Qual SGBD vocês acham que vale mais a pena ser estudado a fundo, MySQL ou Oracle? Sei que hoje o Oracle é praticamente imbatível, mas e no futuro, será que o MySQL não irá crescer ainda mais do que já vem crescendo, principalmente pelo fato da Sun tê-lo adquirido.
Banco de dados Oracle em paralelo se tiver tempo MySql.
Pelo que eu saiba a Oracle é parceira da SUN, aliás acho que o Toplink é da oracle no entanto o NetBeans vem com uma versão dele.
Sem querer ser chato mas profundidade em banco de dados na minha opinião é indicado para DBAs, e quem trabalha com linguagens orientadas a objetos tem que ficar torcendo para os bancos orientados a objetos não importando quem vai implacar primeiro rsrsrs.
Minha resposta é ORACLE, até por que ele merece realmente algum tempo de dedicação para conhece-lo, e estou me referindo só a PL/SQL. Como normalmente só grandes corporações o usam as melhores propostas de emprego são mais ligadas mais a Oracle do que MySQL, alias nunca vi um sistema em MySQL que precisasse muito conhecimento do mesmo.
Primeiro responda a si mesmo onde quer trabalhar: se numa GRANDE empresa, multinacional etc (perfil típico de quem usa Oracle) ou numa OUTRA empresa, não necessariamente pequena, porém menor que aquelas que usam Oracle;