Qual vínculos os profissionais de TI preferem?

[quote=renato3110]Cara !!! Eu não tô entendendo???

O que tem de errado de eu tirar MEUS fins de semanas, minhas HORAS LIVRES para FAZER OUE EU QUISER, incluindo-se os referidos bicos??? Acho que cê tá pensando que eu tô falando de bicos dentro do trabalho, não é!!![/quote]

Pergunta pra quem fez a lei, ou para um advogado, mas nao para mim. Eu so alertei.
O que tem de errado é que tu tendo CLT teu trabalho é de propriedade exclusiva da empresa, ou tu acha que recebe o descanso remunerado nos finais de semana porque? Pra ficar fazendo bico? Obvio que nao neh.

Eu entendi que tipo de bico tu quiz dizer, tu que nao entendeu ainda como funciona o vinculo com CLT. :roll:

Mas é bom cara, da uma olhada pra nao ter problemas.

]['s

Veja o código:

trabalho += bicos
atividade =  trabalho

O correto:

atividade = trabalho + bicos

Acho que a empresa não é dona da minha vida, o que eu faço fora do horário de trabalho é da minha conta!!!

PS: eu não trabalho com programação!!!

Ta na hora de comecar a ler mais as coisas antes de sair assinado qualquer documento.

Achar eu tambem, acho mas isso nao conta muito

:mrgreen:

E o que que tem? Que eu saiba nao existe uma CLT so pra programadores, sao todas iguais.

Ps.: Renato, eu nao to querendo dizer que tu nao pode fazer bicos, faco o que quizer da tua vida, só te dei uma dica para tomar cuidado.

]['s

[quote=fabgp2001][quote=renato3110]Cara !!! Eu não tô entendendo???

O que tem de errado de eu tirar MEUS fins de semanas, minhas HORAS LIVRES para FAZER OUE EU QUISER, incluindo-se os referidos bicos??? Acho que cê tá pensando que eu tô falando de bicos dentro do trabalho, não é!!![/quote]

Pergunta pra quem fez a lei, ou para um advogado, mas nao para mim. Eu so alertei.
O que tem de errado é que tu tendo CLT teu trabalho é de propriedade exclusiva da empresa, ou tu acha que recebe o descanso remunerado nos finais de semana porque? Pra ficar fazendo bico? Obvio que nao neh.

Eu entendi que tipo de bico tu quiz dizer, tu que nao entendeu ainda como funciona o vinculo com CLT. :roll:

Mas é bom cara, da uma olhada pra nao ter problemas.

]['s[/quote]

Acho que não é bem assim…

CLT:

Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:
(...)
c)  negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço;
(...)

A negociação diz respeito aos atos de comércio praticados pelo empregado, sem permissão do empregador e com habitualidade. O empregado poderá ter outro emprego, fazer pequenos bicos ou até mesmo ser empregador.
Fonte: http://www.dape.com.br/materias/trabalho.htm

Eu pago a Previdência do Banco do Brasil. Amigo, se o Banco do Basil quebrar, reza muito, porque Lucifer já estará te puxando pelo pescoço e o Brasil já estaria todo em chamas.

Mas, melhor que uma previdência é colocar seu dinheiro num fundo. Rende mais e tem menos taxação em cima do montante.[/quote]
Isso ae, também tanho previdencia privada no BB, e é altamente recomendado.

O melhor é tu ter uma previdencia privada com um valor pequeno, e aplicar um valor maior em um fundo, ai tu garante pelos dois lados. No BB tem um fundo de dividendos com rendimento bem bom.

Eu também acho muito mais confiável uma previdência privada do que que a pública, invisto em dois fundos iguais, um para usar como previdência e outro como investimento(ambos são VGBL).
A questão é também não querer investir em qualquer instituiçãozinha meia-boca.
Os meus são do Bradesco, e acho beeeeeeem difícil, pra não dizer impossível, tendo em vista a quantidade de ações, bens, e etc que ele possui.

[quote=Rafael Nunes]Eu também acho muito mais confiável uma previdência privada do que que a pública, invisto em dois fundos iguais, um para usar como previdência e outro como investimento(ambos são VGBL).
A questão é também não querer investir em qualquer instituiçãozinha meia-boca.
Os meus são do Bradesco, e acho beeeeeeem difícil, pra não dizer impossível, tendo em vista a quantidade de ações, bens, e etc que ele possui.[/quote]
Quando eu me aposentar, nem quero que o governo saiba que eu existo :slight_smile:

Apenas ressaltando, o empregado pode fazer o que ele quiser, trabalhar como CLT e ser PJ, ter 2 empregos como CLT e outras situações… mas p/ tudo isso ele tem que seguir a lei (como dito acima, atos de comércio, tempo de descanso entre os serviços… ). Se estiver dentro das exigências, sem problemas!

:wink:

Poxa Fábio vamos ser mais específicos. O que exatamente eu não posso fazer?

Li meu contrato e ele não falava nada de me proibir de fazer algo.

Eu só quero entender.

Cara eu tambem nao sei, sei que em certos casos isso pode dar problema. Só dei o toque pra tu abrir os olhos antes.

Como o amigo colocou uma parte ali, acho que da constituição, isso vai de interpretacao, eu nao manjo nada disso sinceramente.

A dica que eu deixo é que antes de fazer qualquer coisa tome as devidas providencias, seja se informando bem ou qualquer uma outra, antes que de problema.

Leu a constituição? É la que ta o “contrato” de um CLT. :mrgreen:

Eu tambem nao manjo disso, só que ja vi uma pessoa ser demintida por justa causa justamente por fazer trabalhos paralelos.

]['s

Renato, quer um exemplo bem simples de JC nos moldes que o Fabio falou?

Você tem empresa, vc era PJ por exemplo, participa e ganha uma licitação que o seu empregador também participou.

Rafael, quando falamos de previdencia, é um investimento de uns 30 anos. Quantas empresa muito maiores e estaveis que o Bradesco quebraram nos últimos 30 anos? Dificilmente vai quebrar amanha, ano que vem ou mesmo nessa década, mas daqui 30 anos?

O investimento mais seguro, aquele que sobrevive aos piores infernos economicos, são os títulos públicos… De economias fortes, senão, por exemplo, pode perder mais da metade do valor como esta acontecendo com os títulos argentinos em default.

Louds,
Nos últimos 50 anos, dos bancos Itau, Bradesco, Caixa, BB, etc. Qual teve déficit?
E mesmo considerando a possibilidade da instituição falir, como o Banco Santos, isso não acontece da noite pro dia, é algo gradual. Se por exemplo o Bradesco apresenta déficit por uns 3/4 anos consecutivos, já é uma sinal pra você pegar seu investimento e partir pra outra.

http://www.google.com.br/search?q=lucro+bradesco

Isso serve para Itaú também. Assumo que também pro BB.

Itaú teve lucro histórico de 3,776 bilhões de reais em 2004
(http://br.news.yahoo.com/050222/40/rwzk.html)

Louds e Fábio, agora tô entendendo um pouco, realmente nunca parei para pensar nisso. MAs resumindo só ganha JC se for danoso ao seu empregador.

Mas esse não é o meu caso!!! A atividade-fim da empresa onde trabalho não tem nada a ver com informática, e eu nem mexo com programação aqui no setor de informática!!

[quote=renato3110]Louds e Fábio, agora tô entendendo um pouco, realmente nunca parei para pensar nisso. MAs resumindo só ganha JC se for danoso ao seu empregador.

Mas esse não é o meu caso!!! A atividade-fim da empresa onde trabalho não tem nada a ver com informática, e eu nem mexo com programação aqui no setor de informática!!

[/quote]

É isso ai Renato.

Agora pensa mais um pouco, tu pega esse bico que nao tem nada haver com a atividade-fim da tua empresa. Mas vamos supor que tu te aperta pra fazer o bico e precisa “esticar” um pouco a noite, trabalhando até a madrugada. Passa 1, 2, 3 dias e tu comeca a ficar cansado, acaba nao rendendo tanto no teu trabalho diario. Isso no final das contas esta sendo prejudicial para a empresa que te paga, e pode tambem ser considerado como direito a JC. Tu pode até pensar, ué mas no meu horario livre eu faco o que quizer. Sim, faz, mas a empresa te paga por descançar entao ela tem direito de cobrar isso.
Obvio nao é tao simples, eles teriam que provar, etc, etc, etc. Mas é bom ficar ligado onde que o problema pode acontecer.

]['s

Quem daqui nunca fez um freelance ou trabalho extra em casa de madrugada e finais de semana, levante a mão!

Sim Fábio mas isso que tu ta falando nao tem nada a ver. A empresa vai dar um pé na bunda porque o cara não rendeu, não importa o motivo. Não importa se estava num bico de Java, ou se drogando, ou na guerra do Iraque, ou em Marte etc etc etc…

Ae, por falar nessas coisas. O que vocÊs acham da situação seguinte: Eu trabalho numa empresa de programação. EEEUUU invento uma coisa qualquer que é muito legal e encaixa certinho naquele buraco do projeto da empresa, que por sinal é o controlador de um acelerador de partículas. Aí eu uso o MEU código, mas aquivo vai virar propriedade da empresa não é??

Eu não gostaria nada de trabalhar assim. Suas idéias sendo apropriadas pela empresa. Você não pode pensar porque uma vez que você fez isso dentro da empresa, você não tem mais controle sobre essa idéia!!Tipo usar o Vomiter num projeto e ser demitido por ele ser free software!!!

Claro neh, mas nem sempre ela pode dar um JC, e pode ter certeza em muitas empresas se ela puder fazer isso ela irá fazer.

Sobre a pergunta do Daniel, eu quando era clt sempre fazia, mas uma vez fui advertido pelo meu chefe, por que cheguei varios dias depois do horario. :oops:

Hoje nao faco mais freela, ja que quem presta servico é a minha empresa e nao a minha pessoa. :lol:

]['s

Pessoal, com eu faço para ser PJ? Pelo o que vocês falam parece ser mais fácil que fritar ovo…