Está mais que claro que na nossa área quem se destaca é aquele que vai além(como em tudo na vida), dedica seus tempos aos estudos e leituras de bons livros.
Percebi que uma das grandes características de um bom desenvolvedor / arquiteto é seu gosto pelas leituras e sua capacidade autodidata.
Aí ficam algumas questões:
1 - Você lê seus livros técnicos de cabo a rabo ou não? Qual é a melhor forma?
2 - Você lê todos os dias? Tem uma proposta para isso?
3 - Você assimila suas leituras? Senão, como melhorar a absorção?
4 - Você lê um livro por vez ou mais?
5 - Qual a média de livros por mês?
Atualmente eu leio 2/3 livros técnicos por mês, uma média de 40 página por dia. O que sinto é que muitos livros técnicos não são para serem lidos de cabo a rabo, isso demanda esforço e nem sempre é eficaz.
Como você improvisa a qualidade de suas leituras e estudos?
1 - Você lê seus livros técnicos de cabo a rabo ou não? Qual é a melhor forma? Geralmente sim depende do objetivo, tem livro que importa somente uma parte especifica
2 - Você lê todos os dias? Tem uma proposta para isso? Todos, sim.
3 - Você assimila suas leituras? Senão, como melhorar a absorção? Sim, caso permaneça alguma duvida procuro textos complementares na web
4 - Você lê um livro por vez ou mais? 1 livro por vez, porem tambem leio apostilas/tutos … etc
5 - Qual a média de livros por mês? Tambem estou nos 2/3
Tem gente que consegue ler em qualquer lugar ou momento, eu leio diariamente no bus, 30 minutos na vinda e mais 30 na volta. Tambem leio em casa após as 22 horas, patroa e criaças já dormindo.
Média de leitura entre 25~30 paginas/Dia.
Sabado,domingo e feriados dou uma maneirada … dou mais atenção a familia(esposa,2 filhos(em fevereiro mais uma :lol: ).
Frantic_Avenger
Aqui no RJ no horário e trajetos que pego é praticemente impossível, metrô do jeito que vc entra vc fica não há como ler pois não tem como se mover e o ônibus vai em pé, ando com a mochila na mão (para não atrapalhar os demais) e a outra mão uso para me segurar, ou seja a leitura é impraticável.
Quando se estuda para a faculdade é meio complicado ler o que você quer, atualmente estou lendo o livro Sistemas Operacionais Modernos - 3ª Ed. 2010 / Tanenbaum, Andrew S. e é um livro que pretendo ler todo, se tiver paciência, mas é algo muito difícil que aconteça. Pretendo ler nas minhas férias o Livro Use a Cabeça Java, Universidade H4CK3R e Shell Script Profissional (Aurélio Marinho Jargas). Respondendo as perguntas:
1- Nunca li nenhum até o final, mas planejo que isso aconteça. Leio partes que necessito para o trabalho e/ou faculdade.
2- Leio quando preciso de algo específico para algum projeto ou prova devido a falta de tempo.
3- As vezes não assimilo o que leio por isso estudo ao lado do meu computador para consultas onde vejo algo na prática ou de uma forma mais clara para mim.
4- Estou lendo dois, um para a faculdade e um para o trabalho.
5- Depende do tempo e da necessidade, se me deixarem largado não leio nada ou somente um, mas vou correr atrás do prejuízo.
Flw.
perdeu
1 - Você lê seus livros técnicos de cabo a rabo ou não? Qual é a melhor forma? Se livro tutorial tem q ler td ou quase td e tem aqueles livros que são mais pra referencia por exemplo: banco de dados do date. ai vai lendo os capitulos q interessam
2 - Você lê todos os dias? Tem uma proposta para isso? Sim mais ultimamente não são livro tecnicos rs
3 - Você assimila suas leituras? Senão, como melhorar a absorção? nem sempre, algumas vezes tem q praticar/errar rs ou pesquisar algo mais na net.
4 - Você lê um livro por vez ou mais? as vezes 2
5 - Qual a média de livros por mês? de 1 a 2
Andre_Rosa
Sim, quando leio um livro técnico, leia ele de cabo-a-rabo.
Leio sim, mas nem sempre são livros técnicos ou sobre informática.
Quando lendo livros técnicos, sempre coloco em prática, para um melhor aprendizado.
Um por vez, apenas.
Depende do tamanho. Uns 2 ou 3.
rmendes08
R: Nem sempre. Se um capítulo fica tedioso demais eu pulo, e volto depois;
R: Não, e nem tenho proposta. Tenho preferido dormir bem para ser mais produtivo durante o dia.
R: Sim, justamente porque leio de pouco em pouco, algo de 10 a 20 páginas por sessão de estudo. Gosto de anotar, desenhar e codar o que eu estou estudando.
R: Mais de um por vez.
R: Menos de 1.
lucasmurata
Essa área é meio complicada, agente quer aprender monte de coisa legal.
Por exemplo, fiz uma planilha com planos de leituras, dividindo em tópicos que eu gosto: Ágile Development, Java, Ruby on Rails, SOA e Javascript, deu mais ou menos 55 livros.
Acho que nessa área agente nunca vai estar satisfeito com o conhecimento.
Essa questão levantada pelo rmendes08 é importante. Muitas vezes me peguei estudando cansado, com sono, mal alimentado, etc. Isso prejudica o aprendizagem e a qualidade de estudo.