[quote=mutano]O postgresql não tem suporte profissional dos “criadores”, ou seja, caso ocorra um bug no código, estas empresas de suporte dificilmente disponibilizariam um patch de correção para ti, por exemplo. Precisaria esperar a correção da comunidade. Esse tipo de suporte, até onde eu sei, o postgresql não tem, e era o que eu me referia.
Eu sei que às vezes as correções da comunidade são mais rápidas que as mantenedoras de um produto, mas isso não é suficiente em alguns casos…[/quote]
Meu no caso do H2DataBase tenho aqui no meu GTalk o Thomas Mueller, q é o lider do projeto, e já encontrei bugs nas primeiras versões a quase um ano, e ele resolveu o bug na mesma hora, e me mandou as Classes compiladas para eu substituir no Jar, num instante, tem melhor suporte q este?
Sempre q tenho dúvidas de como fazer melhor e talz, falo com ele, mas como ele nao costuma ter muito tempo o ideal é por e-mail, mas actualmente são raras as vezes q preciso falar com ele, dado a estabilidade do projeto, esta mesmo muito bom.
Quanto a problemas com suporte, no H2DataBase senti-me bem servido, mas acredito q nas outras DBs frees também é assim, o problema é q a maioria das pessoas q utilizam não se preocupam em fazer contato com os desenvolvedores, se fizerem isto tenho certeza q consiguirão um bom suporte, q acredito q eles estejam sempre dispostos a dar uma mãozinha.
Pelo menos foi assim no H2DataBase, e como o código do H2DataBase esta muito bem estruturado, eu mesmo já andei fuçando e fazendo uns ajustes na mão, por isso pra mim esta é a melhor DB, pois consigo fazer tudo q preciso com ela. Além do suporte a Clusters, Client/Server, Emedded.