Qual versao melhor do linux

17 respostas
Neto.Sabio

Ola pessos

Não aguento mais o windows e quero migrar para o Linux. Mas o problema e que quero saber qual e a versao que mais se enquandra para trabalhar com feramentas de desenvolvimento para o Java (eclipse… banco de dados “oracle etc”… JDK JVM ). E tambem faco trabalho com php e se isso interferia

Valeu [color=red] [/color]

17 Respostas

vanderlanio

Olá neto estou usando o Ubuntu a algum tempo e estou muito satifesto ! :lol:

maquiavelbona

Qualquer uma. O kernel é praticamente o mesmo, as interfaces gráfica você que pode instalar etc.
Distribuição, religião e política são que nem c*, cada um tem o seu.

Agora quer dicas? Depende da sua filosofia de vida, tempo para gastar, máquina…
As mais comuns são Slackware, Debian, Fedora Core, OpenSuse, Ubuntu, Kurumin, Mandriva, mas não fique preso nelas, podes também estudar BSD, Solaris etc.

Até!

Neto.Sabio

Entao

Tenho uma maquina assim:

Celeron 1.5
512 MB
128 Video
HD 60
Wi-Fi
DVDRW

maquiavelbona

Oracle + Eclipse + Tomcat + KDE ou GNOME com 512 de ram eu acho que você vai passar algum nervoso.

Para máquinas mais “humildes” eu recomendo o Slackware(+) ou o Debian(-). Em fóruns sobre linux, vais ter opiniões mais acaloradas mas menos chutadas que nem as minhas.

Até!

Neto.Sabio

maquiavelbona:
Oracle + Eclipse + Tomcat + KDE ou GNOME com 512 de ram eu acho que você vai passar algum nervoso.

Para máquinas mais “humildes” eu recomendo o Slackware(+) ou o Debian(-). Em fóruns sobre linux, vais ter opiniões mais acaloradas mas menos chutadas que nem as minhas.

Até!

valeu maquiavelbona

Voce acharia bacana usar o "Ubuntu " ?

R

Fedora, pra desenvolvimento é show de bola.
Aqui roda no meu P-III, 512 de ram, eclipse + geronimo + mysql, etc.
Recomendo.

[]´s

Dieval_Guizelini

maquiavelbona:
Qualquer uma. O kernel é praticamente o mesmo, as interfaces gráfica você que pode instalar etc.
Distribuição, religião e política são que nem c*, cada um tem o seu.

Agora quer dicas? Depende da sua filosofia de vida, tempo para gastar, máquina…
As mais comuns são Slackware, Debian, Fedora Core, OpenSuse, Ubuntu, Kurumin, Mandriva, mas não fique preso nelas, podes também estudar BSD, Solaris etc.

Até!

Concordo e acrescento que o seu problema maior será o processador.

Celeron é um processador com baixa quantidade de cache L2.
Observe que o colega que usa com um P3, muito provavelmente o copermine possui 256k de cache contra os 128k do Celeron.

Agora fazendo um calculo honesto:
Oracle (mesmo o XE) mínimo de ram recomendada 96Mb;
Eclipse mínimo - 256Mb
qualquer interface gráfica - (mínimo) 128Mb

Pelos meus cálculos 480, para 512… ficam 32 Mb para o S.O. e qualquer outra coisa que você queira fazer… é muito pouco.

Outro aspecto relevante, o Oracle é homologado apenas para o Hed-Hat e Suse. Então se você quer um pouco de facilidade para instalar procure estas distros. Eu já instalei em outras… mas com o tempo você verá que a estabilidade da Red-hat se justifica (no caso do Oracle).

Para conhecimento o Ubuntu é baseado no debian.

fw

mchiareli

tente algum distro com xfce…

zenwalk
xubuntu

Kknd

Bem, quanto a performance.: No computador antigo (1.6, 256mb ram) cheguei a rodar o NetBeans hehe.

A grande maioria das distros são muito boas, mas eu recomento:

• openSUSE 10.2 (utilizo ela, bem completa, mas um poquinho mais pesada que as outras);
  • Fedora;
  • Debian (Etch) (Pacotes relativamente antigos, porém é a distro mais estável);

Como já falaram, distro é como religião, procure testar algumas e escolha a que mais te agrada.

edipodealmeida

eu particularmente gosto da versão 7.0 do Kurumin

Neto.Sabio

Bom

Depois de muita pesquisa vou instalar o Ubuntu , vamos ver o que vai dar , e nao dando certo vou tentar o redhat , ai eu posto os resultados para que deseja ver as duvidas e conquitas que tive

valeu pessoas ,

shison

Opa,
Aqui no trabalho utilizo o Debian, já usei um pouquinho o Kurumin também e pra mim os dois são bem parecidos.
Instalei o Ubuntu lá em casa essa semana e estou achando bem legal.
Enfim para quem está começando e tal, acho que Ubuntu e Kurumin são boas opções.

marciosantri

Tive problemas no Oracle XE no Kurumin.

Eu uso o Suse Linux Enterprise Desktop 10 (eu sei, é pago, mas é baratim).
Ele é muito bom mas realmente (minha máquina em casa é um Celeron 3.2Ghz com 512 Mb) o Oracle XE + as ferramentas de desenvolvimento Java pesam bastante. Mas dá pra ir. :smiley:

Das distribuições Linux foi a que eu mais gostei.

Ps: O Open Suse é legal, mas programar utilizando o Oracle XE no meu notebook (Seprom 2800 com 512 Mb) fica dando uns piquezinhos, como pequenas travadas.
Já na minha máquina do escritório (Semprom 3000 com 1Gb) não teve estes pequenos problemas.

O MEU PROBLEMA É O ORACLE!!!

clodoaldoaleixo

Na boa…o cara roda n aplicativos pesados, com uma máquina mais ou menos como já foi exemplificado aqui e chega dizendo “Não aguento mais o windows”…hahaha, é bem até engraçado…

Roda essa monte de aplicativos ai no Linux, mas nessa mesma máquina e depois vem aqui dizer pra nós que está super rápido e bom…ok?

L

clodoaldoaleixo:
Na boa…o cara roda n aplicativos pesados, com uma máquina mais ou menos como já foi exemplificado aqui e chega dizendo “Não aguento mais o windows”…hahaha, é bem até engraçado…

Roda essa monte de aplicativos ai no Linux, mas nessa mesma máquina e depois vem aqui dizer pra nós que está super rápido e bom…ok?

É real isso!

O Linux é excelente, mas não faz milagre! Se a sua razão de migrar for apenas performance é melhor vc comprar uma máquina nova antes de migrar…ainda que por vc ser um usuário novo, não vai conseguir extrair o máximo do Linux, logo, vai ficar igual o Windows, dependendo da versão do Linux, ateh pior…mas mesmo assim migre! Saia do mundo Windows…

D

Meu voto vai para o Fedora… :stuck_out_tongue:
:wink:

Dina

R

se vc não conhece Linux… acho melhor o Ubuntu!

mas recomendo que vc faça alguns testes com LiveCD… veja qual ditro mais lhe agrada (por qualquer motivo!) e passe a utilizá-la… depois o google te ajuda a configurar seus progs da melhor maneira possível…rs

[]'s

Criado 11 de abril de 2007
Ultima resposta 12 de abr. de 2007
Respostas 17
Participantes 14