acontecendo desde 2004 e somente neste ano finalizei a minha certificação de Arquiteto Java. Então não pense que em 1 ano, alguém vá se tornar arquiteto. Vc pode até fazer o curso da Oracle ser aprovado na certificação, mas sem uma certa bagagem, nenhuma empresa lhe dará credibilidade…

abraços e boa sorte na sua caminhada.

fala ae Flavio

Vou te contar minha experiência…em 2004 quando conheci as certificações da antiga SUN, de cara a única que eu me interessei foi a de arquiteto, por ser a mais “top” de todas (na minha opinião). Desde então passei a me interessar pela área. Conheci alguns design patterns (não todos), passei a me interessar pela parte de hardware e redes (todo arquiteto precisa conhecer essa parte, num nível intermediário).

Depois comecei a seguir alguns gurus do Java, estudei sobre diversos assuntos, a maioria não relacionado com a certificação Java, mas sim sobre arquitetura. Li sobre Domain Driver Design, Scrum, Test Driver Develp, VRaptor, JSF, EJB e JMS (estes vc vai precisar conhecer bem, não suas implementações, mas suas aplicações na arquitetura). Enfim li sobre vários assuntos sobre arquitetura, gestão de projetos e frameworks.

Fiz uma pós graduação em Engenharia de Software e alguns cursos sobre SOA. Com toda essa bagagem, hoje me sinto confortável para assumir sistemas de médio porte (até 200.000 usuários acredito)

Tudo isso veio acontecendo desde 2004 e somente neste ano finalizei a minha certificação de Arquiteto Java. Então não pense que em 1 ano, alguém vá se tornar arquiteto. Vc pode até fazer o curso da Oracle ser aprovado na certificação, mas sem uma certa bagagem, nenhuma empresa lhe dará credibilidade…

abraços e boa sorte na sua caminhada.[/quote]
Concordo plenamente com o Giulliano…

Concordo plenamente com o Giulliano… +1

Por mais que dê trabalho tirar a certificação de arquiteto java oracle, isso não prova
que tal pessoa é um arquiteto de verdade. Vejo isso ao estudar para essa certificação
e ver o relatos no javaranch de pessoas que tiraram essa certificação.

Mas ao meu ver vale mais a pena investir em livros para se tornar um arquiteto,
do que tentar encontrar algum curso que torne um aluno um arquiteto.

Resumo.

Arquiteto = experiencia + certificação + livros arquitetura.

fala ae Flavio

abraços e boa sorte na sua caminhada.[/quote]

Excelente relato. Seu texto me lembrou bastante o “como se tornar um programador em 10 anos” do Peter Norvig¹.

¹http://norvig.com/21-days.html

Obrigado a todos que estão colaborando com o tópico em especial FernandoFranzin, jakefrog, Giulliano eu estava pensando em dar um apertada no orçamento para fazer um MBA mas já to achando que não é a hora certa.