Qual sistema você acha melhor?

Pessoal entre Ubuntu e o OS da Apple qual sistema vocês acham melhor? De preferência diga o por que da escolha.

Pra mim hoje o melhor é o Ubuntu, pois não gasto 1 centavo sequer pra tê-lo em minha máquina e me atende em sua totalidade, porém acredito que o Sistema da Apple vale cada centavo investido…

Enfim, acho melhor fechar esse tópico aqui porque vai dar trollada monstro… Se o objetivo do amigo é tomar uma decisão, leia os vários Mac X “Qualquer outro SO aqui” que tem aos montes pela Web e tome sua decisão… Até existe blogs que devem fazer tal comparação.

Abs []

Qual é melhor é dificil responder, vai do gosto da pessoa. Mas como o amigo acima citou uma coisa é o valor que você paga para usar o IOS, dentre outros fatores.

Para desenvolver, tanto Ubuntu quanto MacOS são excelentes…

agora se for comprar um notebook ou macbook, disparadamente a qualidade dos macs são melhores, independente de qual sistema você utilize nele.

[quote=caio.ribeiro.pereira]Para desenvolver, tanto Ubuntu quanto MacOS são excelentes…

agora se for comprar um notebook ou macbook, disparadamente a qualidade dos macs são melhores, independente de qual sistema você utilize nele.[/quote]
Realmente, entre note e mac eu iria de mac. A pena é eles serem caros. Já mechi em um e achei extremamente excelente (além de muito mais bonito heheh), embora não tenha sido possível eu analisar beeem o mac.

Creio eu que um macbook é mais vantajoso que um note com ubuntu, mas o certo é você usar um que já esteja mais acostumado, desde que não seja windows :smiley: (brincadeirinha…)

Então na verdade não quero comprar o MAC nem usar o macOS … era só para saber a popularidade do ubuntu mesmo, porque uso ele para programar WEB/DESKTOP e gosto muitoOoo!

Vale lembrar que os produtos da Apple são todos plataformas fechadas. Ou seja, no hardware Apple você só instala SO Apple, e vice-versa. Sendo assim, a escolha que você tem na verdade é entre plataforma Mac e plataforma PC.

Errado. Voce pode instalar Linux/Windows no hardware Apple e ate configurar dualboot se quiser. Inclusive o uso de um segundo SO tem suporte da Apple

Cara, vai muito de gosto. E como ja disseram antes: voce nao vai conseguir nenhuma opiniao neutra nesse assunto aqui, porque cada um tem um perfil diferente e prefere o sistema que usa atualmente.

De qualquer forma, aqui vai minha historia: eu nao uso nenhum outro sistema operacional desde que comprei um mac 5 anos atras. Antes disso eu somente usava linux. Minha razao? tempo. Com Linux eu tinha total liberdade, porem gastava um tempo consideravel configurando/compilando/aprendendo meus drivers e aplicacoes. Ja com MacOS eu estou preso ao hardware/apps dele, mas tudo que eu preciso funciona praticamente de cara. Neste meu caso, porque eu quero focar no meu trabalho o mais rapido possivel, eu decidi abrir mao dessa liberdade e pagar extra pelo conjunto (hardware+software). E nesses 5 anos eu tenho certeza que o quanto economizei do meu tempo ja cobriu esse custo extra com folga.

Mas, de novo, esse eh o meu caso, nao necessariamente o seu. Alem disso, ha 10 anos atras o tanto que eu aprendi de Unix configurando meu SO com certeza me ajuda ate hoje. Ou seja, esse conhecimento que voce eh forcado a adquirir tambem agrega no valor dessa escolha. E como voce pode ver essa escolha acaba sendo mesmo muito pessoal.

Errado. Voce pode instalar Linux/Windows no hardware Apple e ate configurar dualboot se quiser. Inclusive o uso de um segundo SO tem suporte da Apple[/quote]

Isso mesmo. Existem muitos tutoriais na net ensinando sobre isso:

http://br-linux.org/linux/instalando-o-ubuntu-em-mac-tutorial-em-portugues

salvo engano, até pouco tempo atrás o hadoop só rodava em linux ou no mac osx; windows era carta fora do baralho.

acho que a verdadeira “briga” é esta: o que roda no windows e o que não roda.

nos demais sistemas, ferramentas de desenvolvimento tendem a ser mais robustas.

Minha experiência com OSx foi bem pequena, mas sou usuário do ubuntu a uns 5 anos, gosto bastante e recomendo. E Ubuntu ainda é free :slight_smile:

Entenda que ambos são derivados do UNIX, mas MacOS é muito mais popular.

Linux, apesar de gratuito, não conquistou muitos usuários e não é muito relevante em termos de mercado para desktop.

[quote=NickGaspar]Entenda que ambos são derivados do UNIX, mas MacOS é muito mais popular.

Linux, apesar de gratuito, não conquistou muitos usuários e não é muito relevante em termos de mercado para desktop.

[/quote]Se me lembro bem, o Linux não é derivado do Unix (mas posso estar errado, não lembro bem), o Linux foi construído “open-source” quando o Unix ainda era pago, e foi construído justamente para ter uma plataforma parecida com o Unix em computadores “domésticos” e pequeno porte. Mas como disse, não lembro bem.

Eu usei pouco o MAC e não me pareceu tão bom assim (mas gosto é gosto), eu também não curti muito o Ubuntu, eu uso CentOS com KDE e acho muito bom.

[quote=evefuji][quote=NickGaspar]Entenda que ambos são derivados do UNIX, mas MacOS é muito mais popular.

Linux, apesar de gratuito, não conquistou muitos usuários e não é muito relevante em termos de mercado para desktop.

[/quote]Se me lembro bem, o Linux não é derivado do Unix (mas posso estar errado, não lembro bem), o Linux foi construído “open-source” quando o Unix ainda era pago, e foi construído justamente para ter uma plataforma parecida com o Unix em computadores “domésticos” e pequeno porte. Mas como disse, não lembro bem.

Eu usei pouco o MAC e não me pareceu tão bom assim (mas gosto é gosto), eu também não curti muito o Ubuntu, eu uso CentOS com KDE e acho muito bom.[/quote]
O linux é “inspirado” no Unix. Tenho um servidor CentOS e parece ser muito bom (não usei bem ele ainda).

isso é uma questão de gosto…

minha opinião é que o OS x facilita um certo tanto na produtividade, porém por outro lado nada justifica os preços destas máquinas, dos cabos, tudo no mundo apple é meio caro (sim, um mundo particular, protocolo especifico de blutooth, cabos com thuderbolt ao inves de usb 3…), então apesar da qualidade o custo beneficio é ruim, sem contar as restrições do mundo apple…

por outro lado tem gente que depois que acostuma com isso não troca por nada… pode ser que seja o seu caso, pesquise um pouco sobre estes produtos, ve se não arruma um jeito de usar um pouco, compare com outras marcsa de qualidade (recomendo a dell), eu não curto o que não quer dizer que você vá também não gostar…

Ubuntu, por uma simples questão: $$$

[quote=maior_abandonado]isso é uma questão de gosto…

minha opinião é que o OS x facilita um certo tanto na produtividade, porém por outro lado nada justifica os preços destas máquinas, dos cabos, tudo no mundo apple é meio caro (sim, um mundo particular, protocolo especifico de blutooth, cabos com thuderbolt ao inves de usb 3…), então apesar da qualidade o custo beneficio é ruim, sem contar as restrições do mundo apple…
[/quote]

Como pode o Mac ser mais produtivo e ao mesmo tempo mais “restrito”?

Alguma coisa não compila no seu post. Acho que você acabou misturando os sistemas e fez confusão com iOS.

[quote=maior_abandonado]
por outro lado tem gente que depois que acostuma com isso não troca por nada… pode ser que seja o seu caso, pesquise um pouco sobre estes produtos, ve se não arruma um jeito de usar um pouco, compare com outras marcsa de qualidade (recomendo a dell), eu não curto o que não quer dizer que você vá também não gostar…[/quote]

O problema do Linux é a baixa qualidade e número reduzido dos aplicativos voltados para o consumidor. A maioria das pessoas que usa computador não é programador, e mesmo quem é não quer usar seu computador somente pra isso. Eu não quero.

Hoje eu prefiro o windows por algumas razões:

maior número de empresas de hardware investem em drivers para ele.

Funciona praticamente em qualquer arquitetura.

os drivers de placas aceleradoras não são bem otimizados para linux. Isso por exemplo impacta na duração da bateria.

Sobre o mac, ele é bom porquê só precisa rodar em um tipo de hardware.

Para responder qual sistema eu acho melhor, eu terei que responder com outra pergunta:
“Para que?”

Se for apenas para um servidor, Ubuntu.
Se for para cliente, Apple.

Embora na minha máquina eu vá mesmo de Windows.
Tanto pelo que o Julio disse, quanto pelo fato de eu gostar de jogos. :slight_smile: