Qual seria o melhor banco de dados free?

Calma pessoal! Não estou dizendo que os produtos não são bons, pelo contrário. :slight_smile:

A respeito dos “criadores” a palavra foi errada mesmo… substitua por “mantenedor” que fica melhor. Quanto aos patchs, contatei as empresas de suporte do postgres no Brasil que constavam no link de suporte profissional do postgres mas nenhuma me garantiu este tipo de suporte. Isso faz um tempo, é verdade, talvez a situação tenha alterado.

Quanto ao DB2 Express (ou Oracle ou Sqlserver ou outro), tem algumas limitações de número de processadores, memória e algumas funções. O DB2 Express-C até é bem generoso, mas pode ser uma limitação em alguns casos, então deve ser considerada:

Eu poderia inverter a pergunta: teria alguma funcionalidade nos bancos express (ou lite) que não teria nos open-source?

Quanto a de repente vc precisar de mais recursos do database… eu axo q a análise é feita antes tb para definir esse tipo de coisa.
Ressalto q não to atacando ninguem, o povo no guj ultimamente anda com os nervos a flor da pele. Só defendendo o meu ponto de vista e o bd. :slight_smile:

flw.

[quote=mutano]O postgresql não tem suporte profissional dos “criadores”, ou seja, caso ocorra um bug no código, estas empresas de suporte dificilmente disponibilizariam um patch de correção para ti, por exemplo. Precisaria esperar a correção da comunidade. Esse tipo de suporte, até onde eu sei, o postgresql não tem, e era o que eu me referia.

Eu sei que às vezes as correções da comunidade são mais rápidas que as mantenedoras de um produto, mas isso não é suficiente em alguns casos…[/quote]

Meu no caso do H2DataBase tenho aqui no meu GTalk o Thomas Mueller, q é o lider do projeto, e já encontrei bugs nas primeiras versões a quase um ano, e ele resolveu o bug na mesma hora, e me mandou as Classes compiladas para eu substituir no Jar, num instante, tem melhor suporte q este?

Sempre q tenho dúvidas de como fazer melhor e talz, falo com ele, mas como ele nao costuma ter muito tempo o ideal é por e-mail, mas actualmente são raras as vezes q preciso falar com ele, dado a estabilidade do projeto, esta mesmo muito bom.

Quanto a problemas com suporte, no H2DataBase senti-me bem servido, mas acredito q nas outras DBs frees também é assim, o problema é q a maioria das pessoas q utilizam não se preocupam em fazer contato com os desenvolvedores, se fizerem isto tenho certeza q consiguirão um bom suporte, q acredito q eles estejam sempre dispostos a dar uma mãozinha.

Pelo menos foi assim no H2DataBase, e como o código do H2DataBase esta muito bem estruturado, eu mesmo já andei fuçando e fazendo uns ajustes na mão, por isso pra mim esta é a melhor DB, pois consigo fazer tudo q preciso com ela. Além do suporte a Clusters, Client/Server, Emedded.

[quote=maul]Quanto a de repente vc precisar de mais recursos do database… eu axo q a análise é feita antes tb para definir esse tipo de coisa.
[/quote]

Concordo plenamente, maul! A escolha do bd depende da situação, do tipo de projeto e, ainda, gosto pessoal. Eu ainda prefiro um db open-source neste caso, conforme post acima, porque às vezes as coisas fogem um pouco do planejamento inicial. Outra coisa que me preocupa e a continuidade da versão… sabe-se lá até quando seria vantajoso manter as versões express ou lite para essas grandes empresas… mas isso é opinião pessoal. :wink:

[quote]Eu sinceramente fugiria destas versões free “capadas” dos grandes bancos comerciais. De repente tu começa a precisar de mais recursos e o foge do limite free do banco… eu acho que seria melhor começar logo com um open-source.[/quote]Creio que vc. está se referindo ao DB2-Express C, que na realidade vem com todos os recursos de um verdadeiro SGBDs, no seu caso do “mais”, pediria para instalar e avaliar as versões e os referidos recursos do DB2-Express C e do Oracle XE, para depois emitir a sua opinião.
Dê uma olhada nesses links e depois retorne com sua opinião ok.
http://db2expressc.blogspot.com/
http://www-128.ibm.com/developerworks/db2/library/techarticle/dm-0602hutchison/#launchpad
http://www-128.ibm.com/developerworks/db2/library/techarticle/dm-0606khatri/?ca=dgr-lnxw57Migrate2Express-C#download
sds.

[quote=WilliamSilva]Creio que vc. está se referindo ao DB2-Express C, que na realidade vem com todos os recursos de um verdadeiro SGBDs, no seu caso do “mais”, pediria para instalar e avaliar as versões e os referidos recursos do DB2-Express C e do Oracle XE, para depois emitir a sua opinião.
[/quote]
Tenho certeza que iria atender para o meu desenvolvimento, sem dúvida. Mas talvez para uma empresa não. E isso que eu mencionei no meu post anterior, dê uma olhada. A minha intenção foi apenas fornecer algumas variáveis que podem pesar numa escolha, haja vista que existem algumas limitações sim, que também coloquei no post anterior. Como o autor do post não foi específico em qual ambiente ele pretende usar o bd, achei importante comentar.

Mas como eu disse são ótimos bancos, sem dúvida.

[quote]Mas talvez para uma empresa não[/quote]Bem, acho que se vc. observar tem uma rede de supermercado em RS que usa DB2-Express. Já efetuei implantação do Express em empresas que eles nem estão mais preocupados com alguns eventos que em outros Databases exigiam um administrador “namorando” a aplicação.
Mais isso é outra História.
sds

Java + Firebird :wink:

[quote=fabiocsi]Java + Firebird :wink:[/quote] x2 :wink:

Java + H2DataBase :stuck_out_tongue:

Mas se prefirir…

Java + Firebird :lol:

As duas melhores soluções, na minha opinião :roll:

Firebird eu achei ruim comparado ao PostgreSQL e ao MySQL ( com InnoDB ), mas eu usei faz mais de ano, pode ser tenha mudado.
H2 é bem legal e rápido mas não consegui explorar tudo o que ele diz oferecer.
Ainda acho que o melhor grátis é o PostgreSQL ( se usar hibernate, melhor ainda ).

Até!

[quote=maquiavelbona]Firebird eu achei ruim comparado ao PostgreSQL e ao MySQL ( com InnoDB ), mas eu usei faz mais de ano, pode ser tenha mudado.
H2 é bem legal e rápido mas não consegui explorar tudo o que ele diz oferecer.
Ainda acho que o melhor grátis é o PostgreSQL ( se usar hibernate, melhor ainda ).

Até![/quote]

O FireBird hoje é outra coisa:

http://www.dbfreemagazine.com.br/new/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=2

O H2, para quem não o explorou ainda, não sabe o que esta perdendo, tudo o q ele diz q oferece, oferece mesmo :lol:

[quote=rdgc][quote=marciosantri]Se for free recomendo o PostgreSQL.
Mas se gratuito for uma opção, fico de Oracle XE. Pelo menos pra mim, na prática não vejo muita diferença de grátis e free. É um ótimo banco de dados, na minha opinião um dos melhores do mercado.[/quote]

A diferença básica é que o grátis vc apenas não paga, mas o código é fechado, e o free vc pode alterar o que desejar (de acordo com a licença que foi utilizada). Mais informações aqui[/quote]

Na verdade quis dizer que pra mim não faz diferença isto que vc citou. Pra que vou ficar mexendo no código no PostgreSQL? Alguém aqui já fez isso?

[quote=maquiavelbona]Firebird eu achei ruim comparado ao PostgreSQL e ao MySQL ( com InnoDB )
[/quote]

Postgre nunca usei… entao nao tenho como comparar, pode ser que seja melhor…

MySql, ate onde eu sei, nao é free pra se usar em produção.

MySQL sem menor duvida…

Não tem essa de licensa restritiva e nunca vi isso de no maximo 2 gb, isso é o limite de de arquivo do sistema operacional com sistema de arquivos como oo FAT32…

Lendo melhor os post, povo daqui é expremamente ignorante… SIM, MySQL é livre pra se usar em produção

[quote=mutano][quote=WilliamSilva]Creio que vc. está se referindo ao DB2-Express C, que na realidade vem com todos os recursos de um verdadeiro SGBDs, no seu caso do “mais”, pediria para instalar e avaliar as versões e os referidos recursos do DB2-Express C e do Oracle XE, para depois emitir a sua opinião.
[/quote]
Tenho certeza que iria atender para o meu desenvolvimento, sem dúvida. Mas talvez para uma empresa não. E isso que eu mencionei no meu post anterior, dê uma olhada. A minha intenção foi apenas fornecer algumas variáveis que podem pesar numa escolha, haja vista que existem algumas limitações sim, que também coloquei no post anterior. Como o autor do post não foi específico em qual ambiente ele pretende usar o bd, achei importante comentar.

Mas como eu disse são ótimos bancos, sem dúvida.[/quote]

Muitos de nossos clientes podem utilizar sim um Oracle XE ou DB2-Express C. No caso do DB2 tem até menos limitações que o Oracle. A vantagem é que estes bancos normalmente estão na frente em questões tecnológicas (sem desmerecer os outros) e permite uma migração para a versão paga sem traumas. Muitos programadores querem independência de banco e eu já prefiro extrair o máximo deles. Confio mais na Oracle e na IBM que em projetos OpenSource, apesar da qualidade deles serem compravada. A Oracle, por exemplo, tem parcerias de troca de tecnologia com a Novell o que faz o banco ser mais otimizado se instalado no SLES. Temos um cliente que tem 3 lojas + 1 centro de distribuição, funcionando em 2 cidades, faturando alto e utiliza o Oracle XE. Tivemos que otimizar o banco de acordo com o cenário e se vc conhece mais sobre um determinado banco faz muita diferença. Mas uma coisa é certa: em menos de 2 anos ele terá que comprar a versão paga. Mas não vejo isso como fim do mundo e sim como negócio.

Não é “Povo”, pois não sao todos, e somente as vezes um fala sem saber muito, mas é uma opinião pessoal sem base ou falta de um conhecimento maior, e deve ser respeitada… mas neste caso… o ignorante é TU!

http://www.macoratti.net/msql_lc1.htm

http://www.mysql.com/company/legal/licensing/

O maior ignorante é quem chama outro de ignorante!

Este caio do cavalo de cara no chão heee…

E eu uso MySql, tenho projetos internos antigos que foram migrados para o MySql 5, e na boa, é bom, mas tem outros tão bom quanto, e com mais recursos.

Como o H2DataBase, e o FireBird, não usamos MySql em nenhum projeto novo, pois o H2DataBase tem nos servido muito bem, além do suporte a Cluster.

MySql é bom, mas para quem se contenta… até o PostgreSQL anda superando em muitos aspectos o MySql, o PostgreSQL perdia muito em performace, mas nas últimas versões melhoraram muito.

E como MySql tem q ter licença paga para uso em projetos voltados a comercialização, mais um impecilio, para optar por outras DBs, que no caso o H2DataBase tem superado as espectativas.

Não é “Povo”, pois não sao todos, e somente as vezes um fala sem saber muito, mas é uma opinião pessoal sem base ou falta de um conhecimento maior, e deve ser respeitada… mas neste caso… o ignorante é TU!

E eu uso MySql, tenho projetos internos antigos que foram migrados para o MySql 5, e na boa, é bom, mas tem outros tão bom quanto, e com mais recursos.

Como o H2DataBase, e o FireBird, não usamos MySql em nenhum projeto novo, pois o H2DataBase tem nos servido muito bem, além do suporte a Cluster.

MySql é bom, mas para quem se contenta… até o PostgreSQL anda superando em muitos aspectos o MySql, o PostgreSQL perdia muito em performace, mas nas últimas versões melhoraram muito.

E como MySql tem q ter licença paga para uso em projetos voltados a comercialização, mais um impecilio, para optar por outras DBs, que no caso o H2DataBase tem superado as espectativas.
[/quote]

Isto pra mim realmente é novidade. Obrigado pela informação.

[/quote]

http://www.mysqlbrasil.com.br/licenca

E vou pegar o mesmo site q vc pegou:

Quando eu preciso de uma licença ?

Se você unir um programa, que não é software livre, com código do MySQL server ou clientes que tem o direito autoral baseado na GPL vai precisar comprar uma licença

Quando isto ocorre ?

Isto acontece por exemplo quando você usa o MySQL como um servidor embutido nas suas aplicações ou quando você adiciona extensões não livres para o servidor MySQL.