Qual seu framework web favorito?

15 respostas
SanjuanRJ

Ultimamente muita gente tem usado o JavaServer Faces(assim como eu), mas percebo que passando a empolgação inicial do que o jsf oferece e de quando nós descobrimos o richfaces que realmente ajuda com um monte de componentes legais, ocorre um certo desânimo com algumas frustrações em projetos.

O que acontece é que perdemos tempo com alguns bugs e com algumas coisas que deveriam ser mais fáceis de serem feitas.

1)Eu acho o jsf complicado de se estender e de se criar novos componentes.
2)As fases do jsf são meio complicadas de se entender e não é permitido de uma boa maneira eu pular fases que eu queira.
3)Os bugs que dá com um monte de libs e configurações meio chatas de serem feitas, incopatibilidades e etc…
4)Não gostei tanto assim da arquitetura em geral.

Por isso tenho procurado novos frameworks que parecem serem bem mais legais.

Desses eu tenho lido algo a respeito de

1. Wicket
  2. Click
  3. Zkoss

Tenho dado uma estudada no Zkoss e perguntado algo a respeito para alguns conhecidos meus. Todos dizem que têm mais produtividade com o Zkoss, do que com outros que já usaram.

Esse além de já ter muitos componentes legais prontos facilita a criação de novos componentes e tem uma excelente documentação on-line com códigos de projetos para você baixar e ver.

e então… qual é o seu framework favorito e por que?

15 Respostas

TangZero

WebWork

fiaux

ZK Rules! Eu odeio Struts 2! ahuahuhua

SanjuanRJ

Já usou em algum projeto seu? Todo mundo que já usou o zkoss até agora gostou muito!! E parece que ele não é tão conhecido assim.

luistiagos

Struts 1x e EJB < 3

fiaux

Já usou em algum projeto seu? Todo mundo que já usou o zkoss até agora gostou muito!! E parece que ele não é tão conhecido assim.
Já trabalhei num projeto com ele, foi como conheci. Talvez não seja conhecido por aqui. No site deles mostra quem tá usando e tem bastante gente, alguns nomes de “peso”.
O que eu gosto é que você basta o pacote, bota os jars no WEB–INF/lib e escreve páginas, controllers e pronto. Faz páginas rapidinho, não precisa nem das classes Java em back-end se quiser, se for algo simples.

SanjuanRJ

Já trabalhei num projeto com ele, foi como conheci. Talvez não seja conhecido por aqui. No site deles mostra quem tá usando e tem bastante gente, alguns nomes de “peso”.
O que eu gosto é que você basta o pacote, bota os jars no WEB–INF/lib e escreve páginas, controllers e pronto. Faz páginas rapidinho, não precisa nem das classes Java em back-end se quiser, se for algo simples.

Mas, é esse o seu favorito?
E alguém que tenha usado o JSF compartilha das mesmas idéias?

fiaux

Não sei se é o favorito, não sei se tenho. Gosto muito, para usar com Java gosto.

andrepestana

Gosto da simplicidade do vRaptor. Já usei e gostei, mas talvez vc sinta falta dos componentes para a View.

Dê uma olhada no Waffle que é parente do vRaptor…hehehe.

Não conhecia o ZK. Vou dar uma olhada. Click e Wicket não me agradaram à primeira vista.

Acho que isso é particular. Você escolhe qual vc gosta mais. O problema é quando a empresa impõe uma arquitetura e vc tem que trabalhar naquela arquitetura que não te agrada muito.

Abraço,

andrepestana

Compartilho das suas idéias quanto ao JSF!

SanjuanRJ

andrepestana:
Gosto da simplicidade do vRaptor. Já usei e gostei, mas talvez vc sinta falta dos componentes para a View.

Dê uma olhada no Waffle que é parente do vRaptor…hehehe.

Não conhecia o ZK. Vou dar uma olhada. Click e Wicket não me agradaram à primeira vista.

Acho que isso é particular. Você escolhe qual vc gosta mais. O problema é quando a empresa impõe uma arquitetura e vc tem que trabalhar naquela arquitetura que não te agrada muito.

Abraço,

É sempre bom quando o framework oferece componentes legais para a view e que também seja fácil de criar os nosso próprios componentes. Esse é um dos principais fatores para uma boa produtividade.

fpavao

struts 1x

genildof

Já usei muito o click e gosto dele também. Mas estou impressionado com o ZK (componentes, ajax descomplicado, databind da view, layout managers, richlets). É o meu favorito.

ricardosoares

ZK é o cara !!!

veja um exemplo com um MVC approach:
&lt;window border="normal" apply="com.me.MyController"&gt;
	&lt;grid width="80%"&gt;
		&lt;rows&gt;
			&lt;row&gt;textbox: &lt;textbox id="source1"/&gt;&lt;/row&gt;
			&lt;row&gt;dateBox: &lt;datebox id="source2"/&gt;&lt;/row&gt;
			&lt;row&gt;output: &lt;textbox id="copy" readonly="true"/&gt;&lt;/row&gt;
 		&lt;/rows&gt;
	&lt;/grid&gt;
&lt;/window&gt;
a janela na página tem apply="com.me.MyController" que se refere a classe Java:
package com.me;
import org.zkoss.zk.ui.event.Event;
import org.zkoss.zk.ui.util.GenericForwardComposer;
import org.zkoss.zul.Datebox;
import org.zkoss.zul.Textbox;

public class MyController extends GenericForwardComposer {

protected Textbox copy;
        protected Textbox source1;
        protected Datebox source2;

public void onChange$source1(Event event) throws Exception {
    		copy.setValue(source1.getValue());
    	}

public void onChange$source2(Event event) throws Exception {
    		copy.setValue(source2.getValue().toString());
    	}
}

isso é o que eu chamo de "mamão com açucar"

gilmaslima

ZK++

fantomas

Testei o ICEFaces, RichFaces e ZK. O ZK foi o melhor entre eles, o que mais impressionou foi a simplicidade, sugere alta produtividade com componentes muito interessantes; estou começando um projeto bem simples com ele, vamos ver no que vai dar.

A principal diferença entre o ZK e os outros que notei é na arquitetura; os outros são orientados à páginas muito embora tenham componentes, ele é orientado a eventos suportado pelo AJAX (de forma transparente); no primeiro acesso o navegador recebe uma especie de módulo client, no servidor fica outro componente que desempenha o papel de server que administra os eventos e as transformações que ocorrem no front. Os caras do ZK afirmam que essa idéia será o futuro do restante dos frameworks.

Eu acho a arquitetura do JSF complexa também porem mais bonita que a do ZK, pena que eles (JSF) não tiveram essa idéia antes :frowning: .

flws

Criado 13 de agosto de 2008
Ultima resposta 26 de nov. de 2008
Respostas 15
Participantes 10