Qual seria a resposta correta para estas 3 questões abaixo sobre Android?

Qual a função do arquivo AndroidManifest.xml?
Para que serve o parâmetro ‘View’ em um projeto android?
Para que serve o método 'findViewById?

1

A função do arquivo AndroidManifest.xml é descrever informações essenciais sobre o aplicativo para as ferramentas de compilação do Android, para o sistema operacional Android e para o Google Play.

Na página abaixo tem bem mais informações sobre este arquivo.

https://developer.android.com/guide/topics/manifest/manifest-intro?hl=pt

2

Sabe os botões, campos de texto, caixas de seleção e etc que vc adiciona no seu app? Pois então, todos estes itens são representados por uma classe e todas elas são sub-classes de View.

Em outras palavras, a View é a super classe dos elementos que compõe a interface de usuário dos seus apps.

3

Activity#findViewById é um método que te permite retornar uma view definida num arquivo XML.

Digamos que vc tem um XML que tenha um botão com o id “meu_maravilhoso_botao” assim:

<Button
  android:id="@+id/meu_maravilhoso_botao"
  android:layout_height="wrap_content"
  android:layout_width="wrap_content"
  android:text="@string/self_destruct" />

E vc quer definir uma ação ao clicar neste botão. Então, na sua Activity, vc poderia ter algo assim:

public class MyActivity extends Activity {
  protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
    super.onCreate(savedInstanceState);

    setContentView(R.layout.content_layout_id);

    final Button button = findViewById(R.id.meu_maravilhoso_botao);

    button.setOnClickListener(new View.OnClickListener() {
      public void onClick(View v) {
          // Code here executes on main thread after user presses button
      }
    });
  }
}

Não sei se vc está seguindo algum curso, mas eu recomendo fortemente que, independente disso, vc siga os guias da documentação oficial. Boa parte está em português, então é bem bom: https://developer.android.com/training/basics/firstapp?hl=pt

1 curtida

Bom dia!
Muito obrigada, ainda estou estudando bastante para poder compreender todos esses conceitos. Mas agradeço a disponibilidade e ajuda!

1 curtida