ilivanilton:
bzanchet:
Eu diria que estás fazendo a pergunta errada.
Ser um bom profissional não depende de tecnologia específica. E ter “mercado” hoje não é garantia de futuro.
Meu palpite é que, pra começar, leia bastante. Leia uns 20 livros antes de começar a pensar em “focar” em qualquer coisa (se faltam ainda 2 anos de faculdade… aproveite). E se fosse pra indicar um livro pra começar, The Pragmatic Programmer ou My Job Went to India. Aprenda inglês (e, sem ofensa, um português mais correto não atrapalha, também).
Depois começam a surgir mais perguntas :)
“(e, sem ofensa, um português mais correto não atrapalha, também).” pq insinuaste isso?
por esse motivo “xega”, “exiten”,“indepentemente” e falta de acentuação? São erros consideráveis, pois a pressa é inimiga da perfeição.
pensei que entenderiam. :oops:
Esse aqui foi FEIO tb : “entereça”
Mas voltando ao topico, eu acho que se vc esta interessado em Java seria legal voce primeiramente estudar um pouco de conceito de OOP. Depois, estuda os fundamentos da linguagem Java, JDBC. Quando vc estiver bom nisso, ai vc pode por exemplo estudar como desenvolver aplicacoes web, tenta aprender algum framework (ou varios), um obrigatorio seria o Hibernate eu acho.
Depois disso vc pode partir pra aplicacoes desktop usando swing por exemplo.
Acho que o importante eh vc pegar um pouquinho de cada coisa so pra sentir como seria trabalhar com isso.
Uma coisa importante vc estudar independente da linguagem que vc vai trabalhar seria design patterns tb. Eh quase obrigatorio vc se familiarizar com os patterns mais usados.
Aproveita agora que vc esta estudando e procura pesquisar todas as possibilidades em java e estudar um pouco cada uma das coisas pra vc ver qual vc gosta mais, nao adianta perguntar aqui no forum que caminho seguir, 99% vai dizer que web eh o caminho, mas se vc nao gosta de desenvolver coisas pra web vc nao vai ser um profissional bom, antes de tudo procure fazer o que vc gosta e tenta balancear isso com o que o mercado exige. So assim vc vai ser um bom profissional e vai ter conteudo pra disputar alguma vaga no mercado.
//Daniel