Pessoal, alguem ai sabe o motivo da “raiva” que os professores dos cursos de Ciencia da Computacao tem , por certificacao ?? Cara, parece que eu sou descriminado la , so por ter certificacao … =/. O cara diz que o que cai na prova de certificacao nao eh util, sao apenas exceçoes. Poxa, diversas vezes ele falando assim : “Ai tem aquele pessoal da certificacao que fica enrolado com esse tipo de coisa”. Detalhe: Eu nao respondia pra evitar conflito. … Alguem ja sofreu esse tipo de “preconceito” ??
OBS: ele vai acabar o doutorado daqui alguns meses … Por isso boto feh que ele nao fala isso porque ele nao consegue …
Por grande parte dos professores de faculdade e universidades, certificação não é bem vista. Muitos pensam que todos ali devem seguir uma carreira acadêmica (virar pesquisador, professor etc), e isso não conta muito quando vc é um pesquisador por exemplo. Logo, eles acham isso uma perda de tempo.
acho que preconceito,qualquer que seja o tema,é sempre lamentável.Nesse caso,mais ainda,visto que vindo de quem supostamente deveria incentivar a busca do conhecimento.
Errados estão os “professores” em pensar dessa forma,e não nós que buscamos a atualização profissional e o aprofundamento em nossa área de atuação.
Rafael Roque
Sun Certified Programmer for Java 2 Platform Edition
Sun Certified Web Component Developer for Java 2 Enterprise Edition
Sun Certified Enterprise Architect for Java 2 Enterprise Edition(I)
Ter certificação não prova muito a respeito de um profissional. Mas é uma boa oportunidade para aprender detalhes da linguagem e abranger o conhecimento. E é sempre um plus no currículo. Leve a certificação mais como uma conquista pessoal de capacitação do que como um prêmio na parede.
A certificação não é uma prova de exceções … é uma prova que tenta avaliar o conhecimento e o verdadeiro conhecimento so se observa em situações muito especificas. Ser especifico é diferente de ser excepcional.
Mas se encontra alguem que acha que ser certificado é simples, que não exige conhecimento e estudo, então que pegue um mock exam por ai e faça. Se nem os criadores do exame tiram 100% é porque não é assim tão simples. Eu tirei 98% no meu , em ingles, e não me pareceu dificil, mas estive meses fazendo mock exames.
O motivo é simplemente incompetencia mental para entender o mundo fora de uma sala de aula. Por isso que quem sai de dentro de uma para o mundo está sempre tão despreparado.
Por outro lado, também é verdade que nada garante que uma pessoa certificada como programador sabe programar. Porque programar é mais que conhecer a linguagem, é conhecer as API e saber fazer algoritmos.
É que a dificição de programador para a SUN é de uma pessoa que apenas escreve código, quanto, como todos sabemos muito bem que um “programador” faz muito mais que isso ( atua como o que a SUN classifica de desenvolvedor).
Concordo com o pafuncio, o pessoal das universidades não liga muito para a certificação mesmo. Não que achem desnecessário para todos, mas para eles é mesmo, uma vez que programar não é o foco de um acadêmico. Agora, em qualquer lugar você acha pessoas que desdenhem conquistas pessoais de outros né? E não vêm a importância que essas conquistas têm em outros contextos que não as delas…
concordo com a ideia de todos … Certificacao nao prova que a pessoa é boa ou nao. Porém acho que por ser algo diferente (não tao acessivel a todos) , é como um diferencial. Agora so acho que ele deveria estimular o estudo … sendo para certificacao ou nao … MASSSSS … E é uma pena que ele ainda seja famoso aqui em brasilia …
Po… na minha universidade os professores incentivavam a certificação pro povo que estava saindo pro mercado… como já disseram… certificação no currículo é sempre muito interessante, porém não diz nada do profissional. Digo isso porque uma pessoa que fez/faz computação tem condições plenas de pegar um livro de certificação ler e passar na prova. É a velha questão de saber a teoria. Mas agora, essa mesma pessoa que se certifica sem ter experiencia, vai ter MUITO mais dificuldades de enfrentar os problemas que o certificado com experiência.
A experiência da programação não vem da teoria que você sabe, mas sim do fato de você “sentar a bunda” na cadeira, mandar compilar seu programa e aparecer aquela porrada de erros. E você sair consertando… pesquisando pra resolver.
Enfim, professores devem, sobretudo, incentivar o conhecimento, o cresscimento do aluno, seja pelo incentivo a certificação, seja na sala de aula… esse é o papel dele… formar profissionais e profissionais capacitados!