Daniel acho que estou muito longe de abrir uma empresa. Existem regras que tenho que seguir para ir para a outra alternativa dos contratos?
Eu e meu colega estamos com uma aplicação finalizada que só falta “entregar”. Nosso contato é outro colega que conhece os caras da empresa, não houve contrato nenhum foi tudo de boca.
Bom, eu só “mexo” com Java por “curiosidade”, exceto esse trabalho com meu colega. Eu queria ter mais oportunidades de mexer com Java, sendo que está fora de cogitação largar o meu trabalho atual se não for como concursado. Estou perto de comprar um computador (sim isso mesmo!! eu não tenho!!!) o que me daria uns fins de semana disponíveis (e as noites ou madrugadas de seg-sex) para fazer uns bicos. ALiás é isso que eu quero: fazer uns bicos, como atividade adicional à minha atividade no trabalho. Que dicas você(s) me daria(m)?
Micro$oft: olá Renato eu quero um programa em Java para apagar todos os Linux da Terra!!!
Renato: ok, eu e meu colega vamos cobrar 15 bilhões de dólares, vou fazer no fim de semana e já te entrego
[[[Gargalo: contratos???]]]
Micro$oft: está bem! fechado!!!
Bom sobre a questão de mudar de emprego, é o que eu acho melhor por enquanto. Na verdade quero fazer algum concurso de programador e trabalhar com Java em algum lugar legal no setor público. Acho bom trabalhar dessa maneira “PJ” como uma atividade extra.
Não quis por causa que não tenho muito desejo de ser funcionário público, muito menos trabalhar com VB e ASP. Na época eu ganhava menos se comparando meu valor PJ com o salário. Mas hoje to bem melhor!
Não vejo diferença desde que o salário seja equivalente. O problema são as consultorias que querem que você abra empresa, pague contador e uma porção de impostos, não pagam o equivalente e vem com aquele papo-furado de “custo Brasil”.
Pq? Sou cooperado, tenho benefícios, valor fechado por mês (trabalho em Indaiatuba e minha faixa salarial é a mesma de SP), se fizer horas extras ganho por isso, férias, o desconto em folha (taxa de adm + INSS) é metade do que um PJ recolhe e ainda tem algumas facilidades que a cooperativa oferece. Só não tenho FGTS, é óbvio.
Eu acredito que isso depende muito dos objetivos do profissional. Se eu quizesse ficar como empregado a vida toda, com certeza CLT seria o caminho ideal, com todas as duas vantagens. Como nao tenho essa idéia trabalhar como PJ é o caminho natural.
O maior problema de ser PJ é que nem todo mundo está preparado para isso. O medo é o maior obstacula das pessoas, poucas conseguem viver bem sabendo que nao existe uma garantia de futuro, como a CLT falsamente da. Obvio que isso nao existe, dependedo do contrato é muito mais facil mandar um CLT embora do que um PJ.
A maior vantagem de ser PJ é a liberdade que voce tem para fazer o que quizer, estar sempre negociando novos desafios e novos valores contratuais. Isso é muito melhor do que ter que ficar procurando emprego e dizer pra empresa que ta saindo porque conseguiu coisa melhor só pra conseguir um aumento no salario. Acredito que hoje é desta forma que um CLT consegue um aumento de salario, existem excecoes, mas essa é a forma que a grande maioria faz.
Mas é como eu disse, isso varia muito de pessoa para pessoa, principalmente em funcao da sua personalidade de aguentar a pressao que é ser PJ e ter que ficar sempre na busca de novos desafios.
[quote=jprogrammer]Bem lembrado esse negócio de previdência, que no Brasil faliu.
Duvido que nossa geração irá gozar de previdência pública daqui uns 20 anos.
Quer dizer que nosso dinheiro terá ido para o lixo.[/quote]
Cara, não acredite nesse papo-furado, a Previdência no Brasil não quebrou e nunca quebrará, o problema é que o governo tem que desviar dinheiro de outras áreas para cobrir os gastos dela porque o dinheiro foi mal administrado pelo governo ao longo dos anos. Em todos esses anos que existe previdência nunca o governo deu calote em ninguém. Lembre-se que na constituição existe algo chamado direito adquirido, o governo não pode mudar as regras do jogo à vontade.
Eu prefiro pagar a previdência para o governo do que para um fundo. Se a previdência quebrar o governo cobre o rombo, se o banco quebrar você fica a ver navios.
[quote=jprogrammer]Uma das poucas coisas que vale a pena em CLT são as férias remuneradas.
Mas lembrando que quando você sai de férias, no outro mês você não recebe nada.[/quote]
Onde que em CLT não recebe nada? Quando você sai de férias você recebe o salário normalmente + 1/3 de bônus, quando você volta você recebe salário normalmente.
Eu hoje trabalho como clt e, por enquanto, ou seja, enquanto não houver “peito” para encarar como pj vou ficar assim mesmo…
Mas pretendo contribuir para um plano de previdência privada e poder trabalhar como pj sim. Acho que deve ser mais legal vc poder trabalhar em casa, na rua, sei lá onde e andar no seu ritmo (lógico que existem prazos).
Eu, por exemplo, se pudesse iria dormir de dia e trabalhar de noite. Eu acho que meu trabalho é muito mais produtivo durante a noite. Ah, e com Winamp tocando…
Também não sei até quando teria “estômago” para ser pj… Dependendo das condições (já faladas aqui) deve ser legal sim… uma empresa trabalhar dessa maneira com confiança (leia-se contrato) deve ser legal.
Vamos ver no que vai dar… talvez a gente imagina umas condições e vem a vida e sugere outras… fazer planos talvez não seja a melhor maneira de se viver… Ficar tranquilo é a melhor maneira de se viver 8)
Eu prefiro PJ pois se ganha mais, CLT é pra cargo bunda em 90% dos casos e basta vc não ser tapado para ter ferias, dia parado remunerado, demais beneficios e por ai vai. Ser PJ só vale a pena a quem sabe negociar.
É que trabalhar como CLT e fazer bicos nao é uma atitude legal (legal entende-se estar dentro da lei), existemn empresas que sao tolerantes quanto a isso, existem outras que nao perdem tempo e dao uma JC pro profissional. Por isso é bom tomar cuidado, ja vi pessoas com muito tempo de casa ser mandado embora sem direito a nada por fazer isso.
O que tem de errado de eu tirar MEUS fins de semanas, minhas HORAS LIVRES para FAZER OUE EU QUISER, incluindo-se os referidos bicos??? Acho que cê tá pensando que eu tô falando de bicos dentro do trabalho, não é!!!
Eu pago a Previdência do Banco do Brasil. Amigo, se o Banco do Basil quebrar, reza muito, porque Lucifer já estará te puxando pelo pescoço e o Brasil já estaria todo em chamas.
Mas, melhor que uma previdência é colocar seu dinheiro num fundo. Rende mais e tem menos taxação em cima do montante.