Qual vínculos os profissionais de TI preferem?

Qual vínculos os profissionais de TI preferem?
Pesquisa da APINFO:
http://www.apinfo.com/p04vinc.htm

Eu acho que a terceirização é uma tendência natural.
Temos que cada vez mais persarmos como “empreededores” para sobrevivermos. Temos que esquecer aquele conceito antigo de trabalho.
Entre nele, sai as as 18:00 e fica até morrer.
Infelizmente ou felizmente é assim.
Conheço vários PJ muito felizes e conheço vários CLTs infelizes.
É muito relativo.

A grande chave é nos qualificarmos muito e tentarmos nos diferenciar cada vez mais. Não fircamos como “comodities” ou “carne de vaca”.
Ou seja, mais um por aí. Tem muito “zé ruela”.
Mesmo assim é muito dificil.
O jeito é rezar e contar com a sorte. E ver o que o futuro nos aguarda…

Eu sou feliz como CLT por todos os beneficios que a empresa me oferece. Meu salário praticamente triplica.

Eu sou um cooperado infeliz :frowning:

Na minha opinião, a terceirização só é “tendência natural” porque as empresas querem assim, e com um pouco de razão. Não acho que estamos nos tornando mais empreendedores, apenas estamos nos adaptando e aceitando o que o mercado nos oferece.

São vários os fatores que contribuem para a baixa oferta de empregos CLT, mas os principais são: baixa flexibilidade da CLT, carga tributária muito alta, e um, menos falado, que é o fato que mesmo que a empresa possa ter uma boa lucratividade empregando todo seu quadro em regime CLT, salvo exceções, ela vai preferir contratar PJ para ter um lucro ainda maior, porque assim é o capitalismo.

Realmente, é preciso que nos mantenhamos atualizados e com boa qualificação, independente do regime em que somos contratados, mas eu acho muito melhor estar em um regime CLT, em que eu tenha um mínimo de segurança e alguns direitos básicos, como férias.

Há uns 3 anos, estava trabalhando como PJ, e por um problema de saúde, tive que ficar uns 3 meses parado, sem ganhar nada. Se estivesse como CLT, teria tirado uma licença e não teria passado por dificuldades.

Ainda hoje, trabalho como PJ, ganho razoavelmente bem, acho que o dobro do que ganharia como CLT, porém tenho que pagar assistência médica, odontológica, alimentação, transporte, previdência, não tenho férias, se acordo com um problema de saúde qualquer e não posso trabalhar, perco o dia, entre outras desvantagens.

Claro que existem vantagens em ser PJ, mas se for colocar na balança, o emprego CLT é muito melhor, na minha opinião.

Acho que o CLT seria ideal.
Mas hoje em dia é uma raro.

Tem muite “firminha” de TI no mercado. Todo mundo quer abrir.
Aprender informática também é a maior baba.
É isso que desvaloriza o mercado.
Todo mundo deve ter chance, mas deve ter alguma regulamentação.

Eu acho impossível um CLT ter uma salário maior que 4.000,00 no mercado atual. Sempre inventam alguma coisa (parte CLT, parte premio, parte bonus)
(tirando a chefia).

O mais interessante dessa pesquisa é notar a evolução da coisa de 1997 para 2004.

Concordo plenamente!

Discordo parcialmente! (impossível é meio forte, conheço diversos CLTs acima disso)

Aquele que nasceu sabendo o que é PJ, que atire a primeira pedra…

PJ 4ever… :lol: :lol:

Sou a favor do CLT com certeza. E quando disse “empreendedores”. Coloquei entre aspas justamente, por se tratar de um pseudo-empreendedorismo. Mas é o jeito.

Enquanto a licença, mesmo em CLT, você iria para o INSS e receberia uma merreca…
Tem muito CLT que não tem plano de saúde, nem benefício nenhum.
Não é o regime que garante o benefício.

Eu, particularmente, gosto de ser PJ. Já fiquei 1 semana em casa doente e a consultoria me pagou. Tudo depende dos acordos que você faz. Gosto de certa flexibilidade.

E também não gosto nada de idéia de dependência do estado. Esses milhões de “benefícios” do CLT brasileiro, coisa que nenhum outro país tem.

Eu atualmente sou CLT, mas prefiro PJ. CLT tem desconto pra burro(certo, PJ também tem uma boa carga tributária). Mas por exemplo o desconto que eu tenho de INSS poderia bem pagar uma previdência privada, que acho mais seguro.
Sem contar a flexibilidade na hora de fazer acordos.

PJ = Pessoa Jurídica

Desculpe, realmente pensei que fosse de conhecimento de todos.

uma merreca > 0

Você tem razão, quando diz que o regime não garante o benefício, mas é muito mais difícil encontrar empresas que contratam PJ e oferecem benefícios do que as que contratam CLT e não oferecem nada.

Eu também gosto de certa flexibilidade. Esta questão de acordos, na minha opinião, gera desigualdade, sempre haverão empresas dispostas a incluir este tipo de proteção em seus acordos, e outras que não. Alguém vai ter que se contentar em aceitar trabalhar sem proteção alguma.

Eu também não gosto de dependência do Estado, mas acho que ele deve, sim, oferecer uma proteção mínima ao trabalhador, em alguns casos. Pagamos, e bem, para isso.
Esse negócio que só no Brasil existem leis como a CLT que garantem benefícios ao trabalhador é uma tremenda falácia. Basta pesquisar as leis trabalhistas da França, Espanha e Itália, por exemplo, que você vai constatar isso.
Acho que a legislação deve ser flexibilizada, sim, mas alguns direitos básicos devem ser preservados.

[quote=danieldestro]Eu, particularmente, gosto de ser PJ. Já fiquei 1 semana em casa doente e a consultoria me pagou. Tudo depende dos acordos que você faz. Gosto de certa flexibilidade.

E também não gosto nada de idéia de dependência do estado. Esses milhões de “benefícios” do CLT brasileiro, coisa que nenhum outro país tem.[/quote]

Concordo com o daniel aqui, depende do que está acordado entre vc e a empresa. No meu caso sou cooperado e entre os benefícios existe um “seguro perda de renda”. Em janeiro quebrei o 4.º metatarso da mão esquiando em São Roque. Como a seguradora ia demorar para reembolsar meu salário - por causa da perícia - a empresa me pagou normalmente e quando recebí da seguradora eu ressarcí a empresa. Questão de bom senso.

Bom PJ é a mesma coisa que freelancer?

Vocês podem me explicar como funciona isso? Como são os contratos?

É legal esquiar lá? Já esquiou de verdade? Se compara ou não?

PJ = Pessoa Jurídica, ou seja, uma empresa.
Você abre uma empresa de prestação de serviços em informática e uma consultoria ou outra empresa utiliza um contrato como forma de vincular você à empresa.

Bem lembrado esse negócio de previdência, que no Brasil faliu.
Duvido que nossa geração irá gozar de previdência pública daqui uns 20 anos.
Quer dizer que nosso dinheiro terá ido para o lixo.
Uma das poucas coisas que vale a pena em CLT são as férias remuneradas.
Mas lembrando que quando você sai de férias, no outro mês você não recebe nada.

Outra falsidade é a estabilidade. Quando o pratão quer te mandar embora vai mesmo assim.

CLT é bem melhor que PJ, realmente. Mas não é essa maravilha.
O que vale é como disseram. É aonde você trabalha.

É legal esquiar lá? Já esquiou de verdade? Se compara ou não?[/quote]

Nunca esquiei de verdade, mas acho que se o tombo que caí fosse na neve mesmo com certeza não teria quebrado a mão. :slight_smile:
Mas lá é legal, vale a pena conhecer e brincar na pista.

Me falaram que esse sky mountain park é muito legal.
Mas parece qe tem neve artificial.