QUal rumo seguir em Java?

8 respostas
ilivanilton

Olá

Bom, esse é o meu primeiro Tópico nessa comunidade GUJ, que alias estou gostando muito pelo fato de todos ajudarem os iniciantes como eu :wink:… Certo xega de bajulaçao e vamos para o que entereça. 8)

Estou cursando Ciências da computaçao na FAA-AESA em Alagoas, já estou no 3º ano da facu e naum tenho ainda uma visao geral do mundo java em relaçao ao mercado de trabalho, ficaria agradecido se alguem abrissem meus olhos para esse campo.

Questionamentos:

1. JME, JEE ou Java desktop, quais delas sao mais procuradas no mercado e qual delas exiten com maior numero de vagas no comercio?

2. qual estado tem o maior polo para se em pregar na programaçao em java indepentemente da plataformas

Desculpe minha ignorancia.

Obrigado!

8 Respostas

aix

bom no meu ver J2EE e ME são as mais pedidas java Swing aqui no brasil ta crescendo mas ainda perdi muito pra outras linguagens como vb e delphi pelo fato do rapido desenvolvimento nessas inguagens, mas agora como o netbeans melhorou bastante acredito que isso venha a mudar, e o polo onde se concentra o maior numero de empresas de desenvolvimento fica mais pro sul como Porto Alegre aqui no sul Santa Catarina e Curitiba.

Andre_Brito

Varia bastante. Eu acredito que Java Web seja mais procurado, mas JEE e Java Desktop também são.

São Paulo, Porto Alegre e Paraná (quer dizer, Curitiba).
Se marcar, Rio também tem.

bzanchet

Eu diria que estás fazendo a pergunta errada.
Ser um bom profissional não depende de tecnologia específica. E ter “mercado” hoje não é garantia de futuro.

Meu palpite é que, pra começar, leia bastante. Leia uns 20 livros antes de começar a pensar em “focar” em qualquer coisa (se faltam ainda 2 anos de faculdade… aproveite). E se fosse pra indicar um livro pra começar, The Pragmatic Programmer ou My Job Went to India. Aprenda inglês (e, sem ofensa, um português mais correto não atrapalha, também).

Depois começam a surgir mais perguntas :slight_smile:

ilivanilton

bzanchet:
Ser um bom profissional não depende de tecnologia específica. E ter “mercado” hoje não é garantia de futuro.

Meu palpite é que, pra começar, leia bastante. Leia uns 20 livros antes de começar a pensar em “focar” em qualquer coisa (se faltam ainda 2 anos de faculdade… aproveite). E se fosse pra indicar um livro pra começar, The Pragmatic Programmer ou My Job Went to India. Aprenda inglês (e, sem ofensa, um português mais correto não atrapalha, também).

Depois começam a surgir mais perguntas :)

“(e, sem ofensa, um português mais correto não atrapalha, também).” pq insinuaste isso?

por esse motivo “xega”, “exiten”,“indepentemente” e falta de acentuação? São erros consideráveis, pois a pressa é inimiga da perfeição.

pensei que entenderiam. :oops:

W

ilivanilton:
bzanchet:

Depois começam a surgir mais perguntas :)

“(e, sem ofensa, um português mais correto não atrapalha, também).” pq insinuaste isso?

por esse motivo “xega”, “exiten”,“indepentemente” e falta de acentuação? São erros consideráveis, pois a pressa é inimiga da perfeição.

pensei que entenderiam. :oops:

Esse aqui foi FEIO tb : “entereça”

Mas voltando ao topico, eu acho que se vc esta interessado em Java seria legal voce primeiramente estudar um pouco de conceito de OOP. Depois, estuda os fundamentos da linguagem Java, JDBC. Quando vc estiver bom nisso, ai vc pode por exemplo estudar como desenvolver aplicacoes web, tenta aprender algum framework (ou varios), um obrigatorio seria o Hibernate eu acho.
Depois disso vc pode partir pra aplicacoes desktop usando swing por exemplo.
Acho que o importante eh vc pegar um pouquinho de cada coisa so pra sentir como seria trabalhar com isso.

Uma coisa importante vc estudar independente da linguagem que vc vai trabalhar seria design patterns tb. Eh quase obrigatorio vc se familiarizar com os patterns mais usados.

Aproveita agora que vc esta estudando e procura pesquisar todas as possibilidades em java e estudar um pouco cada uma das coisas pra vc ver qual vc gosta mais, nao adianta perguntar aqui no forum que caminho seguir, 99% vai dizer que web eh o caminho, mas se vc nao gosta de desenvolver coisas pra web vc nao vai ser um profissional bom, antes de tudo procure fazer o que vc gosta e tenta balancear isso com o que o mercado exige. So assim vc vai ser um bom profissional e vai ter conteudo pra disputar alguma vaga no mercado.

//Daniel

Eliezer

]OI Pessoal! Preciso que alguem me dê uma luz!
Como faço para recolher os dados inseridos em meu formulario em uma pagina da web!
Como receber esses dados?
Alguem sabe? Por favor me ajudem![/size]

victorwss

Eliezer:
Como faço para recolher os dados inseridos em meu formulario em uma pagina da web!

Vou te ajudar: Não polua tópicos dos outros com assuntos que nada tenham a ver. Ao invés disso abra um tópico novo.
E não escreva com essas letras enormes, isso normalmente é considerado falta de educação.

W

Eliezer:

Eliezeeeeer er de Jesus, le o topico e quer uma luz. la la laaaa

Uma luz? ai vai…

Criado 5 de outubro de 2008
Ultima resposta 6 de out. de 2008
Respostas 8
Participantes 7