Qual vínculos os profissionais de TI preferem?
Pesquisa da APINFO:
http://www.apinfo.com/p04vinc.htm
Qual vínculos os profissionais de TI preferem?
69 Respostas
Eu acho que a terceirização é uma tendência natural.
Temos que cada vez mais persarmos como “empreededores” para sobrevivermos. Temos que esquecer aquele conceito antigo de trabalho.
Entre nele, sai as as 18:00 e fica até morrer.
Infelizmente ou felizmente é assim.
Conheço vários PJ muito felizes e conheço vários CLTs infelizes.
É muito relativo.
A grande chave é nos qualificarmos muito e tentarmos nos diferenciar cada vez mais. Não fircamos como “comodities” ou “carne de vaca”.
Ou seja, mais um por aí. Tem muito “zé ruela”.
Mesmo assim é muito dificil.
O jeito é rezar e contar com a sorte. E ver o que o futuro nos aguarda…
Eu sou feliz como CLT por todos os beneficios que a empresa me oferece. Meu salário praticamente triplica.
Eu sou um cooperado infeliz 
Na minha opinião, a terceirização só é “tendência natural” porque as empresas querem assim, e com um pouco de razão. Não acho que estamos nos tornando mais empreendedores, apenas estamos nos adaptando e aceitando o que o mercado nos oferece.
São vários os fatores que contribuem para a baixa oferta de empregos CLT, mas os principais são: baixa flexibilidade da CLT, carga tributária muito alta, e um, menos falado, que é o fato que mesmo que a empresa possa ter uma boa lucratividade empregando todo seu quadro em regime CLT, salvo exceções, ela vai preferir contratar PJ para ter um lucro ainda maior, porque assim é o capitalismo.
Realmente, é preciso que nos mantenhamos atualizados e com boa qualificação, independente do regime em que somos contratados, mas eu acho muito melhor estar em um regime CLT, em que eu tenha um mínimo de segurança e alguns direitos básicos, como férias.
Há uns 3 anos, estava trabalhando como PJ, e por um problema de saúde, tive que ficar uns 3 meses parado, sem ganhar nada. Se estivesse como CLT, teria tirado uma licença e não teria passado por dificuldades.
Ainda hoje, trabalho como PJ, ganho razoavelmente bem, acho que o dobro do que ganharia como CLT, porém tenho que pagar assistência médica, odontológica, alimentação, transporte, previdência, não tenho férias, se acordo com um problema de saúde qualquer e não posso trabalhar, perco o dia, entre outras desvantagens.
Claro que existem vantagens em ser PJ, mas se for colocar na balança, o emprego CLT é muito melhor, na minha opinião.
Acho que o CLT seria ideal.
Mas hoje em dia é uma raro.
Tem muite “firminha” de TI no mercado. Todo mundo quer abrir.
Aprender informática também é a maior baba.
É isso que desvaloriza o mercado.
Todo mundo deve ter chance, mas deve ter alguma regulamentação.
Eu acho impossível um CLT ter uma salário maior que 4.000,00 no mercado atual. Sempre inventam alguma coisa (parte CLT, parte premio, parte bonus)
(tirando a chefia).
O mais interessante dessa pesquisa é notar a evolução da coisa de 1997 para 2004.
Concordo plenamente!
Discordo parcialmente! (impossível é meio forte, conheço diversos CLTs acima disso)
Aquele que nasceu sabendo o que é PJ, que atire a primeira pedra…
PJ 4ever… :lol: :lol:
Sou a favor do CLT com certeza. E quando disse “empreendedores”. Coloquei entre aspas justamente, por se tratar de um pseudo-empreendedorismo. Mas é o jeito.
Enquanto a licença, mesmo em CLT, você iria para o INSS e receberia uma merreca…
Tem muito CLT que não tem plano de saúde, nem benefício nenhum.
Não é o regime que garante o benefício.
Eu, particularmente, gosto de ser PJ. Já fiquei 1 semana em casa doente e a consultoria me pagou. Tudo depende dos acordos que você faz. Gosto de certa flexibilidade.
E também não gosto nada de idéia de dependência do estado. Esses milhões de “benefícios” do CLT brasileiro, coisa que nenhum outro país tem.
Eu atualmente sou CLT, mas prefiro PJ. CLT tem desconto pra burro(certo, PJ também tem uma boa carga tributária). Mas por exemplo o desconto que eu tenho de INSS poderia bem pagar uma previdência privada, que acho mais seguro.
Sem contar a flexibilidade na hora de fazer acordos.
PJ = Pessoa Jurídica
Desculpe, realmente pensei que fosse de conhecimento de todos.
uma merreca > 0
Você tem razão, quando diz que o regime não garante o benefício, mas é muito mais difícil encontrar empresas que contratam PJ e oferecem benefícios do que as que contratam CLT e não oferecem nada.
Eu também gosto de certa flexibilidade. Esta questão de acordos, na minha opinião, gera desigualdade, sempre haverão empresas dispostas a incluir este tipo de proteção em seus acordos, e outras que não. Alguém vai ter que se contentar em aceitar trabalhar sem proteção alguma.
Eu também não gosto de dependência do Estado, mas acho que ele deve, sim, oferecer uma proteção mínima ao trabalhador, em alguns casos. Pagamos, e bem, para isso.
Esse negócio que só no Brasil existem leis como a CLT que garantem benefícios ao trabalhador é uma tremenda falácia. Basta pesquisar as leis trabalhistas da França, Espanha e Itália, por exemplo, que você vai constatar isso.
Acho que a legislação deve ser flexibilizada, sim, mas alguns direitos básicos devem ser preservados.
Eu, particularmente, gosto de ser PJ. Já fiquei 1 semana em casa doente e a consultoria me pagou. Tudo depende dos acordos que você faz. Gosto de certa flexibilidade.E também não gosto nada de idéia de dependência do estado. Esses milhões de “benefícios” do CLT brasileiro, coisa que nenhum outro país tem.
Concordo com o daniel aqui, depende do que está acordado entre vc e a empresa. No meu caso sou cooperado e entre os benefícios existe um “seguro perda de renda”. Em janeiro quebrei o 4.º metatarso da mão esquiando em São Roque. Como a seguradora ia demorar para reembolsar meu salário - por causa da perícia - a empresa me pagou normalmente e quando recebí da seguradora eu ressarcí a empresa. Questão de bom senso.
Bom PJ é a mesma coisa que freelancer?
Vocês podem me explicar como funciona isso? Como são os contratos?
É legal esquiar lá? Já esquiou de verdade? Se compara ou não?
PJ = Pessoa Jurídica, ou seja, uma empresa.
Você abre uma empresa de prestação de serviços em informática e uma consultoria ou outra empresa utiliza um contrato como forma de vincular você à empresa.
Bem lembrado esse negócio de previdência, que no Brasil faliu.
Duvido que nossa geração irá gozar de previdência pública daqui uns 20 anos.
Quer dizer que nosso dinheiro terá ido para o lixo.
Uma das poucas coisas que vale a pena em CLT são as férias remuneradas.
Mas lembrando que quando você sai de férias, no outro mês você não recebe nada.
Outra falsidade é a estabilidade. Quando o pratão quer te mandar embora vai mesmo assim.
CLT é bem melhor que PJ, realmente. Mas não é essa maravilha.
O que vale é como disseram. É aonde você trabalha.
É legal esquiar lá? Já esquiou de verdade? Se compara ou não?
Nunca esquiei de verdade, mas acho que se o tombo que caí fosse na neve mesmo com certeza não teria quebrado a mão. 
Mas lá é legal, vale a pena conhecer e brincar na pista.
Me falaram que esse sky mountain park é muito legal.
Mas parece qe tem neve artificial.
Daniel acho que estou muito longe de abrir uma empresa. Existem regras que tenho que seguir para ir para a outra alternativa dos contratos?
Eu e meu colega estamos com uma aplicação finalizada que só falta “entregar”. Nosso contato é outro colega que conhece os caras da empresa, não houve contrato nenhum foi tudo de boca.
Bom, eu só “mexo” com Java por “curiosidade”, exceto esse trabalho com meu colega. Eu queria ter mais oportunidades de mexer com Java, sendo que está fora de cogitação largar o meu trabalho atual se não for como concursado. Estou perto de comprar um computador (sim isso mesmo!! eu não tenho!!!) o que me daria uns fins de semana disponíveis (e as noites ou madrugadas de seg-sex) para fazer uns bicos. ALiás é isso que eu quero: fazer uns bicos, como atividade adicional à minha atividade no trabalho. Que dicas você(s) me daria(m)?
Bom, sem um pouco de coragem, ousadia e determinação, ninguém chega muito longe na vida.
Se você acha legal ser um funcionário (CLT), ter seus direitos e tal, tudo bem. Mas se quer mais, tem que arriscar, não tem outra maneira.
Eu sei que mudar de emprego dá medo, deixa a gente encucado e tudo mais, mas é assim, fazer o que, né!
As alternativas para se trabalahr com TI que eu conheço:
- Ser um CLT exemplar (funcionário do mês)
- Abrir uma empresa de prestação de serviços em TI (PJ)
- Ser um cooperado (coitados, os que mais sofrem)
- Ter uma empresa de Processamento de Dados (Imposto Simples) - mas ninguém contrata
Humm… então tá dizendo que não dá pra fazer isso:
- Micro$oft: olá Renato eu quero um programa em Java para apagar todos os Linux da Terra!!!
- Renato: ok, eu e meu colega vamos cobrar 15 bilhões de dólares, vou fazer no fim de semana e já te entrego
[[[Gargalo: contratos???]]] - Micro$oft: está bem! fechado!!!
Bom sobre a questão de mudar de emprego, é o que eu acho melhor por enquanto. Na verdade quero fazer algum concurso de programador e trabalhar com Java em algum lugar legal no setor público. Acho bom trabalhar dessa maneira “PJ” como uma atividade extra.
Em 2002 eu passei em 3ro lugar no concurso de Analista Pleno da Prefeitura de SP. Preferí continuar a ser um PJ.
Por que? Salário?
Não quis por causa que não tenho muito desejo de ser funcionário público, muito menos trabalhar com VB e ASP. Na época eu ganhava menos se comparando meu valor PJ com o salário. Mas hoje to bem melhor!
Não vejo diferença desde que o salário seja equivalente. O problema são as consultorias que querem que você abra empresa, pague contador e uma porção de impostos, não pagam o equivalente e vem com aquele papo-furado de “custo Brasil”.
Pq? Sou cooperado, tenho benefícios, valor fechado por mês (trabalho em Indaiatuba e minha faixa salarial é a mesma de SP), se fizer horas extras ganho por isso, férias, o desconto em folha (taxa de adm + INSS) é metade do que um PJ recolhe e ainda tem algumas facilidades que a cooperativa oferece. Só não tenho FGTS, é óbvio.
Eu acredito que isso depende muito dos objetivos do profissional. Se eu quizesse ficar como empregado a vida toda, com certeza CLT seria o caminho ideal, com todas as duas vantagens. Como nao tenho essa idéia trabalhar como PJ é o caminho natural.
O maior problema de ser PJ é que nem todo mundo está preparado para isso. O medo é o maior obstacula das pessoas, poucas conseguem viver bem sabendo que nao existe uma garantia de futuro, como a CLT falsamente da. Obvio que isso nao existe, dependedo do contrato é muito mais facil mandar um CLT embora do que um PJ.
A maior vantagem de ser PJ é a liberdade que voce tem para fazer o que quizer, estar sempre negociando novos desafios e novos valores contratuais. Isso é muito melhor do que ter que ficar procurando emprego e dizer pra empresa que ta saindo porque conseguiu coisa melhor só pra conseguir um aumento no salario. Acredito que hoje é desta forma que um CLT consegue um aumento de salario, existem excecoes, mas essa é a forma que a grande maioria faz.
Mas é como eu disse, isso varia muito de pessoa para pessoa, principalmente em funcao da sua personalidade de aguentar a pressao que é ser PJ e ter que ficar sempre na busca de novos desafios.
]['s
Bem lembrado esse negócio de previdência, que no Brasil faliu.
Duvido que nossa geração irá gozar de previdência pública daqui uns 20 anos.
Quer dizer que nosso dinheiro terá ido para o lixo.
Cara, não acredite nesse papo-furado, a Previdência no Brasil não quebrou e nunca quebrará, o problema é que o governo tem que desviar dinheiro de outras áreas para cobrir os gastos dela porque o dinheiro foi mal administrado pelo governo ao longo dos anos. Em todos esses anos que existe previdência nunca o governo deu calote em ninguém. Lembre-se que na constituição existe algo chamado direito adquirido, o governo não pode mudar as regras do jogo à vontade.
Eu prefiro pagar a previdência para o governo do que para um fundo. Se a previdência quebrar o governo cobre o rombo, se o banco quebrar você fica a ver navios.
Uma das poucas coisas que vale a pena em CLT são as férias remuneradas.
Mas lembrando que quando você sai de férias, no outro mês você não recebe nada.
Onde que em CLT não recebe nada? Quando você sai de férias você recebe o salário normalmente + 1/3 de bônus, quando você volta você recebe salário normalmente.
Renato só tome cuidado se tu é CLT, isso é ilegal e tu pode ganhar um JC sem direito a nada. Se tu fosse PJ isso nao seria problema, mas…
Eu prefiro PJ por causa do meu perfil. Mas acho que a maioria das pessoas tem um perfil que se adapta melhor ao CLT.
Bem,
eu vou falar por mim, lógico.
Eu hoje trabalho como clt e, por enquanto, ou seja, enquanto não houver “peito” para encarar como pj vou ficar assim mesmo…
Mas pretendo contribuir para um plano de previdência privada e poder trabalhar como pj sim. Acho que deve ser mais legal vc poder trabalhar em casa, na rua, sei lá onde e andar no seu ritmo (lógico que existem prazos).
Eu, por exemplo, se pudesse iria dormir de dia e trabalhar de noite. Eu acho que meu trabalho é muito mais produtivo durante a noite. Ah, e com Winamp tocando…
Também não sei até quando teria “estômago” para ser pj… Dependendo das condições (já faladas aqui) deve ser legal sim… uma empresa trabalhar dessa maneira com confiança (leia-se contrato) deve ser legal.
Vamos ver no que vai dar… talvez a gente imagina umas condições e vem a vida e sugere outras… fazer planos talvez não seja a melhor maneira de se viver… Ficar tranquilo é a melhor maneira de se viver 8)
Eu prefiro PJ pois se ganha mais, CLT é pra cargo bunda em 90% dos casos e basta vc não ser tapado para ter ferias, dia parado remunerado, demais beneficios e por ai vai. Ser PJ só vale a pena a quem sabe negociar.
Como fzampa falou:
Tem que viver a vida a cada momento…
Já fui cooperado, faço ocasionais freelas PJ e sou CLT.
Não tem cosia melhor, se for equivalente à um bom PJ.
Ok, tem sim, se você for PJ e não repcisar encher o saco com cosias de tributos, impsotos, leis, prazos. Tipo “papai é contador…”
ILEGAL?? Cara sinceramente não entendi o que você está falando!!!
Renato,
É que trabalhar como CLT e fazer bicos nao é uma atitude legal (legal entende-se estar dentro da lei), existemn empresas que sao tolerantes quanto a isso, existem outras que nao perdem tempo e dao uma JC pro profissional. Por isso é bom tomar cuidado, ja vi pessoas com muito tempo de casa ser mandado embora sem direito a nada por fazer isso.
]['s
Cara !!! Eu não tô entendendo???
O que tem de errado de eu tirar MEUS fins de semanas, minhas HORAS LIVRES para FAZER OUE EU QUISER, incluindo-se os referidos bicos??? Acho que cê tá pensando que eu tô falando de bicos dentro do trabalho, não é!!!
Eu pago a Previdência do Banco do Brasil. Amigo, se o Banco do Basil quebrar, reza muito, porque Lucifer já estará te puxando pelo pescoço e o Brasil já estaria todo em chamas.
Mas, melhor que uma previdência é colocar seu dinheiro num fundo. Rende mais e tem menos taxação em cima do montante.
Cara !!! Eu não tô entendendo???O que tem de errado de eu tirar MEUS fins de semanas, minhas HORAS LIVRES para FAZER OUE EU QUISER, incluindo-se os referidos bicos??? Acho que cê tá pensando que eu tô falando de bicos dentro do trabalho, não é!!!
Pergunta pra quem fez a lei, ou para um advogado, mas nao para mim. Eu so alertei.
O que tem de errado é que tu tendo CLT teu trabalho é de propriedade exclusiva da empresa, ou tu acha que recebe o descanso remunerado nos finais de semana porque? Pra ficar fazendo bico? Obvio que nao neh.
Eu entendi que tipo de bico tu quiz dizer, tu que nao entendeu ainda como funciona o vinculo com CLT. :roll:
Mas é bom cara, da uma olhada pra nao ter problemas.
]['s
Veja o código:
trabalho += bicos
atividade = trabalho
O correto:
atividade = trabalho + bicos
Acho que a empresa não é dona da minha vida, o que eu faço fora do horário de trabalho é da minha conta!!!
PS: eu não trabalho com programação!!!
Ta na hora de comecar a ler mais as coisas antes de sair assinado qualquer documento.
Achar eu tambem, acho mas isso nao conta muito
:mrgreen:
E o que que tem? Que eu saiba nao existe uma CLT so pra programadores, sao todas iguais.
Ps.: Renato, eu nao to querendo dizer que tu nao pode fazer bicos, faco o que quizer da tua vida, só te dei uma dica para tomar cuidado.
]['s
Cara !!! Eu não tô entendendo???O que tem de errado de eu tirar MEUS fins de semanas, minhas HORAS LIVRES para FAZER OUE EU QUISER, incluindo-se os referidos bicos??? Acho que cê tá pensando que eu tô falando de bicos dentro do trabalho, não é!!!
Pergunta pra quem fez a lei, ou para um advogado, mas nao para mim. Eu so alertei.
O que tem de errado é que tu tendo CLT teu trabalho é de propriedade exclusiva da empresa, ou tu acha que recebe o descanso remunerado nos finais de semana porque? Pra ficar fazendo bico? Obvio que nao neh.Eu entendi que tipo de bico tu quiz dizer, tu que nao entendeu ainda como funciona o vinculo com CLT. :roll:
Mas é bom cara, da uma olhada pra nao ter problemas.
]['s
Acho que não é bem assim…
CLT:
Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:
(...)
c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço;
(...)
A negociação diz respeito aos atos de comércio praticados pelo empregado, sem permissão do empregador e com habitualidade. O empregado poderá ter outro emprego, fazer pequenos bicos ou até mesmo ser empregador.
Fonte: http://www.dape.com.br/materias/trabalho.htm
Eu pago a Previdência do Banco do Brasil. Amigo, se o Banco do Basil quebrar, reza muito, porque Lucifer já estará te puxando pelo pescoço e o Brasil já estaria todo em chamas.
Mas, melhor que uma previdência é colocar seu dinheiro num fundo. Rende mais e tem menos taxação em cima do montante.
Isso ae, também tanho previdencia privada no BB, e é altamente recomendado.
O melhor é tu ter uma previdencia privada com um valor pequeno, e aplicar um valor maior em um fundo, ai tu garante pelos dois lados. No BB tem um fundo de dividendos com rendimento bem bom.
Eu também acho muito mais confiável uma previdência privada do que que a pública, invisto em dois fundos iguais, um para usar como previdência e outro como investimento(ambos são VGBL).
A questão é também não querer investir em qualquer instituiçãozinha meia-boca.
Os meus são do Bradesco, e acho beeeeeeem difícil, pra não dizer impossível, tendo em vista a quantidade de ações, bens, e etc que ele possui.
Eu também acho muito mais confiável uma previdência privada do que que a pública, invisto em dois fundos iguais, um para usar como previdência e outro como investimento(ambos são VGBL).
A questão é também não querer investir em qualquer instituiçãozinha meia-boca.
Os meus são do Bradesco, e acho beeeeeeem difícil, pra não dizer impossível, tendo em vista a quantidade de ações, bens, e etc que ele possui.
Quando eu me aposentar, nem quero que o governo saiba que eu existo

Apenas ressaltando, o empregado pode fazer o que ele quiser, trabalhar como CLT e ser PJ, ter 2 empregos como CLT e outras situações… mas p/ tudo isso ele tem que seguir a lei (como dito acima, atos de comércio, tempo de descanso entre os serviços… ). Se estiver dentro das exigências, sem problemas!

Poxa Fábio vamos ser mais específicos. O que exatamente eu não posso fazer?
Li meu contrato e ele não falava nada de me proibir de fazer algo.
Eu só quero entender.
Cara eu tambem nao sei, sei que em certos casos isso pode dar problema. Só dei o toque pra tu abrir os olhos antes.
Como o amigo colocou uma parte ali, acho que da constituição, isso vai de interpretacao, eu nao manjo nada disso sinceramente.
A dica que eu deixo é que antes de fazer qualquer coisa tome as devidas providencias, seja se informando bem ou qualquer uma outra, antes que de problema.
Leu a constituição? É la que ta o “contrato” de um CLT. :mrgreen:
Eu tambem nao manjo disso, só que ja vi uma pessoa ser demintida por justa causa justamente por fazer trabalhos paralelos.
]['s
Renato, quer um exemplo bem simples de JC nos moldes que o Fabio falou?
Você tem empresa, vc era PJ por exemplo, participa e ganha uma licitação que o seu empregador também participou.
Rafael, quando falamos de previdencia, é um investimento de uns 30 anos. Quantas empresa muito maiores e estaveis que o Bradesco quebraram nos últimos 30 anos? Dificilmente vai quebrar amanha, ano que vem ou mesmo nessa década, mas daqui 30 anos?
O investimento mais seguro, aquele que sobrevive aos piores infernos economicos, são os títulos públicos… De economias fortes, senão, por exemplo, pode perder mais da metade do valor como esta acontecendo com os títulos argentinos em default.
Louds,
Nos últimos 50 anos, dos bancos Itau, Bradesco, Caixa, BB, etc. Qual teve déficit?
E mesmo considerando a possibilidade da instituição falir, como o Banco Santos, isso não acontece da noite pro dia, é algo gradual. Se por exemplo o Bradesco apresenta déficit por uns 3/4 anos consecutivos, já é uma sinal pra você pegar seu investimento e partir pra outra.
http://www.google.com.br/search?q=lucro+bradesco
Isso serve para Itaú também. Assumo que também pro BB.
Itaú teve lucro histórico de 3,776 bilhões de reais em 2004
(http://br.news.yahoo.com/050222/40/rwzk.html)
Louds e Fábio, agora tô entendendo um pouco, realmente nunca parei para pensar nisso. MAs resumindo só ganha JC se for danoso ao seu empregador.
Mas esse não é o meu caso!!! A atividade-fim da empresa onde trabalho não tem nada a ver com informática, e eu nem mexo com programação aqui no setor de informática!!
Louds e Fábio, agora tô entendendo um pouco, realmente nunca parei para pensar nisso. MAs resumindo só ganha JC se for danoso ao seu empregador.Mas esse não é o meu caso!!! A atividade-fim da empresa onde trabalho não tem nada a ver com informática, e eu nem mexo com programação aqui no setor de informática!!
É isso ai Renato.
Agora pensa mais um pouco, tu pega esse bico que nao tem nada haver com a atividade-fim da tua empresa. Mas vamos supor que tu te aperta pra fazer o bico e precisa “esticar” um pouco a noite, trabalhando até a madrugada. Passa 1, 2, 3 dias e tu comeca a ficar cansado, acaba nao rendendo tanto no teu trabalho diario. Isso no final das contas esta sendo prejudicial para a empresa que te paga, e pode tambem ser considerado como direito a JC. Tu pode até pensar, ué mas no meu horario livre eu faco o que quizer. Sim, faz, mas a empresa te paga por descançar entao ela tem direito de cobrar isso.
Obvio nao é tao simples, eles teriam que provar, etc, etc, etc. Mas é bom ficar ligado onde que o problema pode acontecer.
]['s
Quem daqui nunca fez um freelance ou trabalho extra em casa de madrugada e finais de semana, levante a mão!
Sim Fábio mas isso que tu ta falando nao tem nada a ver. A empresa vai dar um pé na bunda porque o cara não rendeu, não importa o motivo. Não importa se estava num bico de Java, ou se drogando, ou na guerra do Iraque, ou em Marte etc etc etc…
Ae, por falar nessas coisas. O que vocÊs acham da situação seguinte: Eu trabalho numa empresa de programação. EEEUUU invento uma coisa qualquer que é muito legal e encaixa certinho naquele buraco do projeto da empresa, que por sinal é o controlador de um acelerador de partículas. Aí eu uso o MEU código, mas aquivo vai virar propriedade da empresa não é??
Eu não gostaria nada de trabalhar assim. Suas idéias sendo apropriadas pela empresa. Você não pode pensar porque uma vez que você fez isso dentro da empresa, você não tem mais controle sobre essa idéia!!Tipo usar o Vomiter num projeto e ser demitido por ele ser free software!!!
Claro neh, mas nem sempre ela pode dar um JC, e pode ter certeza em muitas empresas se ela puder fazer isso ela irá fazer.
Sobre a pergunta do Daniel, eu quando era clt sempre fazia, mas uma vez fui advertido pelo meu chefe, por que cheguei varios dias depois do horario. :oops:
Hoje nao faco mais freela, ja que quem presta servico é a minha empresa e nao a minha pessoa. :lol:
]['s
Pessoal, com eu faço para ser PJ? Pelo o que vocês falam parece ser mais fácil que fritar ovo…
AhuahuhauhuHAuhuHUHauhauhuauhUAhuAHuha…
Fácil não é. Vai uns 30 dias e pelo menos 400 reais, além de um bom contador.
O que tenho que fazer? Tem como ser PJ sem ter uma sede?? São apenas uma listinha de coisas burocráticas para fazer??
Bom queria perguntar de novo:
Louds,
Nos últimos 50 anos, dos bancos Itau, Bradesco, Caixa, BB, etc. Qual teve déficit?
E mesmo considerando a possibilidade da instituição falir, como o Banco Santos, isso não acontece da noite pro dia, é algo gradual. Se por exemplo o Bradesco apresenta déficit por uns 3/4 anos consecutivos, já é uma sinal pra você pegar seu investimento e partir pra outra.
Nenhuma instituição financeira tem prejuiso antes de quebrar. Isso é fato, Oportunity, Santos, Nacional, etc. Todos os contadores deles existem para manipular os balancetes até a bomba explodir e acabar com os clientes.
Em 97 teve uma quebradeira de bancos no japão, bancos grandes, MUITO grandes. O Yamaichi deixou um rombo de 35 bilhões de dolares, isso é mais que o patrimonio dos 3 maiories bancos brasileiros, somados.
Se você desenvolveu o código fora da empresa, não há por que a empresa se apropriar dele. Você pode até cobrar pelo uso do código.
Mas, se o código foi desenvolvido dentro da empresa, durante o período em que a empresa está lhe pagando para produzir… o mais natural, e lógico, é que o código seja propriedade da empresa.
É verdade louds, mas cuidado ao investir demais em títulos públicos, pois confiar em infalibilidade de governos é loucura…(ainda mais o nosso…)
Quando tiverem de investir em títulos públicos, invistam no de rentabilidade intermediária e juros baixos, pois esses em geral são estáveis, e quase não se abalam…
Pessoal, confiar na previdência brasileira é o mesmo q confiar 10Kg de carne a um Tigre Siberiano 2 semanas sem comer… :roll:
Caiam fora dela…ela não está quebrada.Ja nasceu assim… 
No governo Sarney o Brasil deu calote nos títulos públicos. Mas hoje em dia eu me sinto seguro a investir neles. D]ao em média 18% ao ano.
Sim, você precisa de um local físico, um endereço. Mas geralmente os contadores sub-locam alguns locais, só para fins burocráticos, sua empresa não precisam estar lá.
E sobre o lance da Microsoft, dúvido que alguma empresa compraria um software seu, sem que você emita uma Nota Fiscal de venda ou pelo menos prestação de serviços.
Quando a dívida pública passar a crescer menos que o PIB, também vou sentir confiança.
Com excessão de fevereiro, a dívida pública vem caindo desde 2003. O problema são os títulos indexados pela selic de curto prazo (venc em 12 meses).